quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Eu quero justiça para meus irmãos que Israel matou -- declara médica palestina

O exército israelita tirou de mim meus dois irmãos, os seres humanos mais adoráveis ​​que já conheci

Rua Rimawi* | Al Jazeera | opinião | # Traduzido em português do Brasil

Nas primeiras horas do dia 29 de novembro, soldados israelenses fortemente armados invadiram novamente o vilarejo de Kafr Ein, na Cisjordânia ocupada, a poucos quilômetros de onde moramos, no vilarejo de Beit Rima.

Eles começaram a atirar gás lacrimogêneo, balas de borracha e munição real contra a população local. Meus irmãos Thafer e Jawad se juntaram a outros jovens na defesa da comunidade, atirando pedras nos soldados. Isso lhes custou a vida.

Os soldados israelenses atiraram primeiro em meu irmão mais novo, Thafer. Então, quando Jawad correu para ajudá-lo, os soldados israelenses também o atingiram com uma bala explosiva.

Às 5 da manhã, minha mãe me acordou gritando que soldados israelenses haviam ferido Jawad e Thafer e que eles haviam sido levados para o hospital na cidade vizinha de Salfit. Jawad foi levado às pressas para a cirurgia, com artérias e intestinos destruídos. Thafer precisou ser transferido para outro hospital em Ramallah, onde havia um cirurgião torácico capaz de operá-lo.

Minha mãe ficou com Jawad enquanto eu fui na ambulância com Thafer. Meu irmão estava sangrando até a morte diante dos meus olhos e, embora nossa prioridade fosse mantê-lo vivo, todos no veículo estavam concentrados em encontrar uma rota sem barreiras militares. Se encontrássemos um posto de controle, seríamos parados por soldados israelenses para interrogatório e arriscávamos que meu irmão morresse enquanto esperávamos a passagem.

Quando chegamos ao hospital 20 minutos depois, minha mãe me ligou para dizer que Jawad havia sido declarado morto. Thafer estava sem pulso e os médicos realizaram RCP em seu corpo sem vida, mas, apesar de seus esforços, ele também morreu tragicamente.

Lembro-me de minha mãe me dizendo ao telefone: “Jawad se foi. Jawad morreu. Ele não está mais vivo. Por favor, diga-me que Thafer está bem. Eu não posso perder os dois,” ela implorou. Foi quando percebi que Thafer também nunca iria acordar. Como ele pode? Ele nunca saiu do lado de Jawad. Nós tínhamos perdido os dois. Meus irmãos nunca mais voltarão para casa.

Para a mídia estrangeira, este foi mais um episódio de “confrontos” na Cisjordânia, cujas vítimas são palestinos sem nome e sem rosto. Mas esses confrontos são na verdade confrontos assimétricos em que jovens e crianças, com pedras e estilingues, enfrentam um dos exércitos mais fortes do mundo. Muitos, como meus irmãos, pagam com a vida.

Algumas pessoas de fora perguntam por que os palestinos atiram pedras quando sabem que podem ser mortos por isso. Em vez disso, a pergunta deveria ser: o que mais você faria se tivesse nascido sob uma ocupação brutal e sofrido sua violência durante toda a sua vida?

A brutalidade militar de Israel compõe minhas memórias mais antigas. Lembro-me de assassinatos por soldados israelenses, lembro-me de nossa família temendo que nossa casa fosse bombardeada, lembro-me de ouvir tiros e explosões à noite, lembro-me de passar por atiradores israelenses posicionados em telhados ou sob o cano da arma de um soldado israelense.

Quando eu tinha três anos, o exército israelense invadiu nossa aldeia com tanques e helicópteros; cinco pessoas foram mortas e várias casas demolidas.

Quando eu tinha cinco anos, soldados israelenses invadiram nossa casa, prenderam e vendaram meu pai na nossa frente. Jawad, que tinha quatro anos na época, se escondeu nas minhas costas e chorou.

Esses momentos de pavor nunca deixaram a mim ou a meus irmãos. Todos os palestinos que vivem sob a ocupação militar mais longa da história moderna já passaram por isso.

Quando você testemunha injustiça, perda de entes queridos e guerras, que escolha você tem senão tentar se defender porque sabe que ninguém mais o fará?

Dizer que perdi meus irmãos em 29 de novembro não é suficiente. Perdi meus amigos mais próximos, meus humanos favoritos, dois meninos incríveis com almas gentis e sinceras, lindos em todos os sentidos. Agora minha família e eu vamos acordar todos os dias pelo resto de nossas vidas sem eles.

Jawad se formou em Administração de Empresas em 2021 com o sonho de abrir um negócio. O sonho de Thafer era viajar pelo mundo.

Mas como eram meninos nascidos na Palestina, suas vidas sempre corriam perigo. Jawad foi morto aos 22 anos antes de abrir sua própria empresa e Thafer aos 19, sem nunca ter saído do país.

Sou médica e antes de 29 de novembro sonhava em ser pediatra. Isso parece trivial agora que a ocupação israelense assassinou meus irmãos.

Mas nesta terrível escuridão, escolho procurar a luz. Eu escolho ter fé na humanidade e no desejo humano de falar contra a opressão. Eu sonho que as pessoas que estão lendo isso exigirão justiça para Jawad e Thafer e para o povo da Palestina.

A matança tem que parar. O mundo perde muito de seu potencial cada vez que um indivíduo jovem, inteligente e atencioso é brutalmente morto pelo exército israelense. Os palestinos merecem viver com dignidade sem serem oprimidos e sem perder constantemente seus entes queridos.

Os responsáveis ​​por matar meus irmãos devem ser responsabilizados. A ocupação israelense deve terminar e seus criminosos de guerra devem ser levados a tribunal. Quantas tragédias mais o mundo precisa ver para agir?

* Ru'a Rimawi é médica e pesquisadora em neurociência, saúde mental e pediatria.

Na imagem: Thafer e Jawad Rimawi foram mortos em 29 de novembro em Kafr Ein, na Cisjordânia ocupada [Cortesia de Ru'a Rimawi]

Ouça estes podcasts:

Porque os ataques estão aumentando em Israel-Palestina? Israel diz que intensificará seus ataques na Cisjordânia ocupada, onde as forças israelensesmataram dezenas de palestinos neste... -- em inglês

Sem comentários:

Mais lidas da semana