quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Portugal: GREVE DE TRANSPORTES E MANIFESTAÇÃO NO MÊS DE FEVEREIRO




Greve nos transportes a 2 de Fevereiro


Paralisação agendada pelos sindiicatos que representam os trabalhadores das empresas de transportes e comunicações

Os sindicatos que representam os trabalhadores das empresas de transportes e comunicações agendaram para 2 de Fevereiro um dia de luta com greves nos dois setores, disse à Lusa o coordenador da FECTRANS, José Manuel Oliveira.

O sindicalista disse que a decisão de avançar para a greve foi tomada durante um reunião realizada esta manhã, que juntou sindicatos da CGTP, da UGT e independentes.

O coordenador da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (FECTRANS) disse que da reunião saíram três conclusões, uma das quais a realização de «um dia de luta, com greves, no setor dos transportes e comunicações, a 2 de fevereiro».

José Manuel Oliveira ressalvou que a duração e a forma que vão assumir as greves deverá ser diferente nas diversas empresas.

Os sindicatos contestam a reestruturação definida pelo Governo para o setor, a redução dos serviços e do número de trabalhadores.

Na reunião, os sindicalistas decidiram ainda «renovar o pedido de reunião com o ministro da Economia» e fazer plenários nas diferentes empresas durante o mês de Janeiro.

O coordenador da FECTRANS sublinhou que o pedido de reunião com o ministro Álvaro Santos Pereira surge depois de, «a 11 de Outubro», o responsável pela pasta dos transportes se ter «comprometido a ouvir os sindicatos, o que ainda não aconteceu».

CGTP marca "grande manifestação nacional" para 11 de fevereiro

Destak – Lusa

A CGTP marcou hoje uma "grande manifestação nacional" para o dia 11 de fevereiro em defesa de mudanças nas políticas económicas e sociais do Executivo.

"Esperamos que vá ser um grandes manifestação em defesa de alternativas para o país", disse o secretário-geral da CGTP, Carvalho da Silva, em conferência de imprensa.

Esta manifestação vai realizar-se depois do XII Congresso da CGTP, que se realiza em Lisboa no final deste mês, já com uma nova direção que não integrará Manuel Carvalho da Silva, que garantiu que vai participar no protesto.

Sem comentários:

Mais lidas da semana