sábado, 21 de maio de 2022

"PASSEATA" DE COSTA POR ENTRE A DESTRUIÇÃO DA GUERRA NA UCRÂNIA

DEPOIS ENCONTROU-SE COM VLADYMYR ZELENSKY

O Primeiro-ministro está na Ucrânia e começou o dia com uma visita à cidade de Irpin, onde os ucranianos travaram a progressão russa até Kiev, viu áreas residenciais destruídas e manifestou-se impressionado. Hoje tem encontro marcado com Zelensky.

Portugal tem tentado apoiar a Ucrânia das formas mais diversas

António Costa referiu que Portugal aguarda "com expetativa" a análise da Comissão Europeia sobre perspetivas de entrada da Ucrânia na UE e garantiu que, "independentemente do que venha a acontecer, disponibilizamos todo o apoio técnico".

Costa referiu que espera que a visita que o subchefe de gabinete de Zelensky vai fazer a Portugal seja o início desse trabalho conjunto

"Portugal tem tentado apoiar a Ucrânia das formas mais diversas".

Zelensky, "um líder que inspira o Mundo", diz Costa

António Costa começou a intervenção a referir que foi com "grande emoção" ter sido recebido por Zelensky, "um líder que inspira o Mundo e que nos tem dado a todos grande inspiração"

Zelensky agradece apoio de Portugal

O presidente ucraniano agredeu o apoio de Portugal à apioa desde o início da guerra. "Senti e falei sobre a proximidade entre os nossos povos", disse Zelensky no início da conferência de imprensa que aconteceu após o encontro com Costa.

"Portugal está a ajudar desde os primeiros dias de guerra. Estamos muito gratos", afirmou.

Zelensky defendeu ainda que a Ucrânia está a defender toda a Europa.

O presidente ucraniano referiu ainda que falou com Costa sobre a integração na União Europeia. "Sabemos que Portugal apoia a Ucrânia na UE".

Reino Unido propõe armar Moldova perante agressão russa

A ministra britânica dos Negócios Estrangeiros, Liz Truss, pretende equipar a Moldova com armamento moderno "do padrão da NATO [Organização do Tratado do Atlântico Norte] face a um possível ataque da Rússia".

Citando uma entrevista publicada hoje no 'The Daily Telégrafo', a agência EFE refere que Truss indicou que essa intenção está a ser analisada dentro da Aliança Atlântica, para que, se forem aceites, os países membros possam fornecer armas de defesa àquela ex-república soviética.

"Gostaria de ver a Moldova equipada segundo os padrões da NATO. É uma conversação que estamos a ter com os nossos aliados", afirmou a ministra.

Lusa

Forças russas dizem ter destruído "grande carregamento" de armas ocidentais

As forças militares russas anunciaram hoje ter destruído hoje um "grande carregamento" de armas e equipamento militar fornecido pelos Estado Unidos e países europeus à Ucrânia, adianta a AFP.

"Os mísseis Kalibr de alta precisão de longo alcance lançados do mar destruíram um grande carregamento de armas e equipamento militar fornecido pelos Estados Unidos e países europeus perto da estação ferroviária de Malin, na região de Zhytomyr", anunciou o ministro da Defesa russo, em conferência de imprensa, citado pela agência de notícias francesa.

Lusa


Costa "impressionado com a brutalidade do que aconteceu com as populações civis"

Uma secretária do Conselho Municipal de Irpin disse a António Costa que, dos 100 mil habitantes, apenas 25 mil regressaram à cidade. Destes, cinco mil nunca a abandonaram, apesar da elevada destruição de infraestruturas.

Depois de escutar relatos sobre o que aconteceu na cidade durante a fase mais intensa de guerra, António Costa afirmou: "Estou impressionado com a brutalidade do que aconteceu com as populações civis".

"Sabemos que a guerra é sempre dramática, mas a guerra tem regras. Aqui, já não estamos a falar de uma guerra normal, mas de atos verdadeiramente criminosos", declarou António Costa.

A intervenção russa em Irpin, prosseguiu, "visou a pura destruição da vida das pessoas".

Zelensky considera que só a diplomacia poderá acabar com a guerra

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, considerou hoje que só a diplomacia conseguirá pôr fim à guerra na Ucrânia, numa altura em que as negociações entre Moscovo e Kiev estão num impasse.

"O fim [do conflito] será diplomático", declarou Zelensky, numa entrevista a um canal de televisão ucraniano.

De acordo com o chefe de Estado ucraniano, a guerra "será sangrenta, continuarão os combates, mas só acabará definitivamente pela via diplomática".

Lusa

Gazprom anuncia suspensão do fornecimento de gás à Finlândia

A empresa russa Gazprom anunciou hoje a suspensão do fornecimento de gás à Finlândia, justificando-a com a recusa de Helsinquia em pagar em rublos.

A Gazprom não recebeu pagamentos em rublos da companhia energética pública finlandesa Gasum até à data limite de 20 de maio e "parou completamente os seus fornecimentos de gás", afirmou o gigante de gás russo em comunicado.

Antes, a companhia finlandesa Gasum tinha revelado que a gigante russa do gás lhe cortara o fornecimento, tal como anunciado na sexta-feira, por não satisfazer a exigência de pagar em rublos.

Esta suspensão acontece numa altura em que a Finlândia já formalizou o pedido de adesão à NATO, na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro.

Lusa

"É absolutamente devastador"

"A crueldade do ataque é absolutamente devastadora. Acho que é sobretudo a brutalidade do que aconteceu sobre a população civil. São ataques que visam apenas a destruição da vida das pessoas", disse António Costa.

Questionado quanto à investigação dos crimes de guerra, o Primeiro-Ministro disse que é fundamental que prossiga e que os crimes de guerra sejam apurados. "A guerra também tem regras e os responsáveis têm de ser punidos judicialmente".

"É um preço muito elevado essa defesa que fizeram da capital", diz Costa

António Costa recebeu uma explicação sobre a situação da cidade de Irpin, que foi bastante afetada pelos ataques russos.

70% da cidade foi destruída e cerca de 370 civis terão morrido em Irpin.

"É um preço muito elevado essa defesa que fizeram da capital", disse o Primeiro-Ministro.

Primeiro-ministro já está em Irpin

António Costa está na cidade de Irpin, "uma das zonas mais atingidas pela guerra", como referiu.

Junto a edifícios destruídos pelas forças russas, António Costa inteirou-se das perdas e das condições de vida naquela zona.

"É com emoção e respeito que aqui venho, em sinal de solidariedade para com este País e este Povo", diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, assinalou hoje a chegada a Kiev com uma mensagem na rede social Twiter em que expressa a sua solidariedade à Ucrânia "perante a barbára agressão russa".

"Acabei de chegar a Kiev, respondendo ao convite feito pelo meu homólogo ucraniano. É com emoção e respeito que aqui venho, em sinal de solidariedade para com este País e este Povo, perante a bárbara agressão russa.Portugal apoia a Ucrânia", escreveu António Costa no Twitter numa mensagem em português e inglês acompanhada por uma foto da sua chegada no comboio.

Lusa

Costa já está em Kiev

O primeiro-ministro, António Costa, chegou a Kiev de comboio, hoje, pelas 09:00 locais (07:00 em Lisboa), para uma visita de um dia à Ucrânia, que inclui anda esta manhã uma reunião com o Presidente da República ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Numa longa viagem, feita em diversos meios de transporte, António Costa saiu de Varsóvia ao fim da tarde, às 18:00 de Lisboa, e aterrou 35 minutos depois na Base Aérea de Rseszow.

Depois, o líder do executivo português, que está acompanhado pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, e pelo embaixador de Portugal na Ucrânia, António Alves Machado, seguiu de carro para Prezemysl, na fronteira entre a Polónia e a Ucrânia, onde jantou.

Na estação ferroviária de Prezemyls, apanhou então um comboio noturno para Kiev, tendo partido às 21:30 de Lisboa, menos duas horas do que na Ucrânia.

Lusa

Sofia Fonseca, Pedro Cruz | Diário de Notícias | Lusa | Twitter

Sem comentários:

Mais lidas da semana