segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Jogos Olímpicos de 1936: EUA apoiaram Hitler ignorando protestos internacionais

# Publicado em português do Brasil

Werner Rügemer* | Strategic Culture Foundation

Os EUA agitam contra a China como país anfitrião das Olimpíadas. Mas em 1936, a Alemanha de Hitler foi capaz de sediar reluzentes Olimpíadas de Inverno e de Verão – com a ajuda dos EUA contra protestos internacionais de movimentos judaicos e trabalhistas

Apesar do movimento mundial de boicote contra a concessão dos Jogos Olímpicos de 1936 a Berlim, eles finalmente aconteceram, maiores e mais brilhantes do que nunca. O ditador Hitler esteve com eles no ápice de seu reconhecimento internacional.

Os crimes do governo de Hitler eram conhecidos internacionalmente desde o início de 1933. Começaram imediatamente após a tomada do poder em janeiro de 1933 com a prisão e assassinato de opositores políticos e seu encarceramento em campos de concentração. Isso afetou principalmente comunistas, social-democratas e outros esquerdistas. Todos os partidos, exceto o NSDAP, foram banidos. Depois de 1º de maio de 1933, os sindicatos foram esmagados e expropriados.

Os nazistas excluíram judeus, sinti e esquerdistas dos clubes esportivos. As duas associações esportivas judaicas, Maccabi e Schild – tinham cerca de 350 clubes membros na Alemanha em 1935, com um total de 40.000 membros – não tinham mais permissão para usar as instalações esportivas. Também ficou claro que não deveria haver judeus na equipe olímpica alemã.

Gangsterismo hemisférico: o embargo dos EUA contra Cuba completa 60 anos

# Publicado em português do Brasil

Binoy Kampmark* | Dissident Voice - 6 de fevereiro de 2022

Tudo parece desgastado, parte de uma abordagem aspic à política externa. Mas o presidente dos EUA, Joe Biden, está empenhado em garantir que erros antigos e persistentes mantenham seu sabor. Em relação a Cuba, já se passaram 60 anos desde que a Proclamação Presidencial 3447 do presidente John F. Kennedy impôs um embargo a todo comércio com o estado insular.

A proclamação estava repleta de justiça da Guerra Fria e muita santidade. Cuba, sob o revolucionário Fidel Castro, recém-destituído de um favorito de Washington e bandido manchado de sangue, Fulgencio Batista, era “incompatível com os princípios e objetivos do sistema interamericano”. Os EUA estavam “preparados para tomar todas as ações necessárias para promover a segurança nacional e hemisférica, isolando o atual governo de Cuba e reduzindo assim a ameaça representada por seu alinhamento com os poderes comunistas”.

Um ano depois, Kennedy invocou o Trading with the Enemy Act com o objetivo de ampliar o alcance do embargo, abrangendo comércio, viagens e transações financeiras, exceto aquelas licenciadas pelo Secretário do Tesouro, conforme orientação do presidente.

Antes de proibir a importação para os EUA de todos os bens de origem cubana e todos os bens importados de ou através de Cuba, Kennedy tinha um vício particular que precisava ser alimentado. O engenhoso secretário de imprensa Pierre Salinger recebeu ordens de vasculhar Washington e reunir tantos charutos cubanos (o H. Upmann Petit Upmann era o favorito) quanto pudesse pela manhã. A missão foi um sucesso: 1.200 charutos foram encontrados.

Agindo com hipocrisia presidencial adequada, Kennedy poderia então autorizar a proclamação. Como Salinger lembra , “Kennedy sorriu e abriu sua mesa. Ele pegou um longo papel que assinou imediatamente. Era o decreto que bania todos os produtos cubanos dos Estados Unidos. Os charutos cubanos agora eram ilegais em nosso país.”

Estava muito de acordo com a tradição de auto-enriquecimento e oportunismo da própria família de Kennedy. Seu pai, Joe Kennedy, usou seus esforços no final de 1933 para capturar atos de importação britânicos para distribuir uma variedade de destilados, incluindo gin Gordon, uísque escocês Haig & Haig e Dewar's. O nariz do padre Kennedy havia captado o cheiro político certo: a desastrosa era da Lei Seca estava chegando ao fim, e ele dificilmente perderia a oportunidade de capitalizá-la. No final de 1934, os lucros líquidos quadruplicaram.

O embargo deu início a uma série de justificativas e justificativas para um sistema venal que se mostrou falido e, em grande medida, ineficaz. Cuba tem sido o vilão do hemisfério assim designado pelo maior de todos, condenado em vários pontos por sua relação com a União Soviética, seu socialismo, abusos dos direitos humanos e seu apoio às revoluções na África e na América Latina.

#TrudeauMustGo: POR QUE O LÍDER DO CANADÁ PERDEU SUA LEGITIMIDADE

# Publicado em português do Brasil

Andrew Korybko* | One World

Pelos mesmos padrões que o Ocidente liderado pelos EUA aplica aos líderes das nações do Sul Global, alguns podem considerar que o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau já abdicou de fato depois de fugir de sua capital. Afinal, é exatamente isso que eles diriam se o presidente sírio Bashar Assad ou o primeiro-ministro etíope Abiy Ahmed fizessem o mesmo.

O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau perdeu sua legitimidade depois de fugir da capital diante de seu próprio povo que protestava pacificamente contra o efeito desproporcional de seu mandato de vacina em mais de 10% dos caminhoneiros canadenses que não são inoculados. Esses indivíduos correm o risco de perder seus meios de subsistência se cumprirem as novas exigências do governo. Muitos outros se juntaram ao movimento por solidariedade às pessoas que ajudaram a manter seu país funcionando durante toda a pandemia. Eles consideram a política de vacinação coercitiva do Canadá errada em todos os aspectos.

Qualquer que seja a posição de qualquer pessoa sobre a vacinação, não há como negar que os canadenses têm o direito de protestar pacificamente, que é exatamente o que estão fazendo atualmente. No entanto, seu líder os condenou ferozmente como uma chamada “ minoria marginal ” que ele afirma defender opiniões odiosas, embora não haja provas de que o façam. Sua constante buzina na capital perturbou alguns canadenses, mas essa é a consequência de morar em um lugar onde as pessoas estão protestando. Os caminhoneiros e seus apoiadores não representam nenhuma ameaça a nenhum de seus concidadãos ou à ordem constitucional do estado.

Trudeau, no entanto, disse que não se reunirá com eles em nenhuma circunstância. Mesmo que ele afirme ter convenientemente pego o COVID, ele ainda poderia organizar uma reunião do Zoom, por exemplo, se ele realmente quisesse se conectar com essa revolução verdadeiramente da classe trabalhadora . Em vez disso, ele está se escondendo em um local não revelado depois de ser evacuado da capital sob o pretexto de que seus cidadãos que protestam pacificamente supostamente representam uma ameaça à sua segurança.

OS FANATISMOS AO SERVIÇO DOS EUA

Thierry Meyssan*

Os Estados Unidos poderão reorganizar todo o Médio-Oriente reconciliando os sunitas e os xiitas, a Arábia Saudita e o Irão. Imporiam então uma clivagem diferente: a favor ou contra o islão político. Essa nova linha de separação iria permitir-lhes relançar o jiadismo de uma maneira muito mais ampla.

Após a chegada ao Poder do Presidente Joe Biden, os Estados Unidos tentaram lançar negociações com o Irão para restabelecer o acordo secreto que tinham assinado na presidência de Barack Obama, à margem das negociações sobre o nuclear iraniano.

Lembremos que as negociações dos 5+1, (os cinco membros do Conselho de Segurança + a Alemanha), com o Irão se iniciaram em 2013, em Viena ; que elas chegaram rapidamente a um acordo de princípio e foram então interrompidas. Os Estados Unidos e o Irão estabeleceram deliberações separadas antes de regressar à mesa de negociações e de assinar o acordo previamente acordado a sete, em Julho de 2015.

No Ocidente, considera-se este acordo como pondo fim às pesquisas nucleares militares iranianas, mas, na realidade, alguns dos signatários nunca acreditaram que a República islâmica do Irão tivesse prosseguido o programa militar da monarquia para além da fátua do Aiatola Khomeiny proibindo esta arma como sendo não-islâmica. Apesar das acusações repetidas de Israel e dos documentos que a Mossad conseguiu roubar em Teerão, nada permite até ao momento contradizer a posição iraniana. No máximo projectou fabricar um gerador de ondas de choque [1]. Teerão desmantelou o seu programa nuclear militar em 1988 e jamais o reiniciou.

Portugal registou mais 36 mortes e 17 019 novos casos de covid-19

Incidência e R(T) baixam

Segundo o boletim da DGS há 17 019 novos casos nas últimas 24 horas. Há agora 2 560 pessoas internadas (mais 49 que na véspera) com covid-19, das quais 178 em unidades de cuidado intensivo (menos 2 que ontem).

Portugal registou mais 36 mortes e 17 019 novos casos de covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) desta segunda-feira, 7 de fevereiro.

Há agora 2 560 pessoas internadas (mais 49 que na véspera) com covid-19, das quais 178 em unidades de cuidado intensivo (menos 2).

A incidência a nível nacional é agora de 6901,0 de infeção por SARS-CoV-2/ COVID-19 por 100 000 habitantes (7163,7 na passada sexta-feira) E no continente de 6953,7 casos de infeção (: 7207,0 na sexta-feira).

O r(t) é de 0,97 quer a nível nacional quer no continente. Na passada sexta-feira o valor era de 1.05).

Infeções baixaram, mas novas medidas só para março

A partir desta segunda-feira, os passageiros que entrem em Portugal com o certificado de vacinação covid-19 não precisam de apresentar um teste negativo. Ao mesmo tempo, os testes rápidos de antigénio passam a ter uma validade de 24 horas, em vez de 48. É a entrada para uma semana em que se prevê uma continuação da redução de novos casos. A diminuição dos números e a menor gravidade da variante Ómicron apontam para um levantamento das restrições, já admitido por Graça Freitas, diretora-geral da Saúde. Resta saber como e quando.

O pneumologista Filipe Froes, coordenador da Ordem dos Médicos para a covid-19, defende que se pode começar a pensar no desanuviamento das medidas ainda este mês e de forma faseada. "Já atingimos o pico de novos casos e, com base na monitorização dos internamentos e os que estão nas unidades de cuidados intensivos (UCI), é desejável que se comecem a levantar as restrições a partir da segunda quinzena de fevereiro."

Os investigadores Nuno Marques (Algarve Biomedical Center) e Miguel Castanho, do Instituto de Medicina Molecular, defendem que se deve esperar pela primavera para tomar uma decisão.

"Pensar, podemos pensar", diz Miguel Castanho, só que as novas medidas não serão para aplicar já. "Ainda temos um número alto de casos, quer por dia quer por semana, o número de óbitos é ainda elevado, assim como os internamentos. Podemos pensar com antecedência sobre o levantamento das restrições, mas acho que é precipitado fazê-lo já ou às pinguinhas, o que pode gerar confusão entre a população."

Na mesma linha, Nuno Marques justifica o adiamento desse momento pelos números elevados da pandemia em Portugal. "O número de óbitos é alto e o número de casos em termos de transmissão na comunidade também. As restrições de máscara, distanciamento, testes e isolamento deverão ser mantidas nos próximos dias."

Filipe Froes tem as mesmas preocupações relativamente às novas infeções e consequências da covid-19, mas considera que passou a pior fase. Sublinha que o levantamento das restrições devem ter por base os internamentos, nomeadamente em UCI, e a taxa de cobertura vacinal com o reforço. E, estes, dão boas perspetivas futuras.

"Estarem-se nas tintas” é: A VERGONHA QUE POLÍTICOS E GOVERNOS NÃO TÊM

Portugal | Mais de 200 mil portugueses estão em lista de espera para uma cirurgia

“Total das intervenções realizadas em 2021 é o mais elevado desde que há registos”, mas é insuficiente para recuperar atividade perdida durante a pandemia

Cerca de 206 mil portugueses estavam, no final do ano passado, em lista de espera para uma cirurgia. De acordo com o “Correio da Manhã”, em 2021, ficaram por realizar 120 mil operações. Apesar do aumento substancial de operações levadas a cabo em 2021, o mesmo não foi suficiente para recuperar a atividade perdida devido à pandemia.

“Em 2021 pode falar-se de normalização, mas falta ainda recuperar muito do que não foi feito em 2020”, refere o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães. Há dois anos (2020) verificou-se uma redução do número de cirurgias devido às limitações impostas pela resposta à covid-19.

O bastonário acrescenta que “a diminuição das listas de espera resulta, ainda, de uma redução dos diagnósticos. Neste momento há milhares de doentes que estão fora do sistema”. De acordo com a Administração Central do Sistema de Saúde, “o total das intervenções realizadas em 2021 é o mais elevado desde que há registos”.

Expresso 

Portugal | A DEMOCRACIA NÃO PEDE O NOSSO SILÊNCIO

Paulo Baldaia* | Diário de Notícias | opinião

Estranho pedido este que nos andam a fazer para que nos calemos e não façamos ondas que aproveitem à extrema-direita para crescer. Como se o Chega fosse um daqueles monstros dos filmes de terror, que andam debaixo da terra à procura das nossas vibrações para nos apanhar. A páginas tantas, nos filmes, o silêncio é tão grande que o monstro até consegue ouvir o nosso coração. Talvez queiram que digamos ao coração da Democracia para parar de bater.

O que convém é não alimentar o monstro, estimando-o só porque tem representantes eleitos na casa do povo, fazendo de conta que o seu discurso, tantas vezes racista e xenófobo, profundamente desumanizado, com propostas de prisão perpétua ou castração, não corrói a Democracia.

Querem convencer-nos que a Democracia deve aceitar tudo, até o debate sobre ideias inaceitáveis. Por exemplo, André Ventura acha que há portugueses que não são de bem, onde se incluem os ciganos, para quem o líder do Chega queria confinamentos específicos, tipo guetos proibidos pela Constituição. O que devíamos fazer, segundo os tolerantes, era discutir essa proposta. E, se ela avançasse e o Chega subisse a parada, propondo um regime de apartheid com transportes públicos onde só pudessem andar os portugueses de bem? Passaríamos a discutir e votar a nova proposta porque, nas mentes brilhantes que nos pedem tolerância, esta é a essência da Democracia. E qual era o limite? O que o Chega achasse aceitável.

Portugal | RIO ESTAGNADO

Henrique Monteiro | HenriCartoon

Brasil | MODOS DE ACABAR COM UMA RAÇA

# Publicado em português do Brasil

Urariano Mota | Carta Maior

Existem vários modos de acabar com os negros. No primeiro deles, o mais cruel, é sob tortura e espancamento de ódio. Um linchamento público, com assistência sob o sol, chope e passividade. Se um negro está sendo morto a porrada, alguma ele fez. Aliás, os negros sempre estão fazendo qualquer coisa de errado.

Assim foi com Moïse Kabagambe, que trabalhava no Rio de Janeiro em um quiosque da praia. O seu erro, a sua petulância. a sua loucura foi não reconhecer o seu lugar, quando cobrou dois dias de pagamento por seu trabalho. Para quê? Foi brutalizado por cinco bárbaros que o destruíram com pedaços de madeira e um taco de beisebol. Um dos assassinos falou que "resolveu extravasar a raiva que estava sentindo" e que, por isso, bateu no congolês com um taco de beisebol.

Mas hoje mesmo, em qualquer cidade brasileira, jovens são amarrados em postes, numa recuperação dos velhos pelourinhos. Os novos escravos são espancados, enquanto comunicadores na televisão aprovam e ganham dinheiro e fama por açular a massa para o linchamento de marginais. Alguma coisa eles fizeram.

No segundo e frequente modo, acaba-se com negros, com crianças negras de preferência, pelo terrorismo mais elementar das “balas perdidas” nas favelas e comunidades mais pobres. Meninos e meninas negros, negríssimos, negros claros, negras mestiças, mas sempre negros. Esses são crimes sem criminosos, de mortes sem investigação, porque é o natural morrer em razão da natureza da cor e lugar. Alguma coisa essas crianças fizeram.

Argentina | O REGRESSO NEFASTO DO FMI

Os limites do “progressismo” argentino

# Publicado em português do Brasil

Claudio Katz [*] | em Pátria Latina

Resumo

O governo legitima o roubo e a renegociação eterna de um passivo impagável. Aceita inspeções que condicionam a política económica e obstruem a redistribuição do rendimento.   Promete sem fundamentos cortar o défice sem ajustamento e incentiva um aperto monetário que afeta a continuidade do crescimento.   As mini-desvalorizações e os aumentos tarifários minam a redução da inflação e o aumento previsto das reservas não é compatível com a fuga de divisas.  O FMI tem sido responsável por todos os pesadelos financeiros.   Asfixiou a administração de Alfonsín, provocou o colapso de 2001 e monitorou a devastação de Macri.   O governo desperdiçou um contexto favorável para alavancar a reativação, isolar a direita e forjar uma frente latino-americana de resistência aos credores.   A batalha no Congresso e nas ruas acaba de começar.

Finalmente, o governo assinou um acordo com o FMI que valida a dívida fraudulenta contraída pelo [ex-presidente] Macri [NR]. Fernández adoçou o anúncio com a promessa de evitar ajustamentos e sugeriu que esta é a melhor opção possível. Mas ele rejeitou as alternativas a uma tal rendição e esqueceu que o país nunca saiu airoso de tais compromissos.

LEGITIMAÇÃO DE UM ROUBO

O acordo legaliza as irregularidades de um empréstimo que violou todas as regras do FMI e financiou a fuga de capitais, sem contribuir com um único dólar para as empresas produtivas. Todas as denúncias oficiais desta fraude são agora arquivadas e os processos judiciais contra os funcionários da Cambiemos tornam-se sem sentido. Não é verdade que “Fernández resolve o problema gerado por Macri”. O presidente ratifica os ultrajes do seu antecessor e endossa o endividamento forçado das próximas gerações.

O presidente indicou algumas precisões do que foi acordado para os próximos dois anos e meio, mas nada disse sobre o cenário futuro. A partir de 2025, todo o fardo dos 45,5 mil milhões de dólares devidos ao Fundo irá reaparecer. Nessa altura, a impossibilidade de pagamento e a consequente obrigação de concluir outro acordo mais oneroso ressurgirá.

Por esta razão, [o ministro da Economia] Guzmán desta vez deixou de lado o seu termo preferido de “acordo sustentável”. Concertou um expediente imediato que adia o problema, repetindo o atraso já negociado com os detentores privados de obrigações. Concordou com uma trégua relativa para o próximo biénio, que mantém ativada a bomba de um endividamento explosivo.

Se o adiamento funcionar, no final do período de carência, a mesma montanha de maturidades não pagáveis terá de ser enfrentada. Os 20 mil milhões de dólares por ano exigidos pelo Fundo também não aparecerão no futuro. Nessa altura, o FMI estará de volta com as suas exigências familiares de reforma do trabalho e das pensões. Guzmán gaba-se de ter conseguido a eliminação destes ultrajes no acordo atual, mas esconde o facto de que eles ressurgirão no próximo refinanciamento.

Alguns funcionários argumentam que o país poderá negociar com mais força dentro de dois anos. Mas não explicam como irá emergir a capacidade redobrada da Argentina para fazer frente ao Fundo. Os inspectores do Fundo já estarão confortavelmente instalados no Ministério da Economia e no Banco Central e a grande carta da ilegitimidade do passivo terá sido perdido.

No futuro, nenhum funcionário poderá opor-se à fraude que está atualmente a ser validada. Não poderão alegar a responsabilidade de Macri, Trump e Lagarde num crédito ratificado por Fernández, Biden e Giorgieva.

Todas as denúncias de um passivo odioso irão para o caixão das memórias. O mesmo acontecerá com os pedidos de intervenção da ONU e do Tribunal Internacional de Justiça, para que declarem a nulidade de uma operação financeira irregular.

Fernández repete a mesma aceitação da fraude assumida por todos os governos das últimas quatro décadas. Esta sucessão de ratificações transformou o endividamento numa inundação impossível de gerir. Pela enésima vez uma administração progressista branqueia os atropelos do seu antecessor de direita, com a mesma repetição da divisão do trabalho. O passivo escandaloso assumido pelas equipas económicas ortodoxas é abençoado pelos seus pares heterodoxos.

Enquanto o país assume a responsabilidade do roubo, os funcionários do FMI suspiram de alívio. Transformaram a Argentina no maior devedor da organização e não terão de explicar por que razão nenhuma outra nação enfrenta tal situação. Os outros dois pagadores pendentes (Egito e Iraque) devem montantes incomparavelmente mais baixos.

A mesma ajuda oficial é estendida aos grandes capitalistas locais, que transformaram o dinheiro concedido pelo FMI em contas próprias depositadas no estrangeiro. A investigação já realizada pelo Banco Central identificou os beneficiários desta fuga, que naturalmente aprovam a validação da sua manobra. As principais entidades do estabelishment já anteciparam o seu apoio entusiástico ao acordo.

Guzmán tinha na sua secretária a lista completa dos que assim enriqueceram e congelou a investigação. Nem sequer permitiu a verificação cruzada com os registos da AFIP, para avaliar se os dólares expatriados foram declarados às autoridades fiscais.

Os funcionários só emitiram vagos pedidos de colaboração ao FMI, para que este contribuísse para a recuperação dos dólares escondidos nos paraísos fiscais. Obviamente, o principal cúmplice no roubo não forneceu qualquer informação e o engavetamento da investigação antecipou o acordo propiciado por Washington.

Matar Cuba à fome é mais como administrar tortura que o caminho para a liberdade

* Publicado em português do Brasil

David Adler* | Carta Maior

“Não há embargo a Cuba.” Essa afirmação petulante – feita pelo senador da Flórida Marco Rubio no plenário do Senado dos EUA em julho passado – rapidamente se tornou sabedoria convencional nos corredores do Congresso dos EUA e em meio à base de apoio de Rubio na diáspora cubana. O bloqueio dos EUA é um mito, um bicho-papão para o Partido Comunista de Cuba. “Cuba não está isolada”, disse Rubio. Aqueles que dizem o contrário ou “não sabem do que estão falando… ou são mentirosos. Essas são as duas únicas opções.”

Aqui em Havana, porém, não como se ignorar os efeitos isoladores do embargo dos EUA. Metade das docas está vazia: os EUA proibiram todos os navios de cruzeiro, intercâmbio cultural e delegações educacionais que já foram responsáveis por impulsionar a maior indústria da ilha. As filiais da Western Union estão fechadas: os EUA proibiram todas as remessas de dinheiro através de empresas cubanas e suas afiliadas para milhões de famílias cubanas que dependem de assistência do exterior. Os estoques de suprimentos hospitalares estão abaixo do nível adequado: o embargo dos EUA proibiu a exportação de tecnologia médica com componentes dos EUA, levando a uma escassez crônica de medicamentos de venda livre. Até mesmo a internet é uma zona de isolamento: o embargo dos EUA significa que os cubanos não podem usar Zoom, Skype ou Microsoft Teams para se comunicar com o mundo exterior.

Em suma, o embargo dos EUA afeta todos os aspectos da vida na ilha – e esse é precisamente o ponto. Sessenta anos atrás, neste dia (3/2), o presidente John F Kennedy apresentou a Proclamação 3447, “Embargo a todo o comércio com Cuba”, destinada a isolar Cuba e impedir a propagação do chamado comunismo sino-soviético. "Todos os meios possíveis devem ser empregados imediatamente para enfraquecer a vida econômica de Cuba”, escreveu o secretário de Estado adjunto, Lester D Mallory, em um memorando de abril de 1960. O objetivo do governo Kennedy era claro: “trazer fome, desespero e a derrubada do governo.”

GOVERNO DE BORIS JOHNSON FOI CONSTRUIDO SOBRE UMA FANTASIA

Restaurar a realidade custará caro aos conservadores

# Publicado em português do Brasil

Nesrine Malik* | The Guardian | opinião

As mentiras de Boris Johnson prejudicaram a democracia - mas é todo o ecossistema conservador que o deixou escapar impune

aqui está um dispositivo literário e cinematográfico que geralmente sinaliza que o protagonista entrou em um mundo que pode parecer normal, mas na verdade está um pouco fora do normal. Um relógio pode começar a se mover para trás; uma bola pode ser lançada no ar e continuar subindo, desaparecendo no céu. O personagem principal de A Origem, de Christopher Nolan , por exemplo, transita entre a realidade e os complexos mundos dos sonhos. Quando ele não consegue mais dizer a diferença entre os dois, ele usa um pequeno pião prateado como uma verificação da realidade. Se perder o impulso e parar de girar, ele está acordado. Se continuar a girar, ele está dormindo, perdido em um pesadelo incontrolável.

Desde que as notícias das festas do nº 10 começaram a vazar para a imprensa, muitos de nós nos tornamos aquele homem ansioso, esperando desesperadamente que o pião desacelere e tombe: que BorisJohnson renuncie ; para que seu partido finalmente o expulsasse; para algum sinal de que não estamos vivendo em um mundo onde as regras não se aplicam mais. Toda vez que a especulação sobre as 54 cartas necessárias para desencadear um voto de desconfiança se intensificou, ou um conservador sênior quebrou o disfarce e condenou Johnson, ou um relatório confirmou festas durante o bloqueio e “falhas de liderança”, o pião desacelerou, como parecia certo que nenhum outro dia poderia passar com Johnson ainda no cargo.

Ucrânia diz não acreditar em 'previsões apocalípticas' sobre a Rússia

# Publicado em português do Brasil

Os comentários do ministro das Relações Exteriores da Ucrânia vêm depois que a inteligência americana estima que a invasão russa pode causar 75.000 baixas.

Liz Cookman | Aljazeera

Mariupol, Ucrânia – A Ucrânia minimizou uma possível incursão da Rússia neste domingo, dizendo não acreditar em “previsões apocalípticas” depois que autoridades norte-americanas disseram que Moscou reuniu 70% da força militar necessária para uma invasão em grande escala.

Autoridades americanas não identificadas foram citadas no sábado em reportagens da mídia americana que foram informadas de que uma operação para capturar rapidamente a capital Kiev, derrubando o presidente democraticamente eleito Volodymyr Zelenskyy, estava entre as possibilidades mais agressivas de intervenção russa contra a Ucrânia.

Nesse cenário, entre 25.000 e 50.000 vítimas civis seriam possíveis, com até 25.000 soldados ucranianos mortos, disseram autoridades americanas.

Mas o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, questionou o risco para Kiev no domingo.

“Não acredite nas previsões apocalípticas. Capitais diferentes têm cenários diferentes, mas a Ucrânia está pronta para qualquer desenvolvimento”, tuitou ele apenas em ucraniano, sugerindo que a mensagem era destinada ao público doméstico.

“Hoje, a Ucrânia tem um exército forte, apoio internacional sem precedentes e a fé dos ucranianos em seu país. O inimigo deve ter medo de nós, não nós deles.”

As chances de encontrar uma solução diplomática para a crise permanecem “substancialmente maiores do que a ameaça de uma nova escalada”, acrescentou o assessor da presidência da Ucrânia, Mykhailo Podolyak.

Nas últimas semanas, o governo de Zelenskyy minimizou a ameaça russa no que se acredita ser uma tentativa de estabilizar os mercados e evitar o pânico entre a população, mesmo quando os EUA alertaram que um ataque poderia ser iminente e as forças da Otan estavam em alerta.

Os EUA e o Reino Unido foram acusados ​​de exagerar o risco de um ataque russo, algo que negaram categoricamente.

Da Bloomberg News às Fake News: os perigos inadvertidos dos relatórios falsos

# Publicado em português do Brasil

Andrew Korybko* | One World

Só podemos imaginar a reação ocidental liderada pelos EUA se a RT acabasse cometendo um 'erro' autoproclamado, alegando, por exemplo, que o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau finalmente abdicou depois de já ter fugido da capital por medo de seu próprio povo que protestava pacificamente e possivelmente perdendo legitimidade de acordo com os mesmos padrões que o Ocidente liderado pelos EUA aplica aos líderes do Sul Global.

A Bloomberg News, amplamente (embora sem dúvida erroneamente) considerada uma das mais “respeitáveis” mídias ocidentais lideradas pelos EUA, publicou notícias falsas na sexta-feira relatando falsamente que “a Rússia invade a Ucrânia”. O autoproclamado “erro” foi posteriormente retirado e a empresa divulgou um comunicado dizendo que “lamenta” o que aconteceu. No entanto, o porta-voz presidencial russo Dmitry Peskov condenou este incidente como perigoso, apesar de concordar que não foi uma provocação deliberada. Ele até brincou que o Kremlin pode usar o termo “Bloomberg News” em vez de notícias falsas daqui para frente, embora ainda não se saiba se isso foi dito em gest ou com seriedade.

Este incidente de notícias falsas supostamente “respeitáveis” da Western Mainstream Media, liderada pelos EUA, foi definitivamente perigoso. Durante tensões geopolíticas artificialmente fabricadas, como as que atualmente foram desencadeadas pela não declarada crise de mísseis provocada pelos EUA na Europa , esses autoproclamados “erros” podem ter consequências devastadoras para pessoas comuns que podem interpretar manchetes falsas como a de Bloomberg como verdade. Pessoas mais velhas e com condições preexistentes podem sofrer emergências médicas, enquanto bandidos ultranacionalistas podem começar a fazer tumultos ou algo pior. Danos irreversíveis podem, portanto, ser causados ​​por relatórios falsos em circunstâncias extremamente tensas.

SOBRE A "ESTRATÉGIA" DOS GÉNIOS CRIATIVOS DE WASHINGTON

Andrei Martyanov [*]

A estratégia dos EUA para "consertar" a Rússia na Europa, impondo-lhe "sanções esmagadoras" para depois atacar a China, está a fracassar. Isto acontece porque foi totalmente mal concebida.

Estratégia é uma palavra da moda entre políticos e jornalistas porque é "carregada" e dá uma impressão de alguma coisa realmente misteriosa e fria. Falarei sobre isso no meu próximo vídeo. Estratégia como um "plano" para alcançar objectivos políticos em qualquer coisa, no entanto, no campo da geopolítica prática da segunda metade dos séculos XX e XXI é um bocado mais do que um "plano". Tal como em campanhas militares, ninguém se pode tornar um "estratega" sem ter antecedentes tácticos e operacionais e é por isso que toda a educação militar avançada no mundo é estruturada com o objectivo de elevar um oficial do nível táctico, para o nível operacional e para o nível do pensamento estratégico, fornecendo assim um eixo em torno do qual irão girar todas as decisões estratégicas, com contributos dos níveis táctico e operacional. Não é assim que funciona a "ciência" política moderna e que no Ocidente passa por "tomada de decisões estratégicas".

A BLACKWATER ESTÁ NO DONBASS COM O BATALHÃO AZOV

Manlio Dinucci [*]

A conversação telefónica entre o presidente Biden e o presidente ucraniano Zelensky “não correu bem” titula a CNN: enquanto “Biden preveniu que é praticamente segura a invasão russa no mês de Fevereiro, quando o terreno gelado torna possível a passagem dos tanques”, Zelensky “pediu a Biden para baixar o tom, sustentando que a ameaça russa ainda é ambígua”. Apesar de o próprio presidente ucraniano adoptar uma atitude mais prudente, as forças armadas ucranianas concentram-se no Donbass junto à área de Donetsk e Lugansk habitada por populações russas. Segundo informações provenientes da Missão de Vigilância Especial da OSCE na Ucrânia, ocultadas pelos nossos media de referência que não falam senão do deslocamento russo, há unidades do Exército e da Guarda Nacional ucranianas que chegam a cerca de 150 mil soldados. Eles são armados e treinados, portanto de facto comandados, por conselheiros militares e instrutores dos EUA/NATO.

De 1991 a 2014, segundo o Serviço de Investigação do Congresso dos EUA, os Estados Unidos forneceram à Ucrânia uma assistência militar de US$4 mil milhões, aos quais acrescentam-se mais de 2,5 mil milhões depois de 2014 e mais de mil milhões fornecidos pelo Fundo Fiduciário da NATO do qual a Itália também participa. Isto não é senão uma parte dos investimentos militares feitos pelas maiores potências da NATO na Ucrânia. A Grã-Bretanha, por exemplo, concluiu com Kiev diversos acordos militares, investindo nomeadamente 1,8 mil milhões de libras na potencialização das capacidades navais da Ucrânia: este programa prevê o armamento de navios ucranianos com mísseis britânicos, a produção conjunta de oito unidades lança-mísseis rápidas, a construção de bases navais no Mar Negro e também no Mar de Azov entre a Ucrânia, a Crimeia e a Rússia. Neste quadro, a despesas militar ucraniana, que em 2014 equivalia a 3% do PIB, passou a 6% em 2022, o que corresponde a mais de US$11 mil milhões.

Aos investimentos militares EUA-NATO na Ucrânia acrescenta-se o de US$10 mil milhões previstos pelo plano que está em vias de realizar Eric Prince, fundados da companhia militar privado estado-unidense Blackwater – actualmente rebaptizada como Academi – que forneceu mercenários à CIA, ao Pentágono e ao Departamento de Estado para operações secretas (inclusive torturas e assassinatos), ganhando milhares de milhões de dólares. O plano de Erik Prince, revelado por um inquérito da revista Time, consiste em criar na Ucrânia um exército privado através de uma parceria entre a companhia Lancaster 6, pela qual forneceu mercenários ao Médio Oriente e à África, e o principal gabinete de informações ucraniano controlado pela CIA. Não se sabe, evidentemente, quais seriam as missões do exército privado criado na Ucrânia pelo fundador da Blackwater, certamente com financiamentos da CIA. Em todo o caso, pode-se prever que, a partir da base na Ucrânia, conduziria operações secretas na Europa, Rússia e outras regiões.

Mais lidas da semana