quarta-feira, 17 de abril de 2024

Cooperação China-Alemanha não é “risco”, mas oportunidade: Xi

Visita injeta positividade nos laços bilaterais China-UE enquanto a Alemanha busca estabilidade

Global Times | # Traduzido em português do Brasil

O presidente chinês, Xi Jinping, apelou na terça-feira à China e à Alemanha para que vejam e desenvolvam as relações bilaterais a partir de uma perspectiva estratégica e de longo prazo, e trabalhem em conjunto para injetar maior estabilidade e certeza no mundo. Xi fez as observações durante uma reunião com o chanceler alemão, Olaf Scholz, que concluiu a sua visita de três dias à China em Pequim, depois de liderar uma grande delegação a Chongqing e Xangai.

Tendo como pano de fundo as acusações de subsídios da UE aos veículos eléctricos (VE) e às turbinas eólicas chineses, e a campanha publicitária de "excesso de capacidade" iniciada pelos EUA, Xi apelou a que se encarasse a questão da capacidade de produção objectiva e dialeticamente. Os dois líderes também tiveram uma troca aprofundada de pontos de vista sobre a crise na Ucrânia e outras questões internacionais e regionais de interesse mútuo, informou a Agência de Notícias Xinhua. 

Na terça-feira, Xi e Scholz também passearam pelos terrenos da Diaoyutai State Guesthouse em meio à brisa suave da primavera verdejante, segundo relatos da mídia. 

Uma atmosfera amigável pôde ser sentida durante a visita de Scholz, durante a qual ele visitou fábricas de empresas alemãs na China e fez intercâmbio com estudantes da Universidade Tongji, em Xangai, instituto fundado por um médico alemão há um século e que mantém estreita cooperação com a Alemanha. 

A agenda completa e extensa de Scholz e as suas observações sobre alguns temas sensíveis mostraram que o chanceler alemão manteve um equilíbrio estratégico no meio da pressão de outros partidos como a UE e os EUA, disse Wang Yiwei, diretor do Instituto de Assuntos Internacionais da Universidade Renmin de China.

Sempre considerando a Alemanha e a UE como parceiros, a China pode fornecer a certeza de que a Alemanha necessita urgentemente, uma vez que três incertezas - a crise da Ucrânia, as eleições presidenciais dos EUA e as eleições para o Parlamento Europeu - persistem, disse Wang ao Global Times na terça-feira.

Os resultados positivos da visita vão além das expectativas de alguns observadores, e Wang também vê a reunião dos líderes e a visita de Scholz como uma injecção de positividade valiosa e muito necessária nas turbulentas relações China-UE.

Quando um vento populista parece estar a tornar-se mais forte dentro da UE, levando a opiniões tendenciosas e combativas sobre a China, espera-se que a Alemanha, após um envolvimento profundo com a China, continue a liderar as vozes racionais dentro da UE, disseram analistas. . 

Cadeia de abastecimento Durante a reunião de terça-feira, Xi observou que as cadeias industriais e de abastecimento da China e da Alemanha estão profundamente interligadas e os mercados dos dois países são altamente interdependentes. A cooperação mutuamente benéfica entre a China e a Alemanha não é um “risco”, mas uma garantia para a estabilidade das relações bilaterais e uma oportunidade para o futuro, disse Xi.  

Os dois países têm um enorme potencial para uma cooperação ganha-ganha tanto em campos tradicionais, como fabricação de máquinas e automóveis, quanto em campos emergentes, incluindo transformação verde e inteligência artificial digital, observou Xi.

Os dois lados devem levar adiante as características distintivas de benefício mútuo e resultados vantajosos para todos e alcançar o sucesso mútuo, disse Xi, acrescentando que as exportações chinesas de veículos elétricos, baterias de lítio e produtos fotovoltaicos não apenas enriqueceram a oferta global e aliviaram a pressão inflacionária global, mas também contribuiu grandemente para a resposta global às alterações climáticas e para uma transformação verde e hipocarbónica.

Observando que tanto a China como a Alemanha dependem fortemente da indústria e apoiam o livre comércio e a globalização económica, Xi disse que os dois lados devem estar vigilantes contra o crescente proteccionismo, olhar para a questão da capacidade de produção objectiva e dialeticamente a partir de uma perspectiva orientada para o mercado e global, aderir aos princípios económicos e promover uma maior cooperação, informou a Xinhua.

Por sua vez, Scholz disse que durante a sua visita nos últimos dias, ficou impressionado com as conquistas de desenvolvimento da China e com a cooperação estreita e sólida entre empresas alemãs e chinesas. 

A Alemanha está disposta a continuar a fortalecer o relacionamento com a China, aprofundar o diálogo bilateral e a cooperação em vários campos, promover intercâmbios entre pessoas em áreas como educação e cultura, o que é importante para ambos os países e para o mundo em geral, disse ele. . 

A Alemanha se opõe ao protecionismo e apoia o livre comércio. Como membro importante da UE, a Alemanha está disposta a desempenhar um papel ativo na promoção do bom desenvolvimento das relações UE-China, disse Scholz.

Na terça-feira, o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, e a chanceler alemã participaram conjuntamente no Simpósio do Comité Consultivo Económico China-Alemanha, em Pequim, com cerca de 20 empresários dos dois países. 

Li sublinhou que o governo chinês está disposto a trabalhar com o governo alemão para fornecer mais apoio político para tornar a cooperação entre os dois lados mais suave e eficiente, e para promover o desenvolvimento sustentado, estável e saudável da cooperação económica e comercial entre os dois países. .

A Alemanha tem sido o maior parceiro comercial da China na Europa durante 49 anos consecutivos, enquanto a China tem sido o maior parceiro comercial global da Alemanha durante oito anos consecutivos. 

Sun Yanhong, investigador sénior do Instituto de Estudos Europeus da Academia Chinesa de Ciências Sociais, disse ao Global Times na terça-feira que a grande delegação demonstra plenamente a grande importância que a Alemanha atribui à China. 

No que diz respeito à espinhosa questão dos VE, Wang disse que Scholz, depois de visitar as fábricas chinesas, poderia compreender melhor que a competitividade da indústria chinesa de VE não provém de "subsídios", mas de infra-estruturas, energia acessível e inovação tecnológica. 

A imposição de tarifas punitivas seria uma situação em que todos perderiam; A China e a Alemanha deveriam concentrar-se em como tornar o bolo maior e não em como cortá-lo, disse He Weiwen, membro sénior do Centro para a China e a Globalização. “Se a China e a Alemanha puderem cooperar no setor de VE, ou seja, concretizar uma concorrência benigna, isso estimularia a lenta economia global.” 

Sun sublinhou o potencial da cooperação na transformação verde num sentido mais amplo, como a IA, a condução autónoma e a produção inteligente.   

Como segunda e terceira maiores economias do mundo, a China e a Alemanha têm a responsabilidade global de suavizar a cooperação e contribuir para a estabilidade das cadeias industriais e de abastecimento globais, disse Sun.

Helga Zepp-LaRouche, fundadora do think tank político e económico baseado na Alemanha, o Instituto Schiller, disse ao Global Times numa entrevista anterior que para uma economia de exportação como a Alemanha, seria "suicida" seguir estes apelos para "reduzir o risco ."

Promover a paz 

No meio de grandes tensões e pontos de inflamação geopolíticos, os analistas sublinharam que, embora a China e a Alemanha tenham sistemas, culturas e ideologias diferentes, a sua comunicação e coordenação são cruciais para manter ao máximo a estabilidade geopolítica e promover a paz global. 

Sobre a persistente crise na Ucrânia, que trouxe pesadas perdas à Europa, Xi propôs quatro princípios para evitar que a crise saia do controlo e para restaurar a paz o mais rapidamente possível. 

"Em primeiro lugar, devemos dar prioridade à manutenção da paz e da estabilidade e abster-nos de procurar ganhos egoístas. Em segundo lugar, devemos acalmar a situação e não colocar lenha na fogueira. Terceiro, precisamos de criar condições para a restauração da paz e abster-nos de agravar ainda mais as tensões. Em quarto lugar, devemos reduzir o impacto negativo na economia mundial e abster-nos de minar a estabilidade das cadeias industriais e de abastecimento globais", disse Xi. 

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, disse na terça-feira que a China e a Alemanha estão comprometidas em defender os propósitos e princípios da Carta das Nações Unidas, incluindo a manutenção da soberania e da integridade territorial. Esta é a base necessária para uma arquitectura de segurança sustentável e deve ser respeitada. 

A China e a Alemanha encorajam e apoiam os esforços para procurar uma solução política para a paz na Ucrânia e estão dispostas a manter uma comunicação estreita e ativa sobre a próxima reunião de alto nível na Suíça e outros eventos internacionais relevantes no futuro, disse Lin.  

A China e a Alemanha apelam conjuntamente a: oposição à utilização ou ameaça de utilização de armas nucleares; oposição a ataques a centrais nucleares e outras instalações nucleares pacíficas; resolução adequada das questões de segurança alimentar internacional, contribuindo para garantir a segurança alimentar global sem prejudicar a produção e exportação de alimentos; cumprimento do direito humanitário internacional, proteção dos civis, libertação mútua antecipada de prisioneiros de guerra e respeito pelos direitos básicos dos prisioneiros de guerra, observou o porta-voz. 

A questão tem sido um grande obstáculo às relações China-Alemanha e China-UE, causando desconfiança política, por isso Sun acredita que as propostas do Presidente Xi podem dissipar melhor os mal-entendidos sobre a posição da China e consolidar o terreno comum, especialmente a não utilização de armas nucleares. 

Os elevados preços da energia devido à crise poderão continuar a arrastar a economia alemã, enquanto um possível regresso de Donald Trump à presidência dos EUA poderá levar a novas tensões na relação transatlântica, disseram analistas. A tarefa urgente é minimizar o impacto das tensões e incertezas geopolíticas, e não semear mais confronto ou hostilidade, afirmaram. 

Xi e Scholz também trocaram opiniões na terça-feira sobre o conflito israelo-palestiniano e outras questões internacionais e regionais de interesse comum.  

Scholz disse que a Alemanha está disposta a melhorar a comunicação e a coordenação com a China, enfrentar conjuntamente os desafios globais, como as alterações climáticas, e está empenhada em defender a ordem internacional multilateral, promover a paz e o desenvolvimento mundial, e opõe-se ao confronto.

Imagem: O presidente chinês Xi Jinping (à direita) encontra-se com o chanceler alemão Olaf Scholz na Diaoyutai State Guesthouse em Pequim em 16 de abril de 2024. Foto: Xinhua

Sem comentários:

Mais lidas da semana