domingo, 18 de setembro de 2022

EUROPEUS DESCONFIAM DE NEGÓCIOS DA URSULA... É MESMO DE DESCONFIAR

Von der Leyen esconde informação sobre negócio milionário das vacinas da covid-19

Tribunal de Contas Europeu acusa Comissão de se recusar a divulgar pormenores sobre como foi negociado o maior contrato de vacinas da União Europeia.

A cada dia que passa, as negociações realizadas entre a Comissão Europeia e a Pfizer sobre o maior contrato de vacina covid-19 da União Europeia (UE) assemelham-se menos a um negócio normal e mais a uma história de contornos muito pouco claros.

O negócio parece ainda mais turvo após o Tribunal de Contas Europeu ter publicado, no dia 12 de Setembr, um relatório, acusando a Comissão de se recusar a revelar quaisquer detalhes do papel pessoal da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, nas conversações.

A instituição guardiã das contas da UE descobriu que a presidente da Comissão «deitou fora» o manual de regras em vigor, abrindo caminho para um contrato de até 1,8 mil milhões de doses de vacina contra o coronavírus a assinar em Maio de 2021.

Como nota o site Politico, para todos os outros acordos de vacinas firmados pela UE entre 2020 e 2021, uma equipa conjunta composta por funcionários da Comissão e representantes de sete países membros conduziu conversações exploratórias. O resultado foi então levado a um Comité Director da Vacina, composto por representantes de todos os 27 estados membros da UE, que o ratificou.

Mas este procedimento estabelecido não foi seguido no caso do maior contrato da UE, diz o Tribunal de Contas. Em vez disso, a própria von der Leyen conduziu as negociações preliminares para o contrato em Março, e apresentou os resultados ao Comité Director em Abril. Entretanto, uma reunião planeada de consultores científicos, organizada para discutir a estratégia de vacinas da UE para 2022, nunca teve lugar, escreve o tribunal.

Ao contrário das outras negociações contratuais, a Comissão recusou-se a fornecer registos das discussões com a Pfizer, quer sob a forma de actas, nomes de peritos consultados, termos acordados, ou outras provas. «Pedimos à Comissão que nos fornecesse informações sobre as negociações preliminares para este acordo», escrevem os autores do relatório. «No entanto, nenhuma foi apresentada».

Um auditor superior que ajudou a conduzir a investigação disse ao Politico que a recusa da Comissão em divulgar informações era altamente invulgar. «Isto quase nunca se verificou. Não é uma situação que nós no tribunal normalmente enfrentamos», disse o auditor, que pediu anonimato.

O relatório de auditoria levanta mais preocupações sobre as acções de von der Leyen. Já em Abril de 2021, o New York Times noticiou que o líder da UE tinha trocado mensagens de texto com Albert Bourla, o chefe executivo da Pfizer, no período que antecedeu o acordo. A relação aparentemente cúmplice entre dois dos principais decisores no negócio pareceu pouco normal na altura.

E, como o relatório assinala, a investigação do Provedor de Justiça Europeu sobre o assunto deparou-se com um muro de silêncio. Na altura, a Comissão afirmou que já não tinha as mensagens de texto registadas. Em resposta, o Provedor de Justiça, Emily O'Reilly, determinou que tinha havido má administração.

Um historial de negócios obscuros

Não é primeira vez que a presidente da Comissão se tem metido em problemas por causa de mensagens de texto «desaparecidas». Durante o seu tempo como ministra da Defesa alemã, um inquérito parlamentar sobre negócios bem pagos com consultores externos ouviu dizer que uma subordinada tinha apagado acidentalmente mensagens de texto do seu telefone oficial e que von der Leyen, por uma enorme coincidência, tinha ela própria apagado mensagens do seu próprio aparelho.

Também graças a isso, von der Leyen foi exonerada em 2020 pelo relatório final do inquérito, que constatou que oficiais militares superiores e funcionários do governo tinham cometido violações. No seu próprio testemunho para o inquérito, ela admitiu deficiências no tratamento dos acordos de consultoria por parte do Ministério, mas disse que as tinha abordado.

Aqui está em causa um negócio de 35 mil milhões de euros. A controvérsia gira em torno do terceiro contrato da Comissão para a vacina mRNA da BioNTech/Pfizer. Os dois contratos anteriores tinham garantido um total de até 600 milhões de doses. Mas este previa ir até às 1,8 mil milhões de doses, de longe o maior de todos os contratos assinados por Bruxelas. Previa a compra antecipada de 900 milhões de doses, com a opção de encomendar mais 900 milhões, para entrega em 2022 e 2023.

O contrato era significativo, tanto em termos de volume como de preço. De acordo com os detalhes vazados, as doses custaram 15,50 euros cada, no início, com o preço a subir, posteriormente, para 19,50 euros de acordo com o Financial Times, o que significa que o contrato teria um valor de cerca de 35 mil milhões de euros se fosse totalmente exercido. «É o maior contrato de vacinas da covid-19 assinado pela Comissão e dominará a carteira de vacinas da UE até ao final de 2023», observa o tribunal.

Apesar deste relatório, o tribunal não pode obrigar a Comissão a divulgar as informações em falta. Mas o Parlamento Europeu, através da sua comissão orçamental, pode expressar o seu descontentamento sobre o assunto.

No próximo mês, a Pfizer's Bourla está agendada para comparecer perante o painel sobre covid-19 do Parlamento Europeu. A presidente da comissão, a deputada socialista belga Kathleen van Brempt, disse, ao Politico, que também tenciona pedir ao tribunal que apresente as suas conclusões.

A falta de transparência, além disso, acrescenta mais combustível à percepção de que a UE está distante e no bolso das multinacionais.

«Basta olhar para a imagem: Tem um presidente da Comissão que faz pessoalmente um acordo com um CEO da Big Pharma e que mais tarde se recusa a divulgar os textos que conduzem a essa negociação», disse van Brempt, citada pelo site Politico.

Uma questão que se coloca aos eurodeputados, que têm vindo a clamar por uma maior transparência em torno das negociações de vacinas, é se os fabricantes de vacinas exerceram alguma pressão sobre os políticos para bloquear os apelos no sentido de alargar o acesso à propriedade intelectual necessária para fazer vacinas aos países mais pobres.

É uma questão importante para o Parlamento Europeu, que votou a favor de uma renúncia aos direitos de propriedade intelectual, enquanto a Comissão se manteve contrária à medida.

Investigações pagas pelos contribuintes, lucros milionários para os privados

Os Estados e a União Europeia estão a usar um duplo discurso. Na realidade, a realpolitik prevaleceu, em benefício das multinacionais dos medicamentos. Apesar da grande opacidade que envolve os «acordos de compra antecipada» de vacinas, os elementos desse negócios foram sendo conhecidos, apesar de políticos e empresários tudo terem feito para isso não acontecer.

Mais uma vez, aplica-se a lei de ferro do capitalismo neoliberal: a socialização das perdas e a privatização dos lucros. Os laboratórios foram subsidiados em milhares de milhões de euros pelos Estados e pela Comissão Europeia - que pagaram mais de dois mil milhões durante o desenvolvimento das vacinas - para investigação e desenvolvimento e depois para a produção em massa das doses, limitando assim os riscos das empresas. No entanto, estes últimos mantêm o controlo sobre as patentes, negociam duramente os preços com os Estados.

Apesar da investigação ter sido em grande parte paga pelos governos, as grandes empresas privadas aumentaram o preço das vacinas a seu belo prazer. A Pfizer aumentou o preço da sua vacina covid-19 em mais de um quarto e a Moderna em mais de um décimo nos últimos contratos de fornecimento da UE, enquanto a Europa lutava contra as rupturas de fornecimento e as preocupações sobre os efeitos secundários dos produtos rivais.

Os grupos deverão gerar dezenas de milhares de milhões de dólares em receitas só no primeiro ano, à medida que assinam novos acordos com países ansiosos por garantir o fornecimento de potenciais vacinas contra a propagação das variantes altamente infecciosas do coronavírus.

Os termos dos acordos, celebrados num total de até 2,1 mil milhões de doses até 2023, foram renegociados após dados da fase experimental 3 terem demonstrado que as suas vacinas de ácido ribonucleico mensageiro tinham taxas de eficácia mais elevadas do que as doses mais baratas desenvolvidas por Oxford/AstraZeneca e Johnson & Johnson.

O novo preço de uma vacina Pfizer era de 19,50 euros, contra os 15,50 euros de anteriormente, de acordo com partes dos contratos vistos pelo Financial Times.

O preço de um jab Moderna era de 25,50 dólares por dose, os contratos aparecem, acima do que as pessoas familiarizadas com o assunto disseram ser cerca de 19 euros (22,60 dólares) no primeiro contrato de compra, mas inferior aos 28,50 dólares previamente acordados, porque a encomenda tinha crescido, de acordo com um funcionário próximo das negociações.

O funcionário disse, ao Financial Times, que as empresas tinham capitalizado no seu poder de mercado e implantado a «retórica farmacêutica habitual ... As vacinas funcionam, pelo que aumentaram o 'valor'».

AbrilAbril

Sem comentários:

Mais lidas da semana