A guerra na Ucrânia e o confronto
geral com a Rússia são explicados, a partir do Ocidente, como um nobre episódio
de validade e defesa dos "valores ocidentais". É um cenário de
farsa muito elaborado.
#Traduzido em português do Brasil
A guerra na Ucrânia e o confronto
geral com a Rússia é explicado, desde o Ocidente, como um nobre episódio de
validade e defesa dos "valores ocidentais", sobretudo democráticos e
morais, cuja génese histórica afirma ser inigualável e é considerada razão de admiração
e imitação pelo resto do mundo e suas "outras" culturas. Assim,
a "cultura" do Ocidente quer ser resumida, de forma
extraordinariamente explícita e com um grau de homogeneidade sem precedentes,
nesta guerra. São pouquíssimas as vozes que destacam as misérias
triunfantes de um mundo cultural/civilizacional apegado a prolongar, sem
nenhuma autocrítica, uma colossal farsa feita de hegemonismo, agressão e
ganância: uma encenação extraordinária em que uma aliança militar, a OTAN,
dirigida e manipulado pelos Estados Unidos,
# A guerra na Ucrânia e o
confronto geral com a Rússia é explicado, desde o Ocidente, como um nobre
episódio de validade e defesa dos "valores ocidentais", democráticos
e morais
Porque, em primeiro lugar, somos
nós, o Ocidente, que decidimos e enfatizamos o que é o Oriente, ou seja, quem
são os Outros, aqueles que não vivem nossa cultura ou valores nem aceitam
submeter-se a eles, quem nós decretamos como superiores e dignos de serem
compartilhados e assumidos, sempre segundo nossa interpretação e sob nossa
direção e controle. E é por isso que, nesta guerra, com um enfoque
mediático inconcebivelmente monótono, se tem o maior cuidado em esconder as
causas imediatas e profundas da crise, pois se considera que o inimigo - a
Rússia de Putin, na altura - reúne todos os os elementos possíveis para se
tornar um objetivo, retumbante e “exemplar”, a bater pela clara e indiscutível
superioridade desses valores, que são lançados com um implacável militarismo.
É um cenário de farsa altamente
elaborado, tanto na forma quanto na substância, dominado por um etnocentrismo
inequívoco: uma raça escolhida (branca, é claro), selecionada pela história
para civilizar as outras, levando-as (por bem ou por mal) ao longo do caminho.
caminho daqueles valores que, em última análise, devem ser democráticos e
econômicos.
# É um cenário de farsa altamente
elaborado, tanto na forma quanto na substância, dominado por um etnocentrismo
inequívoco
A palavra é, com efeito,
etnocentrismo, ou seja, uma visão do mundo e das coisas de acordo com a etnia e
cultura dominantes, que foram europeias, exportadas para a América e grande
parte do mundo, e consequente “sublimação” nos Estados Unidos (que acrescenta
particularidades muito notáveis e
decisivas, destacando a religiosidade que impregna a história de sua origem,
seus pioneiros e até mesmo seus pais fundadores, os constitucionalistas de
1787; tudo isso exibindo nos fatos um discurso cínico e grotesco de uma Nação
distinguida por Deus e destinado, consequentemente, a dominar um mundo que
precisa de sua orientação).
Neste caso, a versão etnocêntrica
que nos interessa, a eurocêntrica (na qual a "variante"
norte-americana pode e deve ser perfeitamente incluída, como dizemos) mantém
uma posição permanentemente colonial em relação ao mundo estrangeiro, ou seja,
de " dominação" justificada e "documentada" de tudo e de
todos: povos, culturas, recursos... Uma colonização eminentemente econômico-cultural,
que substitui, e em grande parte prolonga, a anterior, de tipo
político-militar.
E se, por circunstâncias
circunstanciais, os antigos impérios coloniais são instados a bater no peito,
fazem-no aludindo aos seus erros de colonização... .). Nos últimos anos
tem havido uma série de "reconhecimentos de erros" por parte das
antigas potências coloniais - Holanda, Bélgica e França, de que o Reino Unido
não se arrepende -, evitando chamar as coisas pelo seu nome, ou seja, fazendo
um paripé carente de sinceridade, pois essas nações dignas mantêm seu poder
econômico e seu padrão de vida através do neocolonialismo, econômico, cultural
e não raro militar, sempre em busca de novas vítimas.