quinta-feira, 6 de março de 2014

TIMOR-LESTE DÁ DONATIVO A SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE



06 de Março de 2014, 12:24

Timor-Leste irá dar um donativo de cinco milhões de euros a São-Tomé e Príncipe, anunciou ontem o ministro do Plano e Finanças são-tomense, Hélio de Almeida.

O Governo são-tomense vai receber "nas próximas semanas" não só os donativos vindo de Timor-Leste mas também créditos de três países, de Angola, Nigéria e Guiné Equatorial.

"Nas próximas semanas já dão entrada no tesouro público do nosso país", garantiu o ministro, em declarações à Rádio Nacional de São Tomé e Príncipe, referindo que o  donativo que Timor-Leste vai enviar “na próxima semana” a São Tomé e Príncipe "é uma parte" dos cinco milhões de euros que o país ofereceu ao arquipélago.

De Angola deverão entrar no tesouro público são-tomense 60 milhões de dólares norte-americano, como primeira tranche de um montante de 180 milhões que Luanda prometeu desbloquear em três anos.

Os valores que a Guiné Equatorial e a Nigéria vão dar a São Tomé como crédito não foram revelados por Hélio de Almeida.

Estas linhas de crédito foram anunciadas há mais de seis meses, mas o titular do Plano e Finanças de São Tomé e Príncipe justificou o atraso com a necessidade de fazer ajustes durante o processo negocial, tendo em conta que os "pressupostos financeiros que nem sempre constituem aquilo que é ideal para o país".

O ministro anunciou também "para breve" uma reunião da comissão mista entre São Tomé e Príncipe e a Guiné Equatorial.

"Está agendada para breve uma comissão mista entre os nossos dois países que vai criar um suporte técnico para a materialização do financiamento”, disse.

O governante defendeu que é preciso “precaução” para que estes recursos sejam efetivamente destinados às áreas que “foram eleitas".

SAPO TL com Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana