quarta-feira, 4 de maio de 2022

Portugal | MAKSYM TARKIVSKYY É NAZI E ESPERA A ILEGALIZAÇÃO DO PCP?


"Não entramos numa caça às bruxas."Costa defende que ilegalização do PCP "é inconcebível"

Costa diz que o Governo tem uma posição clara de apoio à Ucrânia, mas Portugal "não vive num clima de caça às bruxas".

PCP pediu "um posicionamento" dos órgãos de soberania, depois de o presidente da Associação de Refugiados Ucranianos ter afirmado que os comunistas estão a apoiar a guerra, e António Costa foi claro. Para o primeiro-ministro, "é inconcebível" afirmar que os comunistas são um partido "antidemocrático", num país onde há espaço para todas as opiniões.

No sábado, o presidente da associação Refugiados Ucranianos, Maksym Tarkivskyy, disse à agência Lusa não perceber "como é que Portugal, um país democrático, continua a ter um partido como o PCP": "É um partido que está, basicamente, neste momento, a apoiar a guerra".

Questionado sobre o pedido dos comunistas, que emitiram um comunicado na terça-feira, António Costa lembrou que o Governo tem uma posição clara de apoio à Ucrânia, mas Portugal "não vive um clima de caça às bruxas".

"Não entramos, em Portugal, num clima de caça às bruxas e respeitamos o pluralismo que resulta da vontade livre dos cidadãos portugueses. Creio que é claro para todos a profunda divergência em relação ao PCP, mas da divergência política passar para ilegalização do PCP é algo inconcebível num Estado de direito democrático", disse Costa.

O primeiro-ministro acrescentou que os comunistas têm uma posição diametralmente oposta da nossa", mas "faz parte da democracia que os partidos políticos tenham liberdade de fixar as suas próprias posições".

Francisco Nascimento | TSF | Imagem: © Manuel de Almeida/EPA

Sem comentários:

Mais lidas da semana