O comissário para a Política de Vizinhança, o húngaro Olivér Várhelyi, anunciou na segunda-feira a suspensão dos programas para apoiar a população palestiniana sem consultar a presidente da Comissão Europeia e o resto do colégio
"O anúncio foi feito sem consulta prévia de qualquer elemento do colégio", revelou hoje o porta-voz da Comissão Eric Mamer, em conferência de imprensa, em Bruxelas.
O porta-voz acrescentou que o anúncio feito por Olivér Várhelyi "foi imediatamente" discutido pelo colégio de comissários e foi no próprio dia revertido.
Questionado pelos jornalistas sobre a possibilidade de a presidente da Comissão aplicar uma sanção ao comissário para a Política de Vizinhança e o Alargamento, Eric Mamer respondeu apenas que Ursula von der Leyen está "inteiramente concentrada" na evolução do conflito israelo-palestiniano.
"Não vamos proibir as pessoas de utilizar as redes sociais, mas queremos assegurar que a comunicação do colégio é coerente", comentou.
Contudo, continuou o porta-voz, há um "sentimento de que é necessário" fazer uma revisão exaustiva dos programas de apoio à população palestiniana e dos pagamentos à Autoridade Palestiniana para assegurar que o dinheiro da União Europeia está a ser utilizado para custear as atividades do Hamas, uma organização considerada terrorista pelos 27.
Notícias ao Minuto
Imagem: © Thierry Monasse/Getty Images
Leia em Notícias ao Minuto: Comissão Europeia suspende totalidade do apoio aospalestiniano
Sem comentários:
Enviar um comentário