terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Presidente do Parlamento defende maior financiamento da saúde no espaço da CEDEAO



CLI - Lusa

Cidade da Praia, 13 fev (Lusa) - O presidente do parlamento cabo-verdiano, Basílio Ramos, defendeu hoje que o financiamento da saúde é um dos grandes constrangimentos da África ocidental, que contribui para a "precária situação sanitária" regional.

"Sabendo que uma das causas da precária situação sanitária na nossa região decorre da escassez de recursos alocados ao sector, é fundamental que os deputados encarem a questão do seu financiamento. A questão da fuga de cérebros afeta também todos os países africanos devido às difíceis condições de trabalho dos profissionais de saúde", disse Basílio Ramos na abertura de uma reunião descentralizada das comissões permanentes de Saúde e Serviços Sociais, Género, Trabalho, Emprego e Bem-Estar Social do Parlamento da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO).

As assimetrias regionais em termos de construção de infra-estruturas sanitárias ou de disponibilização de medicamentos são, no entender do presidente do Parlamento, outros dos entraves à boa prestação sanitária na região da CEDEAO.

"Para além de mais investimentos diretos no setor, a melhoria da situação sanitária requer uma intervenção mais assertiva em áreas como a educação, a luta contra a pobreza, a equidade e igualdade de género, a integração social, etc", considerou o presidente do parlamento de Cabo Verde.

Não obstante os esforços feitos e as melhorias conseguidas no sector da saúde regional, no entender de Basílio Ramos, em termos globais, ainda há um longo caminho a percorrer para se atingir um nível que assegure o necessário conforto às populações, colocando-os ao abrigo de eventuais epidemias, como são os casos da malária, do VIH/Sida ou da tuberculose.

Os deputados da CEDEAO encontram-se reunidos na Cidade da Praia para debater o tema "que estratégias para o combate ao paludismo, VIH-Sida e tuberculose na região da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental".

A reunião, que decorrerá durante cinco dias, visa chegar a consenso sobre uma abordagem conjunta para a prestação de cuidados de saúde na região.

No final deverá ser aprovado um plano de ação em matéria de luta contra o paludismo com a estimativa para a sua implementação no espaço da CEDEAO, especialmente em Cabo Verde.

Leia mais em Página Global

Sem comentários:

Mais lidas da semana