AD apresenta Governo a 28 de março e posse é a 2 de abril
Marcelo Rebelo de Sousa apenas convidou o líder da AD a formar Governo após a contagem final dos votos da emigração.
O líder da Aliança Democrática, Luís Montenegro, foi esta quinta-feira indigitado primeiro-ministro pelo Presidente da República.
"Tendo o Presidente da República procedido à audição dos partidos e coligações de partidos que se apresentaram às eleições de 10 de março para a Assembleia da República e obtiveram mandatos de deputados, tendo a Aliança Democrática vencido as eleições em mandatos e em votos, e tendo o Secretário-Geral do Partido Socialista reconhecido e confirmado que seria líder da Oposição, o Presidente da República decidiu indigitar o Dr. Luís Montenegro como Primeiro-Ministro, apresentando oportunamente ao Presidente da República a orgânica e composição do XXIV Governo Constitucional", lê-se numa nota publicada no site da Presidência da República.
A indigitação por parte do Presidente da República aconteceu apenas após a contagem final de todos os votos da emigração, quando os relógios já marcavam 00h18 de quinta-feira.
À saída da reunião com Marcelo Rebelo de Sousa, Montenegro confirmou que foi indigitado como primeiro-ministro e realçou a importância de a indigitação ser feita o mais rápido possível, devido à viagem desta quinta-feira a Bruxelas para reunir com a presidente da Comissão Europeia e com outros líderes do Partido Popular Europeu. Na curta declaração, o líder da AD também informou que apresentará a composição do Governo na próxima quarta-feira, 28 de março, que será empossado no dia 2 de abril.
Rui Oliveira Costa | TSF | Imagem: Patrícia de Melo Moreira/AFP
Sem comentários:
Enviar um comentário