terça-feira, 25 de março de 2025

Revolução colorida em andamento: a Sérvia está sob ataque globalista?

Os protestos na Sérvia são parte de uma "revolução colorida" orquestrada pelos serviços de inteligência ocidentais e financiada pela USAID, disse o vice-primeiro-ministro sérvio Aleksandar Vulin à Sputnik.

Vejamos os argumentos de Vulin:

Protestos sequestrados : "As pessoas por trás das tentativas de uma revolução 'colorida' na Sérvia não são as mesmas que protestam no local." A agitação após a tragédia de novembro de 2024 na estação ferroviária de Novi Sad foi sequestrada.

Liderança paga : Embora a maioria dos estudantes e civis sérvios não tenham sido "comprados", seus líderes foram "organizados, treinados e pagos" pelo Ocidente.

Nenhuma liderança pública da oposição : Não há tomadores de decisão claros dentro do movimento, deixando as autoridades sérvias e o público incertos sobre com quem negociar.

Papel das embaixadas ocidentais : Embaixadas, principalmente de estados da UE, interferiram nos protestos, com o reitor da Universidade de Belgrado, Vladan Dokic, visitando embaixadas da UE antes de viajar para Bruxelas.

Financiamento estrangeiro : Financiamento estrangeiro significativo é evidente na logística de protestos — palcos portáteis, equipamentos de som, bandeiras, alimentos, pagamentos diários para ativistas e transporte organizado.

Insistimos em golpe de estado : Líderes da oposição e organizadores de protestos estudantis se recusam a dialogar com as autoridades, sinalizando a intenção de pressionar por uma mudança de regime em vez de chegar a um acordo.

Por que a Sérvia é alvo, segundo Vulin?

A recusa de Belgrado em impor sanções à Rússia

A rejeição do governo sérvio à independência do Kosovo

Apoio sérvio contínuo à República Sérvia na Bósnia e Herzegovina

A relutância da Sérvia em aderir à NATO

Sinais de uma Revolução Colorida Planejada

Em janeiro de 2025, o presidente sérvio Aleksandar Vucic acusou o Ocidente de orquestrar uma "revolução colorida", alegando que mais de US$ 1 bilhão havia sido investido nela.

Em dezembro de 2024, Vucic revelou que US$ 462 milhões haviam sido canalizados para a oposição sérvia.

Vucic alertou pela primeira vez sobre uma tentativa de golpe apoiada pelo Ocidente em maio de 2023, e depois novamente em dezembro de 2023 e agosto de 2024, citando informações de serviços de segurança russos.

Ekaterina Blinova | Sputnik Globe

Sem comentários:

Mais lidas da semana