segunda-feira, 29 de agosto de 2022

CENTRAL NUCLEAR DE ZAPOROZHYE SOB FOGO DE ARTILHARIA DE KIEV

O regime de Kiev continua as provocações, ameaçando o mundo com uma catástrofe nuclear na central nuclear de Zaporozhye.

#Traduzido em português do Brasil

Em 27 de agosto, foram registados dois ataques de unidades de artilharia das Forças Armadas da Ucrânia no território da central nuclear. De acordo com o Ministério da Defesa russo, um total de 9 projéteis foram disparados, 3 dos quais atingiram a área próxima ao Edifício Especial nº 2, onde o combustível nuclear fresco da TVEL e os resíduos radioativos sólidos são armazenados.

Como resultado do primeiro ataque, o oleoduto foi danificado por estilhaços. Como resultado do segundo ataque, um projétil caiu na área da 6ª unidade geradora, e outros cinco – em frente ao sexto bloco da estação de bombeamento, que fornece resfriamento deste reator.

O bombardeio da central nuclear pela artilharia ucraniana foi realizado de suas posições em Maryevka, na região de Dnipropetrovsk. A AFU usa equipamentos estrangeiros para ataques à planta, incluindo obuses M777 fabricados nos EUA. Durante a luta contra a bateria, as unidades AFU que dispararam contra o NPP foram suprimidas pelo fogo de retorno.

“Atualmente, uma equipe técnica em tempo integral monitora as condições técnicas da usina nuclear e garante sua operação. A situação de radiação na área da usina nuclear permanece normal”. diz o relatório do Ministério da Defesa russo.

Um dia antes, a APU disparou três vezes contra a central nuclear de Zaporozhye. Um total de 17 projéteis foram disparados, 4 dos quais atingiram o telhado do Edifício Especial nº 1, onde estão armazenados 168 conjuntos de combustível nuclear da US WestingHouse. Mais 10 projéteis explodiram a 30 metros da instalação de armazenamento a seco de combustível nuclear usado e mais 3 explodiram perto do Edifício Especial nº 2, que abriga a unidade de armazenamento de combustível nuclear fresco da TVEL e a instalação de armazenamento de resíduos radioativos sólidos.

Neste momento, a central nuclear funciona em modo normal, mas as autoridades da parte controlada pelos russos da região de Zaporozhye elaboraram um plano para evacuar a população em caso de acidentes na central nuclear, disse o chefe da administração civil-militar de a região. Desde 18 de julho, a central nuclear de Zaporozhye tem sido diariamente bombardeada pelas Forças Armadas ucranianas da margem direita do Dnieper.

A eletricidade da quinta e sexta unidades de energia da central nuclear de Zaporozhye é fornecida para os territórios controlados pela Rússia e pela Ucrânia.

“A quinta e sexta unidades de energia estão em operação. Eles não estão trabalhando em plena capacidade. A eletricidade é fornecida em ambos os lados do Dnieper”, declarou o chefe da administração local.

O regime de Kiev tenta ao máximo tirar a central nuclear de Zaporozhie de operação. As Forças Armadas da Ucrânia têm duas maneiras de atingir seu objetivo. O bombardeio visa destruir uma instalação de armazenamento de combustível nuclear ou uma instalação de armazenamento de resíduos nucleares para causar um desastre nuclear. Eles também estão tentando desativar os principais componentes da usina nuclear, como linhas de energia, grupos de baterias, geradores elétricos, estações de bombeamento, abastecimento de água e unidades do sistema de refrigeração da NPP. Tais danos podem causar processos reativos descontrolados e levar a um desastre que pode superar as catástrofes de Chernobyl e Fukushima. Lembre-se que a Usina Nuclear de Zaporozhye é a maior da Europa.

South Front

Sem comentários:

Mais lidas da semana