domingo, 8 de janeiro de 2023

Portugal | DEMAGOGIA? A CULPA É TODA VOSSA

Inês Cardoso* | Jornal de Notícias | opinião

É demagógico considerar que os políticos são todos corruptos, tal como é absurdo criar uma barreira entre "nós" e "eles". Nós, os cidadãos tantas vezes pouco empenhados no bem comum e tolhidos pelo individualismo, apontamos-lhes o dedo como se não emanassem da sociedade e não fossem o resultado de um sistema em que todos temos uma palavra a dizer.

O problema é que este fosso tem sido cavado pelos próprios titulares de cargos públicos. Os políticos não são todos iguais, mas nas últimas semanas tornou-se difícil encontrarmos razões para nos lembrarmos disso. Não são casos, nem casinhos, mas uma sucessão de exemplos despudorados de total alheamento em relação à realidade, de nomeação e aceitação de cargos por quem não tem condições para os exercer.

Pior ainda do que as desastrosas nomeações das ex-secretárias de Estado do Tesouro e da Agricultura é a proposta de António Costa de criar um sistema para escrutinar os nomeados antes da posse. Como se fosse possível a um primeiro-ministro sacudir essa responsabilidade dos ombros e colocar fora da sua alçada escolhas e verificações que lhe compete fazer.

Quando nos vêm dizer candidamente que "não conheciam" as polémicas que minam a confiança dos portugueses, os membros do Governo mais não fazem do que confessar a sua total incompetência e irresponsabilidade. Antes de mais, porque ninguém pode ser escolhido para os mais altos cargos executivos sem uma profunda avaliação prévia. Mais importante ainda, porque estamos a falar de pessoas que já atuavam na esfera pública quando foram chamadas à equipa governativa.

Se houver critérios claros de transparência e de rigor nos partidos, nos gabinetes da Administração Central e Local e nas empresas públicas, os casos deixarão de existir. Quando fomentarmos uma cultura de exigência, serviço e autorregulação, até a autoavaliação de quem é convidado para a vida pública passará a ser mais apertada. Até lá, continuaremos a escrutinar, a debater, a ambicionar uma democracia com mais qualidade. A quem nos governa, resta pedir que não nos deem motivos para as generalizações abusivas. Elas criam o ambiente perfeito para o populismo. E a culpa é toda vossa.

*Diretora

Sem comentários:

Mais lidas da semana