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A Rússia considera que se trata de uma série de projetos de logística militar vendidos ao público como se fossem econômicos.
A 10ª Cúpula da " Iniciativa dos Três Mares " (3SI), que se refere à plataforma conjuntamente fundada pela Polônia e pela Croácia para promover a integração da Europa Central, foi concluída em Varsóvia no final de abril. A declaração conjunta , da qual a Hungria se desvinculou dos parágrafos relevantes para a Ucrânia , declarou que a Espanha e a Turquia se juntarão à Comissão Europeia, Alemanha, Japão e EUA como parceiros estratégicos, enquanto a Albânia e Montenegro se juntarão à Moldávia e à Ucrânia como Estados participantes associados.
O parágrafo 13 reafirmou o compromisso dos Estados-membros com a implementação de seis Projetos Prioritários dos Três Mares: BRUA (gasoduto Bulgária-Romênia-Hungria-Áustria), expansão da capacidade do terminal de GNL da Croácia na ilha de Krk , Rail Baltica , Rail2Sea , Via Baltica e Via Carpatia. Este link , do site oficial da 3SI, lista todos os seus outros projetos e também os exibe em um mapa. Após a conclusão, esses projetos fortalecerão a integração econômica e militar, que moldará a Europa pós-conflito.
França, Alemanha e Polônia competem pela liderança nesta era emergente, cuja dinâmica foi analisada aqui , com a Polônia pronta para alavancar seu papel de liderança na 3SI para obter vantagem e também promover sua visão de se tornar o principal parceiro dos EUA na Europa . Da perspectiva estratégica dos EUA, a 3SI pode se tornar o meio pelo qual a Polônia pode restaurar parte de seu status de potência regional perdido em condições modernas, o que poderia criar uma barreira entre a Europa Ocidental e a Rússia.
Ao mesmo tempo, alguns na Alemanha consideram a 3SI um meio de expandir ainda mais seu comércio com os países anteriormente comunistas da UE, enquanto a França pode concebê-la como um meio de expandir sua influência romena na região para o restante da Europa Central. Essa convergência de interesses por meio da 3SI, apesar da competição entre França, Alemanha e Polônia pela liderança da Europa pós-conflito, aumenta as chances de implementação dos projetos mencionados anteriormente.
Todos eles também atendem a propósitos militares duplos, em relação ao que hoje é conhecido como " Schengen militar ", que visa facilitar a livre circulação de tropas e equipamentos em todo o bloco, obviamente na direção leste, como parte de seu planejamento de contingência em relação à Rússia. Os projetos BRUA e Krk também têm valor militar, pois diversificam as rotas de importação de energia da UE. A 3SI é, portanto, vista pela Rússia como uma série de projetos logísticos militares vendidos ao público como se fossem econômicos.
Ainda mais preocupante, da perspectiva do Kremlin, é que a 3SI reúne os países politicamente mais russófobos da Europa, garantindo assim que essa plataforma priorize seu propósito militar não declarado em detrimento do econômico. Isso aumenta a probabilidade de os EUA explorarem a 3SI como uma forma de impedir qualquer potencial reaproximação entre a Europa Ocidental e a Rússia, embora os EUA também possam exercer influência positiva sobre esses mesmos países para dissuadi-los de provocar um conflito com a Rússia.
Seja qual for o resultado, seria um erro ignorar ou negar o papel proeminente que a 3SI desempenhará na Europa pós-conflito, embora seja prematuro prever como ela influenciará a dinâmica entre França, Alemanha e Polônia (tanto entre si quanto como um todo), os EUA e a Rússia. Os observadores devem, portanto, monitorar a implementação dos projetos prioritários mencionados anteriormente, o envolvimento dos diversos parceiros estratégicos da 3SI em cada um deles e a forma como são militarizados.
* © 2025 Andrew Korybko
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* Analista político americano especializado na transição sistémica global para a multipolaridade
* Andrew Korybko é regular colaborador
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