quarta-feira, 6 de setembro de 2023

G20: Última Valsa num Mundo Despedaçado


Antes da cimeira do G20 em Nova Deli neste fim de semana, MK Bhadrakumar diz que um evento concebido no mundo de ontem, antes de a nova guerra fria chegar, perdeu significado.

MK Bhadrakumar* | Punchline Indiano | em Consortium News | # Traduzido em português do Brasil

O governo Modi da Índia não está perplexo com as decisões do Presidente russo, Vladimir Putin, e do Presidente chinês, Xi Jinping, de não participarem na Cimeira do G20 em Nova Deli, de 9 a 10 de Setembro. Sua cognição intuitiva ajuda a ser estóico. Esta é, sem dúvida, uma situação shakespeariana:

“Estou ensanguentado / Entrei tão longe, que, se não pudesse mais caminhar, / Voltar foi tão tedioso quanto ir.”

Os diplomatas de alto calibre da Índia teriam adivinhado há algum tempo que um acontecimento concebido no mundo de ontem, antes do início da nova guerra fria, não teria a mesma escala e significado hoje. 

No entanto, Deli deve sentir-se desiludida, pois as compulsões de Putin ou Xi Jinping nada têm a ver com as relações dos seus países com a Índia. O governo deu um toque burocrático, dizendo: “O nível de participação nas cimeiras globais varia de ano para ano. No mundo de hoje, com tantas exigências ao tempo dos líderes, nem sempre é possível que todos os líderes participem em todas as cimeiras.” 

Dito isto, a administração de Deli está a embelezar a cidade, retirando os bairros de lata da vista do público, acrescentando novos painéis atraentes para chamar a atenção dos dignitários estrangeiros e até alinhando vasos de flores ao longo das estradas pelas quais passam as carreatas. 

Não é preciso ser um cientista espacial para perceber que o traço comum nas decisões tomadas em Moscovo e Pequim é que as suas lideranças não estão minimamente interessadas em qualquer interação com o presidente dos EUA, Joe Biden, que estará acampado em Deli durante quatro dias com todo o tempo à sua disposição para algumas reuniões estruturadas, no mínimo, alguns “afastamentos” e coisas do gênero no mínimo que pudessem ser capturadas pelas câmeras. 

As considerações de Biden são políticas: qualquer coisa que ajude a desviar a atenção da tempestade que se forma na política dos EUA, que ameaça culminar no seu impeachment, o que pode, por sua vez, prejudicar a sua candidatura nas eleições de 2024. 

É claro que este não é o momento Lyndon Johnson de Biden. Johnson tomou a tumultuada decisão em Março de 1968 de se retirar da política como um passo forte para curar as fissuras da nação, ao mesmo tempo que se angustiava profundamente com o facto de “agora haver divisão na casa americana”. 

Biden estava armando uma armadilha para ursos

Mas Biden é tudo menos um visionário. Ele estava a preparar uma armadilha para Putin, para reforçar a sua falsa narrativa de que se este último desmontasse do seu cavalo, a guerra na Ucrânia terminaria da noite para o dia.

Por seu lado, o Kremlin está bem ciente de que a Casa Branca continua a ser o mais forte defensor da tese de que uma guerra prolongada enfraqueceria a Rússia. Na verdade, Biden foi a limites extraordinários que nenhum dos seus antecessores alguma vez se atreveu a alcançar – ajudando e encorajando ataques terroristas ucranianos nas profundezas da Rússia. 

De certa forma, Xi Jinping também enfrenta uma armadilha, já que a administração Biden está fazendo um grande esforço para se projetar como conciliadora em relação à China, como testemunharia recentemente a linha direta de autoridades dos EUA que se dirigiram a Pequim - Secretário de Estado Antony J. Blinken em junho ; a secretária do Tesouro, Janet Yellen, e o enviado para o clima, John Kerry, em julho; e a secretária de Comércio, Gina Raimondo, em agosto. 

O New York Times publicou na terça-feira uma reportagem intitulada “Funcionários dos EUA estão transmitindo para a China. Pequim retribuirá o favor?” Castigou Pequim: 

“A China tem muito a ganhar com o envio de autoridades para os Estados Unidos. Seria um sinal ao mundo de que está a fazer um esforço para aliviar as tensões com Washington, especialmente numa altura em que a China precisa de reforçar a confiança na sua economia instável. Uma visita também poderia ajudar a lançar as bases para um potencial e altamente aguardado encontro entre o Presidente Biden e o principal líder da China, Xi Jinping, num fórum em São Francisco, em Novembro. 

“Pequim, no entanto, tem sido evasiva.”

A questão é que, durante todo este tempo, Washington também tem insultado e provocado incessantemente Pequim com beligerância e através de meios calculados para enfraquecer a economia da China e incitar Taiwan e os países da ASEAN a alinharem-se como aliados dos EUA no Indo-Pacífico, além de difamar a China . 

Mestre do Doublespeak 

Tanto Putin como Xi aprenderam da maneira mais difícil que Biden é um mestre no discurso ambíguo, dizendo uma coisa a portas fechadas e agindo inteiramente ao contrário, sendo muitas vezes rude e ofensivo a nível pessoal, numa demonstração sem precedentes de diplomacia pública grosseira. 

É claro que o simbolismo da “reconciliação” EUA-Rússia em solo indiano, por mais inventado que seja, só pode funcionar em benefício de Washington para afastar o primeiro-ministro Narendra Modi da parceria estratégica de enorme importância da Índia com a Rússia, numa conjuntura em que as súplicas do Ocidente sobre a Ucrânia falharam. para obter ressonância no Sul Global. 

Do jeito que está, a participação equivocada da Índia nas recentes “conversações de paz” em Jeddah (que na verdade foi uma ideia do Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan) criou percepções equivocadas de que o governo Modi “fará parte da implementação do acordo de paz de 10 pontos”. fórmula proposta pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, e os detalhes estão sendo discutidos.” 

Tanto Moscovo como Pequim estarão extremamente cautelosos com as armadilhas da administração Biden que visam criar mal-entendidos nas suas relações mútuas e criar percepções erradas sobre a estabilidade da relação estratégica russo-chinesa num momento crítico em que Putin se prepara para visitar Pequim. 

A possível visita de Putin à China em Outubro pode ser considerada uma resposta à visita de Xi a Moscovo em Março, mas tem um conteúdo substancial como é evidente no convite de Pequim para que ele seja o orador principal no terceiro Fórum do Cinturão e Rota, que marca o 10º aniversário da aparecimento da BRI na política externa chinesa. 

Embora em 2015 Putin e Xi tenham assinado uma declaração conjunta sobre cooperação sobre “ligar a construção da União Económica Eurasiática e o Cinturão Económico da Rota da Seda ”, até agora o apoio de Moscovo à BRI tem sido mais de carácter declarativo, ficando aquém da adesão a ela. O lado chinês, quando conveniente, menciona a Rússia como um país do Cinturão e Rota, enquanto Moscou simplesmente adere às formulações anteriores. 

Isto poderá mudar com a visita de Putin em Outubro e, se assim for, poderá ser uma mudança histórica no jogo para a dinâmica da parceria sino-russa e para o fluxo da política internacional como um todo. 

Os diplomatas indianos esperam produzir um documento conjunto que aborde as contradições, que não dizem respeito apenas à Ucrânia, mas também às alterações climáticas, às obrigações de dívida dos mercados emergentes, aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, à transformação digital, à segurança energética e alimentar, e assim por diante. A linha de confronto do Ocidente colectivo representa um grande obstáculo. 

Osministros dos Negócios Estrangeiros do G20 poderão ter dificuldade em adoptaruma declaração conjunta, como alertou o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, que representará a Rússia na reunião . Putin e Xi provavelmente não esperam quaisquer soluções inovadoras da cimeira do G20.

A grande probabilidade é que o evento de Deli deste fim-de-semana possa vir a ser a última valsa deste género entre os cowboys do mundo ocidental e o cada vez mais inquieto Sul Global. O renascimento da luta anticolonial em África é ameaçador. Obviamente, a Rússia e a China estão a colocar os seus ovos no cesto dos BRICS. 

*MK Bhadrakumar  é um ex-diplomata. Ele foi embaixador da Índia no Uzbequistão e na Turquia. As opiniões são pessoais.

Este artigo é do Indian Punchline. 

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