quarta-feira, 16 de abril de 2014

Brasil: Dilma Rousseff garante que violência não afetará o Mundial de futebol




A presidente brasileira, Dilma Rousseff, descartou hoje a possibilidade de algum episódio violento poder afetar o Mundial de futebol, que vai decorrer entre 12 de junho e 13 de julho, no Brasil.

“Não há a menor hipótese de o governo tolerar qualquer tipo de violência. Não vamos deixar que o Mundial seja contaminado. Trata-se de um momento importante para o país”, assegurou a presidente do Brasil num discurso diante dos membros do Conselho de Desenvolvimento Económico e Social da Presidência.

Apesar de não ter referido diretamente as manifestações que se registaram em várias cidades brasileiras contra o Mundial, algumas das quais com episódios violentos, Rousseff disse que o país está preparado para evitar eventuais atos deste tipo.

“O Mundial implica um aperfeiçoamento enorme da nossa segurança. Oferecemos segurança pesada. As nossas forças armadas terão um caráter dissuasório, mas atuarão em toda a retaguarda de contenção”, acrescentou, indicando que as diversas autoridades têm estão reunidas em permanência.

Depois dos protestos contra os elevados gastos do governo na organização do Mundial que sacudiram o Brasil no ano passado, durante o decurso da Taça das Confederações, várias organizações convocaram manifestações para junho e julho deste ano.

O governo brasileiro prevê a mobilização de 170.000 polícias e soldados para garantir a segurança durante o Mundial, o que é, segundo fontes oficiais, o maior dispositivo montado para um campeonato da FIFA.

AMG // NFO – Lusa – Leo La Vale/EFE

Sem comentários:

Mais lidas da semana