domingo, 10 de abril de 2022

Marine Le Pen ou Emmanuele Mácron? Em 24 de Abril é que vamos saber

# Traduzido em português do Brasil

Eleições presidenciais em França

Nas eleições de hoje, primeiro turno, Macron tem somente uma ligeira vantagem sobre a votação de Marine Le Pen, cerca de 5 por cento. Em 24 de Abril realiza-se o segundo turno e continua a existir a possibilidade de Marine Le Pen superar a votação de Macron. Só então nesse dia, em conformidade com os resultados, os eleitores saberão se a Presidência de França muda ou não. 

Jean-Luc Mélenchon: "Não devemos dar uma única voz à senhora Le Pen"

O candidato de La France insoumise, Jean-Luc Mélenchon, que obteve 20,3% dos votos, segundo as últimas estimativas, tomou a palavra. “Uma nova página de combate se abre. Você vai abordá-lo, vamos abordá-lo com orgulho no trabalho realizado” , começa por declarar Jean-Luc Mélenchon, qualificando a situação como um “Estado de emergência política”. Ele persegue:

“A imagem diante de você é como foi planejada, não por nós, mas pelas instituições da Quinta  República. Conheço sua raiva, não deixe que ela o leve a cometer erros irreparáveis. Enquanto a vida continua, a luta continua, e é meu dever dizer-lhe, como o mais velho, que a única tarefa que temos a nos dar é aquela cumprida pelo mito de Sísifo: a pedra caiu no fundo da ravina, então vamos subindo! »

"Não devemos dar voz à Sra.  Le Pen" , exortou várias vezes, anunciando que seus 300.000 apoiadores seriam solicitados durante uma votação para decidir sobre as instruções de voto para o movimento da União Popular (abstenção ou voto para Emmanuel Macron, como em 2017). “Então, claro, o mais novo vai me dizer lá, ainda não chegamos lá. Não é longe, hein! Faça melhor, obrigado” , conclui, no que parece ser uma passagem de poder – Mélenchon havia anunciado que esta era sua última candidatura à eleição presidencial.

Eric Zemmour pede voto em Marine Le Pen e reconhece "erros"

Em seu primeiro discurso após o anúncio dos resultados, o ex-colunista do CNews anunciou que convocou "[seus] eleitores a votarem em Marine Le Pen" apesar das "desentendimentos" que teve com ela durante esta campanha. “Mas enfrentando Marine Le Pen está um homem que trouxe dois milhões de imigrantes, que não disse uma palavra sobre segurança ou imigração em sua campanha. Não vou me enganar em adversário ”, disse.

No início do seu discurso, o Sr. Zemmour também afirmou que “continuará a defender a França e as nossas ideias. Tenho certeza que venceremos em breve. “  O facto de terem sido 2 milhões para apoiar um homem que começou do nada, que não era político, mostra que a minha mensagem foi ouvida”, continuou, reconhecendo contudo “erros” , ao mesmo tempo que obteve 7% dos votos, segundo estimativas da Ipsos-Sopra Steria para France Télévisions, Radio France, France 24-RFI-MCD, Public Sénat-LCP National Assembly e "Le Parisien-Aujourd'hui en France" .

“Não consegui convencer compatriotas suficientes. A história dirá por que quando os franceses concordam principalmente com nossas idéias , disse o Sr. Zemmour. Talvez por causa dessa campanha, do tratamento que recebemos, e talvez por culpa minha. » « Cometi erros, aceito todos. Assumo total responsabilidade ”, disse também. Segundo ele, “nossas ideias valem muito mais do que nossa pontuação hoje” .

Para Marine Le Pen, "o que vai acontecer no dia 24 de abril é uma escolha da sociedade e até da civilização"

Trinta minutos após o anúncio dos resultados do primeiro turno, Marine Le Pen conversou com seus ativistas em Paris. "O povo francês falou e me dá a honra de ser qualificado contra o presidente cessante" , começou ela, quando obteve 23,60% dos votos segundo estimativas da Ipsos-Sopra. Steria para France Télévisions, Radio France, France 24-RFI -MCD, Assembleia Nacional Pública Sénat-LCP e Le Parisien-Aujourd'hui na França .

“Vejo esperança lá, a esperança de que as forças de recuperação no país estejam aumentando. Em 24 de abril, será uma escolha fundamental entre duas visões opostas do país: ou divisão e desordem, ou a mobilização do povo francês em torno da justiça social garantida por um quadro fraterno ”, continuou ela. O candidato do RN considerou então que "todos aqueles que não votaram em Macron estão destinados a participar deste comício" . “O que vai acontecer no dia 24 de abril é uma escolha da sociedade e até da civilização” , lançou, prometendo que será “a presidente de todo o povo francês” , caso seja eleita.

"De seu voto depende o lugar em nossa sociedade que queremos dar às pessoas que enfrentam o poder do dinheiro ", continuou a Sra.  Le Pen. Do seu voto dependem as decisões políticas do próximo quinquênio, mas que comprometerão a França pelos próximos cinquenta anos. »

Le Monde 

Sem comentários:

Mais lidas da semana