segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Crise ucraniana leva EUA a querer impedir negocios europeus com China e Rússia

# Publicado em português do Brasil

Michael Hudson* | Rebelión

«A rivalidade econômica e militar dos Estados Unidos visa manter a Europa e seus aliados asiáticos dentro de sua órbita econômica. A Alemanha e outros aliados são obrigados a impor sanções contra o bem-estar econômico de suas próprias nações, impedindo-as de negociar com países fora da órbita do dólar americano.'

A Cortina de Ferro das décadas de 1940 e 1950 foi ostensivamente projetada para isolar a Rússia da Europa Ocidental e, assim, impedir a disseminação de ideias do comunismo. As sanções de hoje visam impedir que seus aliados ocidentais abram mais comércio e investimentos com a Rússia e a China. O objetivo não é tanto isolar a Rússia e a China, mas manter seus "aliados" firmemente dentro da órbita econômica dos EUA. Para isso, seus aliados devem abrir mão dos benefícios de importar gás russo e produtos chineses, e devem comprar gás liquefeito americano (GNL) a preços muito mais altos.

O que preocupa os americanos, e seu braço armado, a OTAN, é que a Alemanha, e muitas nações ao longo da rota do Cinturão e Rota, percebem que podem ganhar muito abrindo-se ao comércio e investimento pacíficos.

Se não há planos russos ou chineses para invadir a Ucrânia ou a Europa, qual é a necessidade da OTAN? Qual é a necessidade de grandes compras de equipamentos militares dos EUA por seus aliados ricos? E se não há confronto, por que esses países precisam sacrificar seus interesses comerciais e financeiros e depender exclusivamente dos exportadores norte-americanos?

Essas são as preocupações que levaram o primeiro-ministro francês Macron a invocar o fantasma de Charles de Gaulle e instar a Europa a se afastar do que ele chama de Guerra Fria da OTAN e sua "morte cerebral". Por esse motivo, Macron critica os acordos comerciais amigáveis ​​aos EUA que impõem custos crescentes à Europa, negando-lhes os ganhos do comércio com a Eurásia. Por esta mesma razão, a Alemanha resiste à eliminação do gás russo bloqueando o gasoduto Nord Stream 2.

A RELIGIÃO COMO ARMA POLÍTICA EM ÁFRICA

Martinho Júnior, Luanda | Belisário Rojo

O fundamentalismo religioso é legítimo em pleno século XXI?… 

As religiões têm ou não de saber respeitar os estados laicos?… 

Desde quando ultraconservadores cristãos devem beneficiar dum estatuto privilegiado, quando os fundamentalistas salafitas, wahabitas/sunitas são terroristas?… 

A cultura do “Le Cercle”, fundamentada na indústria do armamento dos componentes principais da NATO, é na sua superestrutura ideológica para ser seguida em Angola?… 

Não bastou o assessor de Savimbi e Dlakhama que dá pelo nome de Jaime Nogueira Pinto?… 

Na RDC já há uma Al Qaeda cristã, sob as siglas ADF… será que vai ser assim também aqui em Angola?…

A preocupação é abrangente. 

A religião islâmica está a servir para espalhar uma insurreição terrorista em África. 

Espalha-se uma guerra em nome de Alá que convida a uma intervenção do complexo militar-industrial americano, de que assustado, nos avisou Eisenhower. 

O Islão não é nada do que os seus terroristas apregoam, mas estes criaram uma campanha de marketing que envolve tudo e todos, deixando um rasto de destruição pelo continente.

Do mesmo modo, retomando velhas guerras santas e antigos apetites pelo poder, a Igreja Católica também ergue a sua espada.

Esqueceu- se que foram alguns dos seus padres e freiras que incentivaram o genocídio no Ruanda e voltam a lançar gasolina na fogueira. 

Onde veem dissidência e confronto não trazem a paz e a harmonia, mas as labaredas da agressão infernal.

De um lado, os islamitas confusos, do outro os católicos perfídios, preparam-se para cobrir de sangue o continente, para depois a plutocracia sem pátria vir tomar conta dos despojos.

Mais uma vez Angola torna-se palco das agressões, desta vez das religiões terrenas em confronto. 

Só há uma solução. 

Impor à força, se necessário, a laicidade do Estado e atemorizar esta Igreja Católica que semeia destruição.

* em Tribuna de Angola

CONTOS POPULARES ANGOLANOS -- A Parábola das Pérolas

Seke La Bindo

Kulembe era duro e Cimbiambiulu dura era. Não podiam dormir na mesma cama. Os que são avisados e conhecem os sentimentos sabem de fonte limpa que dois teimosos não podem viver juntos. O velho Nangombe, sábio que atravessou todas as montanhas e respirou a brisa do mar, deu aos dois jovens uma lição: Nem todos os caminhos são para trilhar nem todas as opiniões são para desprezar.

Assim falou o sábio a seu neto Kulembe: 

- U watimba, u watimba, kavalala ula umosi!

Não foi ouvido. Os jovens só gostam de ouvir palavras que enalteçam os seus feitos e elogiem os seus defeitos. Quando a verdade sai da boca dos velhos e fere sua vaidade, eles ficam olhando para nada e tapam os ouvidos com uma cortina de silêncio.

Kulembe desposou a bela Cimbiambiulu e ainda não tinham entrado em casa, já estavam a discutir. Ele disse que estava cansado, porque a festa do casamento começou cedo e o dia estava a terminar. Ela contrariava:

- Não, a noite está a começar e com ela a nossa festa vai continuar!

Desde então as discussões eram constantes. Um dia, Kulembe estava tão desesperado com as discussões que saiu de casa e foi procurar o seu avô Nangombe. Contou-lhe que em casa havia mais discussões do que silêncio, mais teimosia do que acordo. O velho olhou para o neto e disse:

- As tuas dores são como faca que trespassou o teu coração. Olongembia vyove vyasoka nd’omoko yatombola utima wove. 

E prosseguiu pausadamente:

- Quando descobrimos os defeitos da nossa amada, o amor afunda-se no sofrimento. 

Angola | SAVIMBI RESSUSCITADO ADALBERTO ENXOTADO

Artur Queiroz*, Luanda

A TPA, canal público de televisão, hoje prejudicou gravemente a UNITA ao apresentar uma “acção de massas” que ocorreu no domingo, no Cuando Cubango. As imagens não mentem. Dezenas de activistas tinham vestidas camisolas com a foto de Jonas Savimbi. E para ninguém ter dúvidas, por baixo da foto a legenda: Dr. Savimbi. Nada mudou desde a sua morte, há 20 anos (faltam poucos dias), no Lucusse. Todas e todos os que estiverem na direcção do Galo Negro vão imitar o criminoso de guerra.

Bispo Viti. Guardava na catedral de Menongue as bombas para os atentados terroristas da UNITA. Usumba ungwete l’okuluma, asangu andjitayla! Temor e tremor se apoderaram de mim, quando soube deste crime hediondo. A minha filha Anabela esteve com ele, quando a baptizou no Huambo! O perigo que correu a minha amada Bebé.

Padre António Oliveira, conhecido como o “Padre de Savimbi”, escreveu isto sobre o líder da seita do Galo Negro: “A Jamba era uma base militar. Savimbi começou por, simplesmente, não respeitar ninguém. Tanto é que matou o embaixador Wilson Santos e os filhos, como matou depois várias pessoas. Nzau Puna e Costa Fernandes tiveram que fugir senão os liquidaria. Também começou a matar generais, quando as derrotas se acumularam. Foi a partir daí que tudo se desmoronou à sua volta”. Está enganado, senhor padre Oliveira. Savimbi continua a sero líder e está vivo no espírito dos criminosos de guerra que lhe sobreviveram. Veja as imagens do comício de ontem em Menongue.

INDRA GARANTE ORGANIZAÇÃO “TRANSPARENTE” DE ELEIÇÕES EM ANGOLA

A Indra, empresa espanhola selecionada para desenvolver logística necessária para a realização das eleições gerais de agosto em Angola, garante que o processo será conduzido "de forma profissional e transparente".

O comunicado da Indra, enviado hoje à agência Lusa, surge depois de a Comissão Nacional Eleitoral de Angola (CNE) confirmar que a empresa foi escolhida, através de concurso público, para fornecer a solução tecnológica que engloba a contagem provisória e a contagem final de todos os votos registados nas eleições gerais.

Na altura, o porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, disse aos jornalistas que o afastamento da outra empresa concorrente, SmartMatic, se deveu ao incumprimento das regras do concurso e descartou que a escolha da Indra comprometa a "lisura" do processo eleitoral, apesar da oposição angolana contestar a opção por alegações de fraude.

A Indra refere no comunicado que a sua solução tecnológica "garante o cumprimento dos requisitos de transparência e de segurança exigidos por lei, o que implica a redundância dos sistemas de computação, transmissão, processamento e divulgação de resultados".

A empresa espanhola, que já organizou mais de 400 processos eleitorais nacionais e internacionais, com mais de quatro mil milhões de eleitores envolvidos, será também responsável pela aquisição, transporte e entrega de todo o material necessário para a realização destas eleições gerais.

Forças Armadas da Guiné-Bissau procuram armas em casas particulares

As Forças de Defesa e Segurança da Guiné-Bissau têm em marcha "desde a semana passada" operações de busca e revista em casas de particulares em Bissau para encontrar armas de uso militar.

As operações decorrem durante a noite, de preferência numa altura em que as pessoas estejam a dormir, disse à Lusa fonte do Estado-Maior General, acrescentando que as operações "não têm caráter violento".

O presidente da Rede de Defensores dos Direitos Humanos na Guiné-Bissau, o jurista Fodé Mané, denunciou que várias pessoas se têm vindo a queixar de "situações incómodas" nas suas residências no momento das revistas e fala ainda em "abusos por parte dos agentes" das forças de ordem.

Fodé Mané aponta para situações em que objetos pessoais são subtraídos durante aquelas operações. "A ordem que foi dada aos elementos que participam nessas operações é bater à porta, anunciar, entrar e revistar, sem causar problemas a ninguém", explicou a fonte do Estado-Maior General das Forças Armadas guineenses.

Ainda de acordo com a mesma fonte, as operações são desenvolvidas por militares do batalhão do Exército, da Marinha e da Força Aérea, bem como elementos da Guarda Nacional que também tentam encontrar "eventuais feridos" que possam ter estado nos ataques ao palácio do Governo no passado dia 01 de fevereiro, precisou.

Guiné-Bissau | ADIADO CONGRESSO DO PAIGC

O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) anunciou, esta segunda-feira (14.02), que decidiu adiar a realização do seu décimo congresso, que deveria arrancar no próximo dia 17.

O anúncio foi feito num comunicado, no qual o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIG) propõe o adiamento do evento para o próximo mês de março.

O congresso deveria decorrer entre 17 e 20 de fevereiro.

A decisão do PAIGC foi tomada na sequência de uma reunião da comissão permanente, realizada no sábado (11.02), sob presidência do líder do partido, Domingos Simões Pereira, para analisar a situação política do país e os preparativos do X congresso.

O comunicado da comissão permanente condena o que "considera ser a intromissão indevida da Presidência da República e do Governo nos assuntos internos do PAIGC, através de manobras encapotadas para dificultar" a realização do congresso.

A comissão permanente refere também que decide "acatar as medidas restritivas impostas pelo estado de alerta contra a pandemia da covid-19 e adiar a data da realização do congresso".

A comissão permanente propõe a convocação do congresso para 10, 11, 12 e 13 de março.

Deutsche Welle | Lusa

Projeto de lei de sanções à Rússia é uma 'arma de cano único e cano serrado'

# Publicado em português do Brasil

Se Deus não permitir que o governo o demita, o resultado será ferir Moscou, mas também explodir os próprios dedos dos pés dos Estados Unidos.

Anatol Lieven* | Responsible Statecraft

O projeto de lei de Menendez sobre sanções contra a Rússia pode ser descrito como um gatilho de cabelo em uma espingarda de cano serrado de cano único, com toda a combinação de efeito terrível e falta de discriminação dessa arma. Se, Deus me livre, o governo Biden o demitir, os resultados serão ferir a Rússia, mas também explodir os dedos dos próprios Estados Unidos. Tendo gasto seu único barril, os Estados Unidos também não terão mais armas para deter a Rússia – enquanto a Rússia terá muitas em seu arsenal.

O projeto de lei “Defender a Soberania da Ucrânia” prevê uma ampla gama de sanções severas tanto contra o comércio com a Rússia (incluindo sanções secundárias a empresas estrangeiras que o fazem) quanto contra indivíduos e bancos russos específicos. O elemento mais radical do projeto buscaria remover a Rússia do sistema de pagamentos bancários internacionais Swift.

Como os Estados Unidos e a OTAN declararam explicitamente que não há questão de enviar tropas para defender a Ucrânia, a ameaça de sanções maciças é de longe o impedimento mais eficaz para uma invasão russa que o Ocidente possui. Da mesma forma, é de vital importância que esse impedimento não seja gasto prematuramente, deixando-nos sem meios restantes de alavancagem sobre a Rússia.

Atualmente, ainda há espaço para uma solução diplomática para esta crise. É claro que o governo russo ainda não decidiu a guerra (pelo que vale, Moscou afirmou repetidamente que não pretende invadir a Ucrânia), e que a demarche da Rússia não foi simplesmente uma desculpa para a guerra. Se fosse esse o caso, a Rússia já teria invadido, quando as principais demandas russas foram rejeitadas.

Duas possíveis áreas de progresso diplomático foram levantadas pelas administrações dos EUA e da França, respectivamente, e parecem ter sido levadas a sério por Moscou como base para as negociações. É de vital importância que nada seja feito para frustrar este processo de negociação.

Embaixador ucraniano diz que país pode abandonar intenção de integrar NATO

O embaixador ucraniano no Reino Unido, Vadym Prystaiko, diz que a Ucrânia pode não aderir porque se sentem "ameaçados" e "intimidados".

Ucrânia pode abandonar a sua intenção de ingressar na NATO para evitar um confronto militar com a Rússia, disse esta segunda-feira o embaixador ucraniano no Reino UnidoVadym Prystaiko.

Em declaração à BBC, o embaixador indicou que o seu país seria "flexível" quanto ao seu objetivo de ingressar na Aliança Atlântica, sublinhando que a Ucrânia é um país "responsável", após o Presidente russo, Vladimir Putin, ameaçar entrar num conflito armado.

"Podemos (não aderir), especialmente a ser ameaçados assim, intimidados assim", disse Prystaiko, quando perguntado se Kiev mudaria a sua posição de integrar a NATO.

Conversações | Irão oferece-se para acolher conversações entre Rússia e Ucrânia

O Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano diz que a capital do país, Teerão, está à "disposição para acolher conversações entre os dois Governos".

Governo do Irão ofereceu-se esta segunda-feira para acolher conversações entre a Ucrânia e a Rússia, numa altura em que os Estados Unidos afirmam recear uma nova e iminente intervenção militar russa em solo ucraniano.

"Apelamos à Rússia e à Ucrânia para manterem conversações pacíficas. Expressamos a nossa disposição para acolher conversações entre os dois Governos", disse em conferência de imprensa o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Said Jatibzade.

O porta-voz afirmou que a região da Eurásia "não pode permitir outra guerra" e expressou preocupação perante a atual situação na fronteira entre a Rússia e a Ucrânia, revelando que Teerão estabeleceu um gabinete de crise face ao atual cenário.

DRAGÕES versus LEÕES: OS TRISTES ANIMAIS À SOLTA

ANIMAIS 1

ANIMAIS 2
 

PORTUGAL

Após o triste espetáculo conclui-se que é muito mais digno visitar o Jardim Zoológico (mais barato) e contribuir para a alimentação dos habitantes daquele espaço, com a vantagem da agradabilidade e do adquirir conhecimentos sobre a fauna pacífica que por ali abunda com o civismo que certo e incertos dos ditos humanos desconhecem. Assim, como foi visto, nem as feras se comportariam caso lhes fosse demonstrado respeito e civilidade que urge existir no desporto. Mais concretamente no futebol dos milhões e das falcatruas.

O Kremlin desmente interpretação de E. Macron do seu encontro em Moscovo

O Presidente francês, Emmanuel Macron, após as suas cinco horas de reunião, em Moscovo, com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, tinha pensado que a Rússia não tomaria nenhuma nova iniciativa militar face à Ucrânia. 

Mas o porta-voz do Kremlin, Dimtry Preskov, disse que não se tratava de nada disso. No estado actual das negociações, Paris e Moscovo não podem ter concluído seja o que for.

Voltairenet.org | Tradução Alva

Opióides | NOVA ARGUMENTAÇÃO DOS EUA CONTRA A CHINA

Segundo a Comissão de luta contra o tráfico de opióides sintéticos, é certo que os cartéis mexicanos produzem opióides sintéticos, mas só o conseguem fazer graças à China.

Com efeito, esta vende, sem verificação da sua utilização, os produtos químicos indispensáveis ao seu fabrico.

Pouco importa, pois, que os cartéis mexicanos actuais sejam, todos sem excepção, ao mesmo tempo combatidos e protegidos pelos Estados Unidos.

Voltairenet.org | Tradução Alva

Portugal | ÉTICA: PRECISA-SE!

Rui Sá* | Jornal de Notícias | opinião

Os portuenses, em setembro, decidiram penalizar o Movimento de Rui Moreira (RM), retirando-lhe a maioria absoluta na Câmara. Uma vereadora eleita nas listas do PS, na segunda reunião (!) camarária, anunciou a sua passagem a independente, por discordar das propostas do partido pelo qual tinha acabado de ser eleita.

Passados quatro meses, esta vereadora passa-se com armas e bagagens para o lado de RM, que a "recompensa" com a atribuição de um pelouro, passando assim a assegurar a maioria absoluta que, há cinco meses, a população do Porto decidiu não lhe revalidar. Até posso aceitar que as pessoas mudem de opinião, mas custa-me aceitar que o façam em tão pouco tempo e que essa "mudança" ocorra em simultâneo com uma contrapartida pessoal. Infelizmente, uma prática que tem caraterizado os mandatos de RM. Bem pode a senhora vereadora dizer que se sente honrada pelo convite, mas a verdade é que eticamente se desonrou. Tal como o PS que, pelos vistos, é pouco criterioso na escolha dos seus candidatos.

Em simultâneo, RM provoca a saída da Câmara de uma vereadora eleita nas suas listas, propondo-lhe a presidência da Administração da STCP. Um cargo providencial para garantir o almejado objetivo de permitir a entrada na Câmara de um ex-vereador não eleito por força da perda da maioria absoluta. A questão é que o último ato desta vereadora foi assinar uma proposta que transfere para a STCP um conjunto de competências que eram camarárias. O que, eticamente, também é reprovável....

Diziam, os "independentes", que queriam trazer para a política a ética que os partidos não tinham. Os factos desmentem-no. E, lamentavelmente, creio que isto não vai ficar por aqui...

* Engenheiro

Portugal | PRIVADOS EXIGEM MAIS MILHÕES DO ESTADO NAS PPP DA SAÚDE

Manuel Gouveia | AbrilAbril | opinião

Um dos princípios básicos do capitalismo no século XXI parece ser: «Se há lucros, eles são para dividir entre os capitalistas; se há prejuízos, o Estado e os trabalhadores que os paguem».

um tipo de liberalismo onde o que é preciso é que o dinheiro público corra com liberalidade para os bolsos do grande capital.

Vem isto a propósito da última «reivindicação» do grande capital apresentada na Comunicação Social ao seu serviço: os capitalistas do negócio da saúde querem ser indemnizados por, em 2020, o seu negócio ter dado prejuízo.

Para os mais distraídos, lembramos que em 2020 o País enfrentou uma pandemia. E os grupos privados da Saúde até ganharam bom dinheiro com ela. Mas não o suficiente para compensar a redução operacional.

Ora, qual a justiça deste pedido? A este tipo de perguntas, a resposta deveria ser sempre «depende». É que há dois lados antagónicos em (quase) todos os problemas relevantes. É evidente que, do ponto de vista do grande capital, é completamente justo que o Estado compense os seus prejuízos (depois de já ter garantido o essencial dos seus lucros). Mas olhemos do ponto de vista do resto da humanidade. Porque há-de o Estado assumir os prejuízos de grupos económicos que, quando têm lucros, os repartem entre os seus accionistas?

O Grupo Luz Saúde terá reivindicado do Estado uma compensação financeira de 45 milhões de euros. Ora, mesmo com os prejuízos de 2020, este grupo ganhou no negócio da Saúde 123,7 milhões de euros nos últimos dez anos. O mesmo se poderá dizer do Grupo Luz Saúde, apesar de não se saber exactamente quantos milhões reclamou agora.

Jerónimo de Sousa acusa PS de ter forçado rutura para “satisfazer” grande capital

PORTUGAL

Líder dos comunistas fala em “chantagem” dos socialistas para não dar resposta aos problemas que a situação do país exige

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, acusa o PS de ter forçado uma rutura com os comunistas no Orçamento do Estado para 2022 para satisfazer as “exigências do grande capital”.

 “A chantagem que o PS fez antes para não dar resposta aos problemas que a situação do país exige, apesar de dispor de recursos financeiros e orçamentais, confirma a sua opção de dar satisfação às persistentes exigências do grande capital que reclamavam a rutura com qualquer solução de convergência com o PCP e a CDU. Com a maioria absoluta que obteve, o PS fica agora com mais condições para cumprir esse papel”, acusou Jerónimo de Sousa.

O dirigente comunista falava na Sessão Pública “PCP – Contigo todos os dias”, que hoje se realizou durante a tarde na Escola Carolina Micaela, no Porto.

“Ainda mal estavam contados os votos e aí tínhamos os representantes dos grandes interesses económicos, do grande capital monopolista a cantar louvores à maioria absoluta do PS, à tão ambicionada e amplamente proclamada necessidade de estabilidade, vista como indispensável à progressão dos seus negócios, ao mesmo tempo que se apressavam a indicar o caminho a seguir e apresentar as suas exigências”, disse Jerónimo de Sousa.

Portugal | INOCENTES FALSÁRIOS

Joana Amaral Dias* | Diário de Notícias | opinião

Iocentes! Absolvidos! A deputada conhecida como a Emilinha das passwords só entrou no computador do colega José Silvano para apanhar uns documentos. Apenas isso e nada mais. O parlamentar disse que assim foi e o tribunal validou. Amém. Provou-se que aconteceu mas não se provou que foi de propósito. Fumou mas não inalou. Portanto, não houve falsidade informática (a justiça até considerou que se tratava de um anti-hacker; um ignaro em informática), logo a postiça presença do deputado foi acidental. Depois, o dito Silvano Camiliano ainda exigiu um pedido de desculpas à comunicação social, fingindo que não percebia que a questão nunca foi criminal mas política. Tanto quanto a justiça nos pede que finjamos crer nesta versão delicodoce cinderela. Ou isso ou temos fé no deputado Schrodinger que consegue estar ali e, simultaneamente, estar aqui. Ou o contrário até- como poderia Silvano cometer o ilícito se nem sequer estava no parlamento? Vale tudo. Já pensarmos que a assembleia da república é hoje uma casa do degredo na qual o comportamento amoral é tolerado e ocultado inter-pares num insuportável caciquismo, é que não. Já percebermos a gravidade do que foi feito pelo braço direito do Rio- Banho-d"Ética quando o seu partido tinha o maior grupo parlamentar, é que nunca. Nem pensar. Cruzes canhoto. Vade retro.

Mais lidas da semana