quarta-feira, 18 de maio de 2011

Angola: Ministra da Família diz que persiste desigualdade entre mulher e homem









Luanda -  A  ministra  da Família e Promoção da Mulher, Genoveva Lino, disse  hoje, em Luanda,  que apesar  se de  reconhecer  a igualdade entre o homem  e  a mulher como direito fundamental,  ainda persistem  desigualdades, iniquidades  e discriminações.


Intervindo na   Reunião  Extraordinária  dos Ministros da Igualdade do Género da CPLP, que decorre  em Luanda,  referiu que  tais  desigualdades  continuam a  expor  as mulheres  e  as raparigas  aos  mais  variados  factores  de vulnerabilidade.


De acordo com a governante,  a agenda  da igualdade  de género  nunca esteve  tão  actual  como  nos dias de hoje, num  momento  em que se assinalam o  centenário  do Dia Internacional  das Mulheres  (8 de Março),  os  35 anos desde  o Ano  Internacional  da Mulher  (1975) e os 15 anos  da Plataforma de Acção  de Beijing (1995).


“Nos  últimos  anos, a integração  da abordagem  de género  tem  assumido  uma  importância crescente  na agenda  política  dos estados  membros  das Nações Unidas  com  o objectivo  de traçar  estratégias  de combate  à pobreza, empoderamento da mulher e promoção da igualdade  de direitos  de oportunidades  para  ambos  os sexos  em todas as esferas”,  reconheceu.


Assim, para  confirmar  o engajamento dos países  da CPLP  na implementação  do objectivo do desenvolvimento do milénio, a reunião  extraordinária  subordinada ao tema “Género,  Saúde  e Violência “, vai adoptar  e aprovar os  planos  estratégico  sobre igualdade  de género  o  seu plano de acção.


O  fórum vai, de igual modo, confirmar a transferência rotativa das pastas do secretariado executivo sobre as questões de género da CPLP de Portugal para Angola, país que ocupa actualmente a presidência da comunidade de países falantes da língua portuguesa. 


O  vice-presidente da Republica,   Fernando da Piedade  dos Santos, procedeu a  abertura da Reunião Extraordinária dos  Ministros  Responsáveis  pela Igualdade  de Género  dos Países da CPLP,  que decorre  no Centro de Convenções de Talatona.  


Fazem parte da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Nota PG: Este conteúdo foi publicado em 12 de Maio mas por “avaria” do Blogger “desapareceu”, tendo agora surgido nos rascunhos. Ao voltarmos a publicar toma automaticamente a posição no dia em que o republicamos. Pedimos desculpa pela “anormalidade”. Nos arquivos de dia 12 de Maio, na barra lateral, esse dia não existe e para republicar somos obrigados a fazer demorados acertos por via do mau funcionamento do novo editor do Blogger.

Sem comentários:

Mais lidas da semana