quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Israel volta a bombardear campo de refugiados no norte da Faixa de Gaza

O conflito já provocou milhares de mortos e feridos, entre militares e civis, nos dois territórios. Siga em direto na TSF. O conflito já provocou milhares de mortos e feridos, entre militares e civis, nos dois territórios. Siga em direto na TSF.

01 nov17:02

Cátia Carmo

Biden espera que cidadãos norte-americanos deixem Gaza esta quarta-feira

O Presidente dos EUA, Joe Biden, disse no X (ex-Twitter) esperar que os cidadãos norte-americanos deixem Gaza esta quarta-feira através da passagem de Rafah para o Egito. No entanto, não deixou claro se há algum cidadão norte-americano no primeiro grupo que sairá do local ou quantos receberam a aprovação para fazer a travessia.

"Esperamos que os cidadãos norte-americanos saiam hoje e esperamos ver mais pessoas a sair nos próximos dias", escreveu Biden.

01 nov16:54

Lusa

Comissário da ONU entra em Gaza e exige cessar-fogo e corredor humanitário

O comissário-geral da agência da ONU para os refugiados palestinianos (UNRWA), Philippe Lazzarini, entrou esta quarta-feira em Gaza para expressar o seu apoio à população local e exigir de novo um cessar-fogo e a abertura de corredores humanitários.

LER MAIS

01 nov16:42

Cátia Carmo

Mais de 70 feridos e 300 pessoas com passaporte estrangeiro retirados de Gaza para o Egito

Foram transferidos esta quarta-feira da Faixa de Gaza para o Egito, pela primeira vez desde que começou a guerra entre Israel e o Hamas, 76 palestinianos feridos e 335 pessoas estrangeiras e com dupla nacionalidade, avança um funcionário egípcio à AFP.

"Às 16h30, 76 palestinianos feridos, em ambulâncias, e 335 pessoas com passaporte estrangeiro, em autocarros, atravessaram" o posto fronteiriço de Rafah, contou o responsável no local, contactado por telefone a partir de Ismailia, no nordeste do Egito.

01 nov15:31

Lusa

OMS alerta que milhares de doentes em Gaza precisam de cuidados urgentes e regulares

Milhares de habitantes da Faixa de Gaza precisam de cuidados médicos urgentes, quer na sequência de ferimentos no contexto do conflito em curso, quer por doenças crónicas, alertou esta quarta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Hoje, as autoridades egípcias autorizaram a abertura do posto fronteiriço de Rafah para fins exclusivamente humanitários, nomeadamente para o transporte de pessoas com necessidades médicas.

Em comunicado, a OMS saudou a decisão do Egito de aceitar acolher e tratar "81 pessoas da Faixa de Gaza feridas e doentes".

LER MAIS

01 nov13:54

Lusa

Encerrado único hospital em Gaza que trata doentes com cancro

O Ministério da Saúde da Autoridade Palestiniana alertou esta quarta-feira que o único hospital em Gaza que trata doentes com cancro foi obrigado a encerrar por falta de combustível.

Em comunicado, que cita o ministro da Saúde palestiniano, Mai al Kaila, refere-se que o hospital da Amizade Turco-Palestiniana cessou as operações "como resultado dos bombardeamentos das forças de ocupação (Israel)" na segunda e terça-feira e depois de ter ficado sem combustível.

Face a esta situação, alertou o ministro, está em causa o tratamento e a "vida de 70 doentes oncológicos."

01 nov11:46

Lusa

"É difícil e será longa." Netanyahu promete vencer a guerra contra Hamas

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu esta quarta-feira que o país irá vencer a guerra contra o movimento islamita palestiniano Hamas, apesar das "perdas dolorosas" de soldados israelitas no conflito.

"Estamos numa guerra que é difícil e que será longa. Prometo aos cidadãos de Israel que vamos fazer o nosso trabalho e continuar até à vitória", afirmou Benjamin Netanyahu, citado pela agência AFP, horas depois de ter sido anunciado a morte, nas últimas 24 horas, de 11 soldados israelitas na sequência de combates na Faixa de Gaza.

LER MAIS

01 nov11:23

Lusa

Repórteres sem Fronteiras denunciam "crimes de guerra" contra jornalistas em Israel e na Palestina

A organização não-governamental (ONG) Repórteres sem Fronteiras (RSF) denunciou, junto do Tribunal Penal Internacional (TPI), a ocorrência de "crimes de guerra cometidos contra jornalistas na Palestina e em Israel", segundo um comunicado divulgado hoje.

"A RSF fez uma queixa por crimes de guerra junto do Gabinete do Procurador do Tribunal Penal Internacional no dia 31 de outubro de 2023", pode ler-se no comunicado da organização, citado pela agência France-Presse (AFP).

A queixa detalha os casos de "nove jornalistas mortos desde 07 de outubro [data do ataque do Hamas a Israel], e de dois feridos no exercício das suas funções".

LER MAIS

01 nov11:02

Carolina Quaresma

Israel volta a bombardear campo de refugiados no norte da Faixa de Gaza

Israel voltou, esta quarta-feira, a bombardear o campo de refugiados de Jabalia, no norte da Faixa de Gaza, avança a televisão Aljazeera.

Será o segundo ataque em poucas horas. O primeiro aconteceu na terça-feira e matou, pelo menos, 50 pessoas e feriu dezenas.

As informações sobre este novo ataque ainda são muito escassas, mas a imprensa israelita fala num "elevado número de mortos". Vários prédios terão ruído, mas ainda não há informação sobre vítimas.

01 nov10:26

Carolina Quaresma

Primeiras ambulâncias que transportam feridos graves de Gaza entram no Egito

As primeiras ambulâncias que transportam feridos graves provenientes da Faixa de Gaza já entraram no Egito, através da passagem de Rafah.

São perto de 90 e vão receber assistência médica nos hospitais egípcios.

Espera-se também a saída de cerca de 400 estrangeiros que estavam em Gaza. Esta é a primeira vez que a fronteira de Rafah abre para a retirada de pessoas desde o dia 7 de outubro.

01 nov10:11

Carolina Quaresma

Hamas diz que ataque de Israel a campo de refugiados em Gaza matou sete reféns

O Hamas afirma que o ataque de Israel ao campo de refugiados de Jabaliya, no norte da Faixa de Gaza, matou sete reféns, entre os quais três estrangeiros.

"Sete reféns civis morreram no massacre de Jabaliya de terça-feira, incluindo três titulares de passaportes estrangeiros", afirmou o braço armado do Hamas em comunicado, citado pela France-Press.

01 nov09:16

Lusa

Exército de Israel diz que atingiu 11 mil alvos na Faixa de Gaza desde início da guerra

O exército israelita anunciou esta quarta-feira ter atingido mais de 11 mil alvos na Faixa de Gaza desde o início da guerra desencadeada pelo ataque do movimento islamita Hamas, em 07 de outubro.

"Desde o início da guerra, as Forças de Defesa de Israel atingiram mais de 11 mil alvos pertencentes a organizações terroristas na Faixa de Gaza", declarou o exército em comunicado.

O exército de Israel publicou hoje também os nomes de nove soldados mortos em combate em Gaza na terça-feira, elevando para 326 o número de combatentes mortos.

LER MAIS

01 nov08:56

Carolina Quaresma

Fronteira de Rafah abre para retirada de estrangeiros e feridos graves de Gaza

A fronteira de Rafah, entre a Faixa de Gaza e o Egito, abriu para retirar estrangeiros e feridos graves. O acordo, segundo a Reuters, foi alcançado com a ajuda do Qatar.

De acordo com a France-Press, dezenas de estrangeiros já deixaram a Faixa de Gaza.

Espera-se que cerca de 400 estrangeiros e cidadãos de dupla nacionalidade, juntamente com cerca de 90 doentes e feridos, abandonem Gaza durante o dia.

LER MAIS

31 out18:14

Gonçalo Teles

Dezenas de mortos. Israel justifica ataque a campo de refugiados para matar comandante do Hamas

A Defesa israelita confirmou que bombardeou esta terça-feira a zona de Jabaliya, em Gaza, acabando por atingir um campo de refugiados, para matar Ibrahim Biari, identificado como comandante do batalhão de Jabaliya Central do Hamas.

"A sua eliminação foi levada a cabo através de um bombardeamento em larga escala de terroristas e estruturas terroristas que pertenciam ao batalhão de Jabaliya Central, que tinha tomado controlo de edifícios civis na cidade de Gaza", indicaram as forças israelitas num comunicado difundido esta tarde.

O ataque do início desta tarde a Jabaliya matou pelo menos 50 pessoas, sendo que o Ministério da Saúde de Gaza atira o número de vítimas mortais para pelo menos cem num momento em que ainda estão a ser recuperados corpos dos escombros.

LER MAIS

ATUALIZAÇÕES AQUI - TSF

Sem comentários:

Mais lidas da semana