sábado, 4 de junho de 2011

Portugal: POLÍCIA REPRIME MOVIMENTO "DEMOCRACIA VERDADEIRA JÁ!", NO ROSSIO




Activistas surpreendidos com acção policial no Rossio, polícia diz que "cumpriu dever"

DESTAK - LUSA

A acção policial de hoje em Lisboa, que levou à detenção de três jovens para identificação, surgiu de forma inesperada para os activistas presentes no Rossio, com a Polícia Municipal a referir que actuou no "cumprimento do seu dever".

"Estamos aqui acampados há mais de uma semana e sempre houve uma grande interação com todos os polícias municipais que aqui estiveram. Hoje não sei o que aconteceu", disse Raquel Bravo, integrante do Movimento Democracia Verdadeira Já, que promoveu a concentração na Praça do Rossio, no centro da cidade.

De acordo com a manifestante, um dos membros do grupo "estava a enrolar um cigarro pacificamente" quando um agente pediu a sua identificação, gerando-se posteriormente uma grande confusão com insultos e violência física.

"Tenho várias marcas de bastões. Levaram três pessoas sem sabermos como e tiraram-nos tudo. Isto é uma vergonha", contou a jovem à reportagem da agência Lusa.

A polícia recolheu tendas, cartazes e outros materiais de ativistas que estavam concentrados há vários dias na praça do Rossio, em Lisboa, e deteve três pessoas.

A intervenção policial começou cerca das 15:30, quando as forças de segurança carregaram sobre alguns dos cerca de 100 manifestantes que permaneciam na histórica praça lisboeta há cerca de duas semanas.

Inicialmente foram detidos dois jovens e depois, por entre muita agitação, e no decorrer das agressões policiais, foi detida uma terceira pessoa.

No decorrer da operação os responsáveis policiais escusaram-se a prestar declarações aos jornalistas, mas posteriormente fonte do comando da Polícia Municipal de Lisboa disse à Lusa que a abordagem visou questionar os manifestantes sobre se tinham licença de ocupação da via pública, nomeadamente devido à colocação de cartazes e de um toldo na Estátua de D. Pedro IV, no centro da praça.

Com a abordagem dos agentes, os manifestantes injuriaram a autoridade, relatou a mesma fonte policial.

Durante a intervenção um grupo de contestatários tentou agredir os agentes municipais no "cumprimento do seu dever", indicou a fonte da Polícia, precisando que até ao final do dia de hoje a Praça do Rossio terá de ficar "livre e desocupada".

Rui Borges, outro dos manifestantes que presenciou a investida policial, diz desconhecer o que se passou hoje de "diferente dos outros dias" em que o grupo esteve reunido no local.

"Foram três pessoas detidas sem justificação. Não conseguimos perceber a intervenção", acusou o ativista.

A intervenção policial foi acompanhada com espanto por dezenas de turistas e curiosos, inclusive por um grupo de dezenas de noruegueses, que aproveitavam a soalheira tarde de Lisboa para confraternizar antes do jogo de futebol de hoje entre a selecção do seu país e a equipa portuguesa.

Para as 19:00 está prevista no local uma assembleia popular, que já estava prevista antes da intervenção policial, e que poderá agora ganhar novos contornos, advertem os manifestantes.

* Título PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana