quinta-feira, 14 de abril de 2022

DESNAZIFICAÇÃO DA UCRÂNIA CONTINUA. CONTRA NATO, EUA, UNIÃO EUROPEIA

Autarquia de Mariupol teme que número de mortos possa chegar aos 35 mil nos próximos dias. "A morte está em toda a parte"

No 50º dia de guerra, o ministério da Defesa ucraniano diz que a Rússia está a mobilizar 70 mil pessoas para a região de Donetsk e que as forças de Kiev travaram oito ataques russos em Donbass. Moscovo confirma que cruzador de mísseis no mar Negro ficou "gravemente danificado".

Resumo do dia no Diário de Notícias, por Susete Henriques / Lusa

Rússia faz novo aviso sobre uma possível adesão da Finlândia e Suécia à NATO

Dmitry Medvedev, ex-presidente e antigo primeiro-ministro russo afirmou, esta quinta-feira, que caso a Suécia e a Finlândia optem pela adesão à NATO, a Rússia terá de fortalecer as suas forças terrestres, navais e aéreas no Mar Báltico para restaurar o equilíbrio militar, avança a Reuters.

Vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Medvedev referiu que com a adesão destes dois países à Aliança Atlântica já não se pode falar de um Báltico "livre de armas nucleares".

"O equilíbrio deve ser restaurado", considerou Medvedev.

Uma possível adesão da Suécia e Finlândia à NATO irá significar que a Rússia "terá mais adversários registados oficialmente" e "tomará medidas" na região, disse ainda Medvedev, citado pela Sky News.

De referir que a primeira-ministra da Finlância, Sanna Marin, disse na quarta-feira que a decisão de avançar com um processo de adesão à NATO será tomada "dentro de semanas".

Mariupol. Autarquia teme que número de mortos possa chegar aos 35 mil nos próximos dias. "A morte está em toda a parte"

A autarquia de Mariupol repetiu esta quinta-feira que cerca de 20.000 civis já morreram nos ataques russos à cidade portuária, adiantando temer que o número de vítimas mortais possa chegar a 35.000 nos próximos dias.

"Há quatro dias demos um número otimista de 10.000 mortos. Com o aumento da intensidade dos combates, é preciso dizer que, mesmo que o cerco terminasse agora, o número de mortos seria em torno de 20.000", disse o assessor do autarca da cidade, Petro Andryushchenko, a meios de comunicação locais.

O responsável acrescentou que, se os combates continuarem com a mesma intensidade, o número de vítimas mortais civis poderá chegar a 35.000.

"Os corpos estão a ser enterrados em todos os lugares: nos quintais e nas ruas", afirmou Andryushchenko.

"Devido à intensidade dos bombardeamentos, as pessoas não podem sequer sair para enterrar os seus entes queridos. Os serviços municipais não funcionam, o cemitério está localizado num território controlado pelo exército russo. A morte está em toda a parte, é visível", acrescentou o assessor.

Ucrânia prevê abrir nove corredores humanitários

A vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk, informa que para esta quinta-feira estão previstos nove corredores humanitários para retirar civis em segurança de cidades em zonas de conflito.

Nas rotas estabelecidas para hoje, inclui-se a cidade portuária de Mariupol, cercada pelas tropas russas há várias semanas e sem acesso a bens essenciais.

Está prevista uma rota de Mariupol, Berdyansk, Tokmak e Energodar para Zaporozhye com recurso a "transporte próprio", refere Iryna Vereshchuk.

Sem comentários:

Mais lidas da semana