terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Angola: GOVERNO PREPARA SEGUNDA FASE DE PRIVATIZAÇÕES



NME - Lusa

Luanda, 13 Fev (Lusa) - O governo angolano prepara-se para lançar este ano a segunda fase do programa de privatizações, que nos últimos dez anos permitiu privatizar 198 empresas estatais, anunciou o ministro da Economia, que considerou esse resultado pouco satisfatório.

Abraão Gourgel fez o anúncio no fim de semana, no programa televisivo Espaço Público, lamentando que o processo de privatização que o governo angolano iniciou na década de 1990, através do Gabinete de Redimensionamento Empresarial (GARE) não tenha atingido a totalidade dos seus objetivos.

"Tivemos no ano passado a apresentação de um balanço das privatizações. E esse balanço permitiu apurar que existe um total de 198 empresas privatizadas no decurso dos últimos dez anos. A nível dos objetivos traçados, verificámos que só muito parcialmente foram alcançados", referiu Abraão Gourgel.

Na base dos fracos resultados, disse o ministro, estiveram questões económicas como a inexistência de um mercado de capitais e questões sociais como a falta de poder financeiro para a liquidação das dívidas com o Estado.

Apesar das deficiências, o ministro angolano disse que a experiência serviu de guia para a elaboração de um novo programa de privatizações para este ano e os próximos tempos.

Abraão Gourgel adiantou que a privatização total ou parcial de empresas e sociedades dos ramos da pesca, agricultura, indústria, comércio, transportes, geologia e minas, petróleo, construção civil e bancos, entre outras decorrem no âmbito da estratégia de reestruturação da economia angolana.

Ler mais em Página Global

Sem comentários:

Mais lidas da semana