quinta-feira, 30 de novembro de 2023

A selvageria de Israel é tão chocante que às vezes é difícil de entender

Caitlin Johnstone* | Caitlin Johnstone.com | Consortium News | # Traduzido em português do Brasil

Às vezes, os crimes de Israel são tão horríveis que a princípio você nem entende o que está vendo. Você apenas olha para ele tentando entender o que está vendo por um tempo, como faria se de repente visse um alienígena espacial ou um duende ou algo assim.

Aconteceu-me ontem, quando assistia a uma reportagem da Sky News sobre um adolescente que foi baleado pelas forças israelitas em Jerusalém por celebrar a libertação de prisioneiros palestinianos nas negociações de reféns com o Hamas. Eu estava assistindo pensando comigo mesmo: devo estar entendendo mal o que estou vendo. Eu sei que Israel faz coisas nojentas, mas certamente a história aqui não é que eles atiraram em uma criança por estar feliz com alguma coisa.

Então, como aconteceu tantas vezes nos últimos dois meses, continuei observando e aprendi que sim, foi isso mesmo que aconteceu. A vice-prefeita de Jerusalém, Fleur Hassan-Nahoum, é vista defendendo o tiroteio dizendo que “parte do acordo é que não haveria comemorações pela libertação de tentativas de homicídio” (isso na verdade não fazia parte do acordo, era apenas uma decreto emitido pelo ministro da segurança nacional de Israel) e alegando desonestamente que “estamos a falar da libertação de tentativas de homicídio” (a grande maioria não foi condenada por qualquer crime e foi-lhe negado qualquer processo devido pelas acusações contra eles).

A banda Eve6 resumiu muito bem como foi assistir ao clipe dos comentários do vice-prefeito, twittando : “O que é notável neste clipe é sua autoconfiança. Como se ela estivesse extremamente confiante de que ‘atiramos no adolescente porque ele estava comemorando’ é algo que as pessoas acharão razoável.”

Tive a mesma experiência ao ler sobre os cinco bebés prematuros que foram deixados à morte depois de as FDI terem invadido o Hospital Pediátrico al-Nasr, em Gaza, no início deste mês, e os seus corpos em decomposição só foram descobertos quando o cessar-fogo temporário permitiu o acesso ao hospital. É loucura demais acreditar – eles atacaram um hospital pediátrico? E aí deixaram os bebês lá para morrer? O que??

A única razão pela qual estamos a saber disto agora é porque a pausa nos combates permitiu que os jornalistas colocassem câmaras no edifício e mostrassem as crianças mortas ao mundo. Isto traz à mente o relatório do Politico imediatamente antes do cessar-fogo, que dizia que a Casa Branca estava preocupada que “uma consequência não intencional da pausa” seria “que permitiria aos jornalistas um acesso mais amplo a Gaza e a oportunidade de iluminar ainda mais a devastação ali e virar a opinião pública contra Israel.”

Na verdade, desde o início da pausa nos combates, o mundo tem recebido imagens de drones de plataformas convencionais como a Reuters e o The Washington Post, revelando vastas extensões de terreno urbano completamente destruídas por uma manta de explosivos militares israelitas que se estende de quarteirão a quarteirão. Olhando para a devastação flagrantemente indiscriminada que tem sido causada pelo ataque de Israel a Gaza desde 7 de Outubro, fica claro que as FDI não têm como alvo o Hamas, mas a própria Gaza.

Fiquei surpreso com o quanto tenho dormido desde o início do cessar-fogo; é por isso que não tenho escrito tanto. Acho que passar semanas olhando para horrores inacreditáveis ​​que se desenrolam na sua tela pode ser muito difícil para o seu sistema se você for sensível a esse tipo de coisa, então meu corpo está descansando o máximo que pode enquanto há uma oportunidade. 

E estou aqui vendo tudo isso acontecer em segurança, na minha casa em Melbourne. Não consigo imaginar como é viver no meio deste horror durante os últimos dois meses, tentando descobrir a melhor maneira de sobreviver e ao mesmo tempo lamentar a família, amigos e vizinhos que se perdem ao longo do caminho. Todas estas pessoas ficaram profundamente traumatizadas de uma forma que as assombrará para o resto das suas vidas, se sobreviverem à violência, às doenças e às privações que estão por vir.

Esta coisa é tão surpreendentemente feia, e poderá ficar ainda mais feia depois do cessar-fogo terminar. Se há algo de positivo a ser encontrado neste pesadelo vivo, é que ele é tão feio que pode fazer o mundo acordar.

* Meu trabalho é totalmente apoiado pelo leitor , então se você gostou deste artigo, aqui estão algumas opções onde você pode colocar algum dinheiro em meu pote de gorjetas, se quiser. Clique aqui para comprar edições em brochura de meus escritos mês a mês. Todo o meu trabalho é gratuito para contrabandear e usar de qualquer forma ou forma; republicá-lo, traduzi-lo, usá-lo em mercadorias; o que você quiser. A melhor maneira de garantir que você verá o que eu publico é se inscrever na lista de discussão do Substack , que receberá uma notificação por e-mail sobre tudo que eu publicar. Todos os trabalhos foram em coautoria com meu marido Tim Foley

* Este artigo é de Caitlin Johnstone.com e republicado com permissão.

Sem comentários:

Mais lidas da semana