quinta-feira, 22 de novembro de 2012

TRIBUTO A ZECA AFONSO ESGOTADO EM PARIS

 

 
Daniel Ribeiro, correspondente em Paris – Expresso, ontem
 
Espetáculo de homenagem ao autor de 'Grândola Vila Morena' decorre hoje no Théatre de la Ville, 30 anos depois de uma série de inesquecíveis concertos de José Afonso na mesma sala do centro de Paris. Concerto será transmitido online.
 
Há trinta anos, Júlio Pereira acompanhou o autor de 'Grândola Vila Morena' numa série de seis concertos excecionais na cena do Théatre de la Ville, um prestigiado teatro da praça do Chatelet, no centro da capital francesa.
 
Todos os concertos decorreram, então, com lotação esgotada, como o repórter do Expresso constatou na época, no local.
 
E o mesmo acontecerá no espetáculo de homenagem desta noite - hoje de manhã, uma fonte da direção do teatro disse ao Expresso que apenas tinha para venda 50 bilhetes. A sala tem capacidade para acolher cerca de mil espetadores e o concerto (20h30 locais, 19h30 em Lisboa) estará também disponível online, bastando para isso clicar aqui.
 
"Uma homenagem merecida"
 
Júlio Pereira assegura a direção musical do concerto desta noite, que conta ainda com atuações de Francisco Fanhais, João Afonso, António Zambujo e Mayra Andrade (Cabo Verde).
 
"É uma homenagem merecida a um grande músico e poeta, a uma espantosa voz e a um grande homem de rara coerência, a alguém que também me diz muito e que eu conheci com meus pais, ainda eu era criança; para este concerto desejámos reunir amigos e companheiros antigos de José Afonso com uma nova geração", explica ao Expresso Emmanuel Demarcy-Mota, diretor do Theatre de la Ville.
 
A ideia do tributo ao autor de 'Os Vampiros' surgiu ao conhecido encenador e diretor, filho da atriz portuguesa Teresa Mota (ex-exilada, antifascista), e ao dramaturgo francês Richard Demarcy, em junho de 2011, quando da organização do notável espectáculo "Fados", no mesmo teatro, que também foi uma homenagem a Amália Rodrigues.
 
"Autoestradas culturais entre a França e Portugal"
 
Sob a direção de Emmanuel Demarcy-Mota a partir de 2007, o Théatre de la Ville intensificou a abertura às culturas estrangeiras, designadamente à portuguesa. Teatro e música portuguesa e de outros países lusófonos foram já aí programados e uma nova série de espetáculos franco-portugueses está prevista para maio/junho de 2013, em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian, o Centro Cultural de Belém e o Teatro São Luís.
 
Pouco depois de assumir a direção do teatro, Emmanuel Demarcy-Mota, recentemente distinguido pela França com a legião de honra, a mais alta condecoração francesa, disse ao Expresso que desejava "abrir autoestradas culturais entre a França e Portugal". Emmanuel está, sem dúvida, a cumprir a promessa.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana