terça-feira, 1 de novembro de 2022

A ANARQUIA CAPITALISTA

A situação gasista da UE de hoje é uma ilustração perfeita da anarquia capitalista. Há poucos meses a Comissão Europeia temia ficar sem stocks suficientes de gás natural para enfrentar o Inverno, tendo desencadeado medidas para restringir o consumo em 15%.

A Europa começou então a comprar GN liquefeito – a preços quatro ou cinco vezes mais caros que o gás russo – aos Estados Unidos e a outros fornecedores. Mas agora, no fim de Outubro, verifica-se que há um excesso de GN na Europa e a procura está em queda devido à crise na indústria europeia.

Neste momento há filas de navios metaneiros junto a portos europeus que não têm cais para atracar ou não têm capacidade de armazenagem de GNL suficiente.

Consequentemente, os preços do GN caem e ameaçam até tornar-se negativos (como já sucedeu antes com o petróleo). Na base disto tudo está a ideologia da UE, que privilegia o mercado spot em detrimento de acordos firmes, estáveis e a longo prazo como aqueles que existiam com a Rússia. Mais uma proeza da fuhrer da UE, Ursula von der Leyen.

Resistir.info

Sem comentários:

Mais lidas da semana