domingo, 10 de novembro de 2013

Portugal: Desfiles e comício assinalam centenário do nascimento de Álvaro Cunhal

 

TSF
 
O PCP organizou para hoje concentrações em quatro locais de Lisboa, que depois se juntam no Campo Pequeno num comício de homenagem ao antigo líder comunista.
 
Álvaro Cunhal Filiou-se no PCP ainda muito jovem, tinha 17 anos, e militou até à morte, defendendo até ao fim o ideal comunista. Morreu aos 91 anos, depois de ter sido secretário-geral do PCP durante mais de três décadas.
 
Foi preso pela PIDE, esteve enclausurado durante 11 anos, protagonizou a famosa fuga do forte de Peniche e depois passou um largo período na clandestinidade.
 
Depois do 25 de Abril, regressou a Portugal, vindo de Paris. Foi ministro sem pasta do primeiro Governo provisório, no qual Mário Soares era ministro dos Negócios Estrangeiros.
 
Foi também ministro sem pasta noutros três governos, para além de ter sido deputado e membro do Conselho de Estado.
 
Dizia que aprendia com os advesários, mas a vida de Cunhal não se cingia à esfera política. Com o pseudónimo de Manuel Tiago publicou diversos livros e dedicou-se à escrita e às artes plásticas.
 
E hoje, precisamente um século depois de o ex-líder comunista - que morreu a 13 de junho de 2005 - ter nascido em Coimbra, militantes ou outras pessoas vão encontrar-se em Entrecampos, na avenida de Berna, junto à Fundação Calouste Gulbenkian, no cruzamento da avenida de Roma com a João XXI e na praça Duque de Saldanha para rumarem à praça de touros lisboeta, onde se prevê lotação esgotada para o comício, com o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa.
 
O evento terá momentos musicais, a partir das 15:00, através da banda Brigada Vítor Jara e de Luísa Basto, a intérprete da canção "Avante, Camarada", além de várias intervenções, designadamente de Jerónimo de Sousa, previsivelmente perto das 17:00, no dia em que, curiosamente, a Juventude Comunista Portuguesa também celebra 34 anos.
 
O centenário do nascimento do Cunhal foi assinalado com largas centenas de iniciativas ao longo deste ano que vão culminar com uma sessão evocativa da histórica fuga da prisão do Forte de Peniche, em 4 de janeiro.
 
Além do comício-festa de domingo, destacaram-se o congresso, este mês, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a grande exposição, entre abril e junho, no Terreiro do Paço, replicada depois na Festa do "Avante!", em setembro, além da edição da fotobiografia e da reedição das obras escolhidas.
 
 
Leia mais em TSF
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana