sexta-feira, 1 de julho de 2022

MARES DE GUERRA E MAR DE PAZ

APONTAMENTO A 29 DE JUNHO DE 2022, UM DIA DE CONTRASTES

Martinho Júnior, Luanda

No mesmo dia que em Madrid se iniciou a cúpula da NATO dilatada, cínica, arrogante e inescrupulosa nos seus limites leste europeus, marcada pelo vínculo da sua força-tarefa ukronazi mobilizada para a agressão de há 8 anos a esta parte em função do golpe Euro Maidan, na capital do Turquemenistão, Ashgabade, realizou-se a VIª Cimeira dos Países limítrofes ao Mar Cáspio, garante de paz e prosperidade a ocidente da Ásia Central e vectora das Novas Rotas da Seda para dentro da Ásia Central e Médio Oriente Alargado, em direcção ao Índico, Cáucaso, Mediterrâneo Oriental e Mar Negro.

O contraste é por demais evidente: 

. Na Cimeira da NATO para além da depressiva evolução da situação na Ucrânia, a ordem do dia entre ouras coisas marcou o anúncio do aumento de efectivos “ultramarinos” estado-unidenses estacionados na Europa, as sonoras declarações de unidade em torno da provocadora Lituânia enquanto peão na implementação do isolamento de Kaliningrado e a inclusão das até então neutras Suécia e Finlândia, após as conversações com a Turquia, garantindo que em seus territórios será feita a neutralização do PKK, o Partido dos Trabalhadores da Turquia, que galvaniza a rebelião curda;

. Na Cimeira de Ashgabade, os cinco componentes que regem processos comuns de actividades no Cáspio e no seu entorno (Cazaquistão, Turquemenistão, Irão, Azerbeijão e Rússia), na sua VIª Cúpula vão aprofundar os relacionamentos de toda a ordem inerentes à Nova Rota da Seda, bilateral e multilateralmente e garantir ainda mais a segurança de toda essa vasta região e suas circundantes, ainda sob o efeito traumático de 20 anos de presença dos Estados Unidos e da NATO no Afeganistão, que deixou um rasto de miséria, degradação, morte e fome.

A leste a multilateralidade assumida garante a paz, a segurança, a cooperação e a construção dum futuro melhor em torno do Mar Cáspio e a oeste o Pentágono e a NATO que duma forma geral garantem a agressão, o ódio, a exclusão, as tensões e os conflitos em torno dos Mares Negro, Báltico e na porta ocidental do Ártico, assim como em todas as regiões que lhes são periféricas!

A oeste não chega o facto da União Europeia ter apressadamente entrado, segundo a Reuters, a dirimir a questão de acesso terrestre a Kaliningrado de forma a anular a decisão, nem a declaração de Putin considerando que a entrada da Suécia e da Finlândia na NATO, sem que isso a leve a colocar efectivos de outros componentes em seus territórios, fizesse diferença para a Rússia…

Kaliningrado no Báltico, como a Crimeia no Mar Negro, estão defendidas com sistemas de mísseis, alguns deles podendo utilizar cargas nucleares…

As “presstitudes” conformadas ao zombi-híbrido UE/NATO foram entretanto um mimo, no que divulgaram e no que silenciaram, neste dia, embora de certo modo começando a retificar a 30 de Julho: 

. A leste dos Cárpatos, ossatura montanhosa na raiz a norte dos Balcãs, a crispação sangrenta da Ucrânia acompanhando a verborreia dos tambores de guerra da NATO em Madrid teve especial audiência mobilizadora;

. Para lá dos Urais o mundo parecia não existir e como tal poucas palavras “em directo” sobre a VIª Cúpula multilateral dos estados com acesso ao Mar Cáspio…

Em nome dos 30 países membros da NATO, ideologicamente rebocados pelos ukronazis num exercício de choque da hegemonia unipolar que nada, radicalmente nada, tem a ver com “democracia”, esconde-se que ao se renunciar ao diálogo permanente entre nações, estados e povos conforme à Carta das Nações Unidas, renuncia-se à busca de consensos com mais de 300 etnias e nacionalidades que compõem o imenso espaço físico-geográfico da Federação Russa e impede-se a construção de capacidades para uma segurança vital comum de que a humanidade e sobretudo a Ásia-Europa e o mundo estão tão carentes!

Em torno do Cáspio e sobre a mesa discutiram-se assuntos como a paz, a estabilidade, a segurança, a cooperação económica, o comércio, os transportes, as questões que se prendem ao meio ambiente, o turismo e o diálogo humanitário…

No Mar Negro, a Rússia decidiu entretanto fazer sair o efectivo que ocupava a Ilha das Serpentes, alegadamente como um “gesto de boa vontade” a fim de retirar à Ucrânia o argumento que a partir dessa posição estaria a impedir o movimento de navios transportadores de grão, saindo e entrando de Odessa, o que não quer dizer que deixe os ulronazis ocuparem a ilhota…

Que contraste entre os Mares da guerra e o Mar da paz!

Círculo 4F, Martinho Júnior, 30 de Junho de 2022

Imagens:

. 01Zelensky demands $5 billion from NATO, cites security in Europe – Failing to help Ukraine would result in a “delayed” war between Russia and the West, he claimed – Ukrainian President Volodymyr Zelensky has urged the US-led NATO bloc to ramp up support of his country amid the ongoing conflict with Russia, claiming that Kiev’s defeat would result in a “delayed” war between Moscow and the whole West. Zelensky made the remarks as he addressed the NATO summit in Madrid via a video link on Wednesday. – “It’s either urgent aid to Ukraine sufficient for victory, or a delayed war between Russia and you,” Zelensky told NATO leaders. – https://www.rt.com/russia/558071-zelensky-ukraine-nato-aid/;  

. 02The VI Caspian Summit opened in Ashgabat – The VI Caspian Summit opened in Ashgabat. The meeting of the heads of Turkmenistan, Azerbaijan, Kazakhstan, Iran and the Russian Federation is taking place at the Arkadag Hotel. It began with a meeting in a narrow format, which was opened by Serdar Berdimuhamedov. The leaders of the five countries will have to consider a wide range of topics today – from ensuring peace, stability and security in the Caspian region, trade and economic cooperation, transport cooperation to environmental issues, tourism and humanitarian dialogue – Orient Link: https://orient.tm/en/post/38535/vi-caspian-summit-opened-ashgabat 

Sem comentários:

Mais lidas da semana