domingo, 29 de janeiro de 2012

Timor-Leste: ABERTURA DO INSTITUTO FILOSÓFICO SALESIANO




(ANS – Dili) – Terça-feira, 24 de janeiro, festa de São Francisco de Sales, os salesianos da Visitadoria Indonésia-Timor (ITM) inauguraram o Instituto Filosófico Salesiano, de Dili-Comoro, Timor-Leste. Realiza-se um sonho: o de formar salesianos profundamente de Dom Bosco e radicalmente timorenses.

Antes da inauguração oficial, o P. João Paolino Aparício Guterres, Superior da Visitadoria, presidiu a Eucaristia, na capela do pós-noviciado salesiano, de Comoro. Participaram da cerimônia de inauguração várias Autoridades civis, tendo à frente o Vice-Primeiro Ministro, de Timor-Leste, Dr. José Luis Guterres, e o Ministro da Educação, dr. João Câncio. Representando a unidade da FS, presentes também a Vigária das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Floriana Guterrese, e o Presidente da Associação dos EEAA salesianos, Sr. Agostinho Gonçalves.

No discurso de inauguração, o P. Hélio Cabral, Diretor do novo Instituto, agradeceu aos presentes pela participação e por ter partilhado o sonho da comunidade salesiana da ITM: de ter um seu próprio Centro de estudos. O P. Guterres Aparício ilustrou a necessidade e importância de ter um centro de estudo que dialogue com a cultura local, de modo especial com a cultura juvenil. “Formar um salesiano profundamente de Dom Bosco e radicalmente timorense será o objetivo do Instituto” – disse o Superior, que também sublinhou como o Instituto, intitulado a S. Francisco de Sales, deverá inspirar-se no grande ideal do santo: o humanismo cristão.

O Vice-Primeiro Ministro agradeceu aos salesianos pela contribuição que dão à construção do país, mostrando como a colaboração entre a Igreja e o Estado é garantia para a estabilidade do país e que o novo instituto contribuirá certamente para a construção do país. O Ministro da Educação, por sua vez, manifestou o pleno apoio do governo ao Instituto e aos SDB, e pediu expressamente de introduzir o processo de credenciamento, a fim de que ele possa ser reconhecido formalmente pelo governo.

Em seguida os convidados visitaram a biblioteca do Instituto, a Aula Magna, as salas de aula e o salão multimídia onde se realizam as atividades socioacadêmicas.

A inauguração do Instituto Filosófico iniciou uma nova página na história salesiana de Timor-Leste. Depois de 64 anos de presença no país, os salesianos timorenses podem hoje ministrar a formação intelectual na própria terra num ambiente concretamente salesiano. Atualmente são 25 os clérigos salesianos que frequentam o Instituto. O corpo docente constitui-se de dez SDB e de uma religiosa FMA.

Leia mais

Sem comentários:

Mais lidas da semana