quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Zelensky apaga discretamente foto do emblema pró-Hitler de seu guarda-costas

Alexander Rubinstein* | The Grayzone

O presidente ucraniano publicou uma fotografia em seus canais de mídia social mostrando uma de suas escoltas de segurança com um adesivo que faz referência à unidade de guarda-costas pessoal de Adolf Hitler - Símbolo da SS-Totenkopf.

#Traduzido em português do Brasil

Em 13 de setembro, o presidente ucraniano Vlodymyr Zelensky fez uma viagem surpresa à cidade de Izyum, na região de Kharkov, para uma sessão de fotos após a recaptura de seus militares das forças russas. Durante a visita, um soldado que parecia estar guardando Zelensky foi fotografado usando um emblema de inspiração nazista em seu uniforme.

Quando a imagem atraiu críticas nas redes sociais, as contas oficiais do presidente ucraniano no Telegram e no Facebook a apagaram discretamente.

Em Izyum, em 14 de setembro, Zelensky participou de uma cerimônia de hasteamento da bandeira ao som do Hino Nacional da Ucrânia e tirou selfies com civis e soldados locais. Enquanto a maioria dos homens no local usava uniformes militares oficiais, não era difícil ver quais estavam por falta de um termo melhor, funcionando, e quais estavam simplesmente presentes para participar do evento.

Uma fotografia postada nas contas do Telegram e do Facebook de Zelensky (arquivadas aqui e aqui ) capturou o presidente posando para selfies com tropas ucranianas. Quando Zelensky abriu um sorriso para a câmera de um alegre membro do serviço, ele foi ladeado por um soldado fortemente equipado montando guarda e virado na direção oposta. Logo acima do ombro direito de Zelensky, uma pequena, mas significativa mancha podia ser vista nas costas do colete à prova de balas do soldado.

Os usuários de mídia social identificaram rapidamente o símbolo. Foi derivado do “Totenkopf”, (alemão para “Cabeça da Morte”), uma insígnia amplamente usada na Alemanha nazista. Emblemas incorporando o motivo do crânio e dos ossos foram popularizados pelas Unidades da Cabeça da Morte da Alemanha, cuja tarefa original era servir como guardas em campos de concentração. Em outubro de 1939, cerca de 6.500 membros foram destacados como combatentes da linha de frente na tentativa de conquista da Europa e da União Soviética, realizando crimes de guerra e limpeza étnica em seu caminho.

O guarda-costas de Zelensky parecia ostentar uma versão ligeiramente alterada do patch do SS-Totenkopf; faltavam os ossos cruzados e a caveira usava um capacete.

No entanto, este repórter conseguiu encontrar três fornecedores on-line baseados na Ucrânia que vendem o patch, que tem a marca “Operator Skull” e fabricado por uma empresa chamada R3ICH, uma referência explícita à Alemanha nazista.

Embora uma foto clara e considerável da insígnia que decora o guarda-costas aparente de Zelensky ainda não tenha surgido, renderizações aprimoradas da imagem demonstram que ele estava claramente ostentando o mesmo design fabricado pela R3ICH. Ambos os emblemas apresentam um crânio usando um capacete, o arnês é praticamente idêntico, os orifícios do nariz e dos olhos compartilham a mesma quantidade de espaço entre eles, as silhuetas são indistinguíveis e as marcas de contagem desenhadas no capacete aparecem no mesmo local.

Um olhar mais atento ao patch “Operator Skull” do R3ICH revela um detalhe ainda mais perturbador: uma chave-mestra exibida no canto superior direito do capacete é uma clara referência à Divisão SS Leibstandarte, ou Leibstandarte SS Adolf Hitler – a unidade de guarda-costas pessoal de Hitler. A unidade mais tarde evoluiu para um Panzer, ou divisão de tanques blindados e, como o Totenkopf, participou de várias invasões em toda a Europa e na União Soviética. 

Enquanto a Divisão SS Leibstandarte percorria Kharkov – onde esta semana o guarda-costas de Zelensky foi fotografado com o emblema “Operator Skull” – durante a Segunda Guerra Mundial, uma de suas unidades ganhou o apelido de “Batalhão Maçarico” por seu hábito de incendiar russos. -aldeias falantes.

Depois que esse repórter foi às mídias sociais para relatar que o guarda-costas de Zelensky parecia estar usando o patch “Operator Skull”, nada menos que oito usuários do Twitter afirmaram que a imagem foi photoshopada. Surpreendentemente, o Twitter até considerou o tweet do MintPress News sobre a fotografia como “conteúdo sensível”, uma aparente tentativa de controle de danos em nome de Zelensky que reduziu a visibilidade da imagem na plataforma.

O avistamento do patch nazista lembrou um incidente de 2018 em que o então presidente ucraniano Petro Poroshenko posou com soldados carregando cartazes com o símbolo nazista Totenkopf. A Newsweek afirmou falsamente : “A imagem incluía um crânio e ossos que parecem ter sido photoshopados na fotografia das tropas ucranianas”. No entanto, como relatado pelo The Grayzone , o soldado que estava ao lado de Poroshenko estava usando o emblema de inspiração nazista no peito. Os pára-quedistas mais tarde se desculparam por exibir o símbolo nazista, desacreditando ainda mais o giro da Newsweek.

Como antes, a imagem do patch nazista era real. Além disso, o patch “Operator Skull” da empresa R3ICH parece bastante popular na Ucrânia. Das três lojas online sediadas na Ucrânia que este repórter descobriu que vendiam o emblema nazista, nenhuma tinha em estoque. 

*Alex Rubinstein é um repórter independente da Substack. Você pode se inscrever para receber artigos gratuitos dele entregues em sua caixa de entrada aqui. Se você quiser apoiar o jornalismo dele, que nunca é colocado atrás de um paywall, você pode fazer uma doação única para ele através do PayPal  aqui  ou sustentar sua reportagem através do Patreon  aqui .

Sem comentários:

Mais lidas da semana