sábado, 22 de março de 2014

Espanha: MILHARES PROTESTAM HOJE EM MADRID CONTRA A AUSTERIDADE




Milhares de manifestantes provenientes de várias regiões de Espanha começaram hoje a chegar a Madrid para uma "marcha da dignidade" contra a "emergência social" criada pela política de austeridade do governo conservador.

Organizados em oito colunas, milhares de manifestantes que partiram, nalguns casos há semanas, da Andaluzia (sul), Catalunha (leste), Astúrias (norte) e Extremadura (oeste) vão juntar-se ao final da tarde no centro da capital espanhola.

Segundo a agência EFE, os manifestantes começaram a chegar aos subúrbios de Madrid na sexta-feira à noite, concentrando-se a partir das 16:00 locais (15:00 em Lisboa) de hoje na estação de comboios madrilena de Atocha, onde ao início da tarde já eram visíveis vários grupos.

Os organizadores preveem que todas as colunas estejam reunidas em Atocha às 17:00 locais (16:00 em Lisboa), para partirem em direção à Plaza de Colón, no centro de Madrid.

Além dos participantes nas "marchas da dignidade", a organização do protesto anunciou que centenas de autocarros e pelo menos quatro comboios foram alugados.

"Vai ser uma maré cidadã que vai encher de dignidade a capital", afirmou Diego Cañamero, porta-voz do sindicato andaluz dos trabalhadores, uma das cerca de 300 organizações que participam no protesto.

"A ideia é unir todas as forças em torno de um objetivo: ou o governo responde às nossas reivindicações ou faz as malas", acrescentou.

A austeridade aplicada pelo governo do Partido Popular (PP, direita) a partir de finais de 2011 para reduzir o défice e a dívida pública de Espanha já esteve na origem de duas greves gerais que levaram centenas de milhares de pessoas às ruas.

Os cortes, que afetam sobretudo a educação e a saúde, visam reduzir a despesa 150 mil milhões de euros entre 2012 e 2015.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana