quinta-feira, 16 de março de 2023

Moçambique | Cabo Delgado: População relata mortes e raptos em Mitope

Um novo ataque perpetrado, esta terça-feira, por homens desconhecidos, na aldeia de Mitope, distrito de Mocímboa da Praia, deixou três mortos. Fontes locais dão conta ainda do rapto de oito mulheres e duas crianças.

Um grupo armado desconhecido matou na terça-feira três residentes de uma aldeia de Cabo Delgado, norte de Moçambique, de onde raptaram 10 mulheres e crianças, relataram, esta quarta-feira (15.03), fontes locais.

"Fomos surpreendidos ontem [terça-feira] por volta das 18:00. Surgiram 'terroristas' e decapitaram três pessoas, um meu vizinho e dois da força local", descreveu uma residente de 69 anos que vive em Mitope, distrito de Mocímboa da Praia.

"É uma tristeza porque estamos perto de [forças de] segurança aqui em Awasse", referiu na língua local 'kimwani', numa alusão ao posto mais próximo onde há tropas ruandesas estacionadas, na Estrada Nacional 380 (EN380), que cruza Cabo Delgado.

A residente contou que andou a pé durante a noite, de Mitope até Awasse, à procura de segurança.

Rapto de 10 pessoas

Uma outra fonte da comunidade fez saber que o mesmo grupo levou para parte incerta oito mulheres e duas crianças.

"Levaram nossos familiares, 10 no total, são oito mulheres e duas crianças que não sabemos para onde foram", lamentou um residente de 47 anos, que também falava já a partir de Awasse.

Após o ataque, os membros da força local estiveram reunidos e alertaram as autoridades, pedindo um aumento do efetivo.

"Estamos a trabalhar para que isso não volte a acontecer e as autoridades já foram informadas. Nós não vamos descansar até que a paz volte a reinar aqui em Mitope", disse um dos elementos.

A comunidade de Mitope fica junto a Awasse, ao longo da EN380.

A província de Cabo Delgado enfrenta há cinco anos uma insurgência armada com alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Deutsche Welle | Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana