quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Massacres: FORÇA ISRAELITA ASSASSINA NOVE PALESTINOS EM ATAQUE A NABLUS

Dezenas de palestinos também ficaram feridos e foram levados ao hospital após a invasão israelense na cidade ocupada da Cisjordânia.

Al Jazeera | # Traduzido em português do Brasil

Ramallah, Cisjordânia ocupada – Pelo menos nove palestinos foram mortos e dezenas ficaram feridos em um ataque do exército israelense na cidade ocupada de Nablus, na Cisjordânia, de acordo com o ministério da saúde palestino.

O ministério disse na quarta-feira que pelo menos 97 pessoas ficaram feridas, muitas delas atingidas por munição real, e listou o estado de saúde de seis como grave .

De acordo com o ministério, os mortos incluem Adnan Sabe' Baara, 72; Mohammad Khaled Anbousi, 25; Tamer Minawi, 33; Musab Owais, 26; Hossam Isleem, 24; Mohammad Abdulghani, 23; Waleed Dakheel, 23; e Abdulhadi Ashqar, 61. A identidade da nona fatalidade ainda não foi determinada.

Confrontos generalizados começaram logo depois que o exército invadiu Nablus com dezenas de veículos blindados e forças especiais às 10h (08:00 GMT).

O exército bloqueou todas as entradas da cidade antes de cercar uma casa com dois combatentes palestinos procurados, ambos mortos.

O grupo armado Lions' Den disse em um comunicado que se envolveu em confrontos com as forças israelenses durante o ataque, ao lado do recém-anunciado grupo Balata Brigades.

O exército israelense disse que “as forças de segurança estão agora operando na cidade de Nablus”, mas não forneceu mais detalhes.

Os partidos políticos palestinos anunciaram uma greve geral nas cidades de Ramallah e Nablus na quarta-feira, convocando os palestinos a protestar perto dos postos de controle do exército israelense.

O número de palestinos mortos pelas forças israelenses desde o início de 2023 aumentou para 57 pessoas, incluindo 12 crianças, nos territórios ocupados.

Civis confrontando o exército israelense durante ataques e transeuntes não envolvidos também foram mortos, assim como combatentes palestinos em assassinatos seletivos e durante confrontos armados.

Israel intensificou seus ataques militares, prisões e assassinatos em cidades e vilas palestinas na Cisjordânia ocupada a partir de junho de 2021, após uma revolta popular palestina conhecida como “explosão de maio” que varreu Israel e os territórios palestinos ocupados ilegalmente desde 1967.

Em março de 2022, após uma série de ataques palestinos individuais dentro de Israel, o exército israelense lançou uma campanha militar que levou 2022 a ser marcado pelas Nações Unidas como o ano mais mortal para os palestinos na Cisjordânia ocupada desde 2006.

Cerca de 171 palestinos, incluindo mais de 30 crianças, foram mortos pelo exército israelense na Cisjordânia no ano passado.

Imagem: Raneen Sawafta/Reuters

Ler mais em Al Jazeera:

Apocalipse na Palestina: A ascensão do fanatismo israelense

ONU busca parecer da CIJ sobre ocupação ilegal da Palestina por Israel

Israel ordena à polícia que remova bandeiras da Palestina de espaços públicos

Palestina: unir ou morrer

Sem comentários:

Mais lidas da semana