segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Ainda não há justiça para mulheres quenianas abusadas por tropas do Reino Unido

Do assassinato de uma profissional do sexo ao suposto estupro de centenas de nômades, não há sinal de justiça para mulheres atacadas por soldados britânicos, Declassified descobre no Quênia.

Phill Miller* | Declassified uk | # Traduzido em português do Brasil

- Família de mulher assassinada acusa governo do Reino Unido de 'arrastar os pés' sobre a extradição do principal suspeito

- O governo do Quênia parece pronto para renovar o acordo militar com o Reino Unido antes que o caso de assassinato seja resolvido

- Desclassificado visita uma vila só para mulheres fundada por vítimas de estupro das forças armadas do Reino Unido, onde uma moradora diz: “Eu odeio o exército britânico. Eles deveriam deixar o Quênia” 

- O Ministério da Defesa está investigando alegações de que soldados violaram a proibição de pagar por sexo

Sinto tanto a falta dela – ela era como uma irmã mais velha para mim”, reflete Esther Njoki, uma sábia jovem de 18 anos cuja tia Agnes Wanjiru foi brutalmente assassinada por um soldado britânico em 2012. Seu corpo foi encontrado na fossa séptica de um hotel meses depois que ela desapareceu.

“Ainda não há progresso na extradição de seu assassino”, reclama Esther, falando ao Declassified de Nanyuki, a cidade-guarnição perto do Monte Quênia, onde seis membros da família de Wanjiru vivem em um quarto apertado atrás de um quiosque pintado de azul-petróleo. 

“O governo do Reino Unido não está deixando o soldado vir aqui para ser julgado porque eles dizem que as condições das prisões no Quênia são muito ruins”, ela raciocina. “Mas acho justo que ele seja preso no Quênia.”

A família está espremida em um sofá sob um pôster em tamanho real do Papa Francisco, fortemente iluminado por uma lâmpada fluorescente. As galinhas cantam alto lá fora e o cheiro de esgoto às vezes invade a sala. 

As condições das prisões quenianas são indubitavelmente ruins, mas o assassino de Wanjiru deixou a família da vítima vivendo em condições muito básicas. “É especialmente difícil agora porque nosso pai faleceu há dois meses”, lamenta Esther. “Ele era o ganha-pão que cuidava de nós. Então é muito triste.”

A única filha de Wanjiru, Stacey, agora tem 11 anos e passou quase toda a sua vida sem a mãe. Contra todas as probabilidades, ela está conseguindo se sair bem na escola. Ela gosta de matemática e sonha em ser chef.

No ano passado, o público britânico doou £ 9.000 para Stacey, mas os fundos estão sendo mantidos em um fundo até que ela complete 18 anos, então é improvável que suas condições de vida melhorem em breve. O dinheiro foi arrecadado em meio à indignação com as revelações de um inquérito de que um soldado do Reino Unido estava por trás de seu assassinato – e havia feito piada abertamente sobre isso nas redes sociais.

No entanto, em todo o tempo que se passou desde aquela onda de publicidade, pouco progresso foi feito para levar o assassino de Wanjiru a julgamento. Esther teme que um acordo de cooperação militar de £ 40 milhões entre Londres e Nairóbi, que expirou no ano passado, possa até ser prorrogado.

“O governo do Quênia disse que o contrato deles não seria renovado até que o caso fosse resolvido, mas eles ainda estão treinando aqui, então estamos começando a nos questionar”, ela observa bruscamente. O tratado permite que cerca de 3.000 soldados se exercitem no Quênia anualmente. Foi carimbado em Londres em janeiro deste ano por um comitê de escrutínio da Câmara dos Lordes , cujos membros incluíam John Astor – um ministro da defesa na época do assassinato de Wanjiru. 

O comitê observou “sérias alegações de atividade criminosa contra alguns soldados britânicos no Quênia, incluindo estupro, agressão sexual e até assassinato”. Mas eles apenas pediram ao governo do Reino Unido para “garantir que a assistência seja fornecida às autoridades quenianas em tais investigações”. 

A resistência à renovação do acordo militar é mais pronunciada entre os políticos quenianos. A reação forçou o ministro das Forças Armadas da Grã-Bretanha, James Heappey, a visitar Nairóbi duas vezes desde que o escândalo de Wanjiru estourou.

O tratado estava parado em vários níveis políticos, até que a viagem mais recente de Heappey no mês passado quebrou o impasse, mesmo quando ele admitiu na TV queniana que as investigações criminais do caso Wanjiru mal começaram. “Isso realmente me preocupa porque já faz uma década e a justiça ainda não foi feita”, observa Esther. “O governo do Reino Unido está se arrastando. Queremos que a justiça prevaleça, especialmente para Stacey”. 

Quando perguntado por que o suspeito ainda não havia sido extraditado, um porta-voz do Ministério da Defesa britânico (MOD) disse ao Declassified : “O Reino Unido e o Quênia estão unidos em nossos esforços para obter justiça para Agnes. A jurisdição para esta investigação é do Serviço de Polícia do Quênia. Continuamos a apoiar o trabalho em andamento entre o governo do Reino Unido e o governo do Quênia, que garantirá que os acordos legais apropriados sejam implementados.

“Tanto a Polícia de Serviço quanto a Polícia do Quênia compartilham mutuamente a intenção de progredir rapidamente nesta investigação e ambas as partes permanecem engajadas para conseguir isso. Detalhes de qualquer atividade relacionada a uma investigação policial em andamento não serão divulgados para proteger a independência da investigação e o interesse da justiça”.

Proibição de bordel

Não é apenas o acordo de defesa que parece destinado a retomar os negócios como de costume. No mês passado, o hotel em Nanyuki onde Wanjiru foi assassinado, o Lion's Court, reabriu aos clientes após um longo período de 'renovações'. Seu berrante portão de entrada, adornado com estátuas de gesso de animais rugindo, permanece inalterado.

Ao lado fica um complexo residencial muito mais inteligente, que um oficial britânico alugou menos de dois anos após o assassinato. A escolha do local é um tanto macabra, visto que o assassinato de Wanjiru era um segredo aberto entre os soldados. 

Atualmente, o exército britânico está tentando se distanciar das instituições locais associadas à violência contra as mulheres. Em julho, o MOD aprovou uma política há muito esperada, proibindo os soldados de pagar por sexo enquanto estacionados no exterior. 

Está muito longe dos maus velhos tempos em outro país onde os militares do Reino Unido treinam - Belize. Lá, na década de 1970, médicos do exército britânico visitavam o bordel da cidade duas vezes por semana para verificar se as mulheres não transmitiam infecções sexualmente transmissíveis aos soldados.

“De jeito nenhum eles estão seguindo essa regra. Todas as noites de todas as semanas eles saem com garotas”

A proibição do bordel, que proíbe o “sexo transacional”, visa evitar a repetição do que aconteceu com Wanjiru, que trabalhava como prostituta no momento de sua morte. No entanto, poucos funcionários de hotéis ou bares em Nanyuki ouviram falar sobre a nova política quando entrevistados pela Declassified sob condição de anonimato. 

Um barman riu: “De jeito nenhum eles estão seguindo essa regra. Todas as noites de todas as semanas eles saem com garotas, especialmente no centro da cidade. Você os vê festejando lá com essas garotas de programa. Outro publicano comentou: “Nada mudou. Tenho certeza de que ainda pagam mulheres por sexo, mas agora podem ser mais discretos.”

A recepcionista de um hotel disse: “Nunca ouvi falar dessa política. A maioria dos soldados vem ao nosso restaurante para ocasiões especiais, mas eles se tornam turbulentos, brigam uns com os outros e quebram copos. Acho que eles vão a outros lugares para fazer sexo.” Outra fonte disse que uma série de apartamentos alugados na cidade e perto da base do exército estavam sendo usados ​​como bordéis.

Muitos restaurantes têm placas de madeira envernizadas em suas paredes apresentadas por regimentos visitantes que listam os nomes dos soldados britânicos que gostaram de beber lá. Moran Lounge, uma boate extensa com o nome de um guerreiro Maasai, tem gigantescos uniformes pintados na parede atrás de suas mesas de bilhar.

À medida que a noite escurecia em um bar, os soldados bateram os copos e fizeram uma versão entusiástica de Beautiful Girls , de Sean Kingston , enquanto as mulheres locais dançavam sugestivamente. Os homens então partiram, dirigindo em 4x4 com vidros fumê.

Embora isso possa parecer obscuro, é mais difícil obter evidências diretas de violações de políticas. Uma mulher que apóia profissionais do sexo em Nanyuki admite: “É mais difícil saber o que está acontecendo agora. As meninas ainda têm problemas com os clientes, mas muitas delas têm medo de falar com os jornalistas ou de denunciar à polícia.”

A mulher, que pediu para não ser identificada, rejeita outra iniciativa pós-Wanjiru, que viu o MOD financiar uma nova unidade de investigação de crimes sexuais da polícia do Quênia. O logotipo local do exército britânico, com duas adagas cruzadas em um círculo vermelho, fica desajeitado no exterior de uma cabine na delegacia de polícia de Nanyuki. 

“É como alimentar um leão com um leão”, disse ela, argumentando que os detetives quenianos não investigarão adequadamente as acusações contra soldados do Reino Unido se o financiamento vier do exército britânico. 

A Polícia Militar Real ainda parece estar fazendo muitas de suas próprias investigações. Nos últimos cinco anos no Quênia, os chamados Red Caps receberam centenas de denúncias de má conduta contra tropas britânicas, das quais 142 casos foram investigados.

Um porta-voz do exército disse ao Declassified que, desde que a proibição de bordéis entrou em vigor, “um número muito pequeno de incidentes de pessoal do Exército envolvido em sexo transacional no Quênia foi alegado e as investigações continuam”.

Ele acrescentou: “Nossas políticas de tolerância zero enviam uma mensagem clara de que esses tipos de comportamento não são permitidos e continuamos a desenvolver medidas já introduzidas para combater comportamentos sexuais inaceitáveis ​​nas Forças Armadas do Reino Unido”.

Nesta semana, o MOD lançou outra unidade investigativa especial, que pode ser parcialmente em resposta ao assassinato não resolvido de Wanjiru. O Comando de Crimes Graves de Defesa terá “jurisdição para investigar os crimes mais graves supostamente cometidos por pessoas sujeitas à lei de serviço no Reino Unido e no exterior … incluindo estupro e agressão sexual”.

Ainda não se sabe se ele pode solucionar o caso mais controverso.

Refúgio de mulheres

A família de Wanjiru não é a primeira a cair em conflito com soldados britânicos e enfrentar uma longa espera por justiça. A três horas de carro ao norte de Nanyuki fica Umoja, um vilarejo onde as mulheres resolveram o problema por conta própria.

“Umoja foi estabelecido em 1990 depois que alguns de nós fomos estuprados por soldados britânicos”, disse uma de suas habitantes, Paulina Lekuireiya, ao Declassified . Ela está entre as 38 senhoras do grupo nômade Samburu, vestidos com cores vivas, que vivem nesta única aldeia feminina.

“Eu estava carregando coisas no mato quando cinco soldados britânicos me encontraram e me estupraram”

Sentados entre suas cabanas redondas, cobertas com terra e lonas pretas, três foram registrados para alegar agressões sexuais por tropas britânicas. “Eu estava carregando coisas no mato quando cinco soldados britânicos me encontraram e me estupraram”, afirmou Lucy Lesootia, uma das fundadoras do vilarejo. “Depois disso meu marido me mandou embora. Eu odeio o exército britânico. Eles deveriam deixar o Quênia.”

Outra moradora, Rose Lakanta, disse: “Moro na vila de Umoja há 10 anos. Sinto-me a salvo dos soldados britânicos agora. Os britânicos fizeram coisas erradas nesta parte do Quênia, especialmente para aqueles que cuidam do gado. Os britânicos nos estupraram no mato – alguns morreram, outros engravidaram. 

“Mesmo quem não engravida tem problemas. Se você estiver sozinho e houver 10 deles, eles irão estuprá-lo em grupo. Isso causa problemas de saúde, especialmente no útero e nos rins”.

Suas alegações são apenas algumas das centenas de acusações de estupro feitas contra soldados britânicos no Quênia desde a independência em 1963. Uma tentativa de ativistas e advogados de apresentar acusações criminais fracassou no início dos anos 2000, quando uma revisão da Polícia Militar Real afirmou que algumas das evidências haviam sido fabricado.

No entanto, a existência contínua da vila, a apenas cinco minutos de carro de uma academia do exército queniano onde as tropas britânicas estão estacionadas, é uma ferida aberta nas tentativas do MOD de melhorar sua imagem na África Oriental. 

A nomeação de duas mulheres para altos cargos diplomáticos no Quênia – como alta comissária do Reino Unido e adida de defesa – pode permitir uma oportunidade para iniciar um processo de cura, mas ainda não foi aproveitado. “O embaixador britânico nunca veio nos visitar”, observa Paulina com amargura. 

Em vez disso, a unidade de treinamento do exército britânico no Quênia (conhecida localmente como Batuk) prefere se concentrar em seus próprios esquemas de desenvolvimento comunitário – que desfila nas redes sociais. Em Dol Dol, uma remota cidade rural entre Nanyuki e Umoja, Batuk construiu uma passarela de madeira de cinco metros de comprimento sobre uma vala.

Ele foi projetado para impedir que as meninas da escola local tenham que entrar em uma “ravina profunda onde homens predadores podem se esconder”. Um ônibus foi colocado para que os jornalistas quenianos pudessem cobrir a grande inauguração em abril. No momento da visita do Declassified em novembro, a 'ravina' havia secado devido à seca no norte do Quênia, tornando a ponte inútil.  

Esther, que inspecionou a ponte com Declassified , parecia nitidamente não impressionada. Quando lhe falaram sobre a aldeia de Umoja, ela disse: “É traumatizante para aquelas mulheres de Samburu, assim como para nós. É muito traumatizante.”

De volta a Nanyuki, Esther pretende escrever um livro sobre a história da violência contra as mulheres na cidade. A permanência do exército britânico no Quênia fornecerá a ela uma fonte rica e dolorosa de material. Em preparação, ela lê The Fortune Men, um romance da autora britânica-somali Nadifa Mohamed. Indicado para o Prêmio Booker, ele aborda o racismo institucional entre a polícia do Reino Unido em uma investigação de assassinato – uma trama que Esther pode achar familiar.

Sobre o autor

*Phil Miller é o principal repórter do Declassified UK. Ele é o autor de Keenie Meenie: The British Mercenaries Who Got Away With War Crimes. Siga-o no Twitter em @pmillerinfo

VEJA MAIS ARTIGOS

Imagens:

1 - Paulina Lekuireiya, Rose Lakanta e Lucy Lesootia em Umoja, um vilarejo fundado por vítimas de estupro de soldados britânicos. (Foto: Phil Miller/DCUK) ; 2 - Paulina Lekuireiya, Rose Lakanta e Lucy Lesootia em Umoja, um vilarejo fundado por vítimas de estupro de soldados britânicos. (Foto: Phil Miller/DCUK)

Sem comentários:

Mais lidas da semana