quarta-feira, 9 de abril de 2014

ENCERRADAS MESAS DE VOTO PARA LEGISLATIVAS NA INDONÉSIA




Os centros eleitorais na Indonésia encerraram hoje após um dia marcado pela normalidade, tendo já sido iniciada a contagem dos votos, cujo resultado oficial será anunciado a 09 de maio.

A votação não teve lugar em algumas partes da província da Papua (este) por problemas logísticos, mas no resto do país decorreu com normalidade.

Um total de 185,9 milhões de indonésios estava convocado para ir às urnas eleger os parlamentos nacional e provinciais e assembleias locais.

A formação que alcance 20% dos 560 lugares da Assembleia Nacional (Câmara Baixa) ou que tenha mais de 25% dos votos poderá apresentar o candidato presidencial, enquanto os restantes podem formar uma coligação.

As sondagens preveem a vitória da oposição, sendo espectável que os eleitores castiguem o Partido Democrático (PD) do atual Presidente, Susilo Bambang Yudhoyono, após uma série de escândalos de corrupção e críticas, segundo as quais o seu Governo tem sido incompetente nos últimos anos.

O Centro de Estatísticas e Estudos Internacionais da Indonésia (CSIS, na sigla em inglês) atribui 19,58% dos votos ao Partido Democrático Indonésio da Luta (PDI-P).

O PDI-P também lidera as sondagens para as presidenciais de 09 de julho, impulsionado pela popularidade do governador de Jakarta, Joko Widodo, seu candidato a presidente.

O Golkar, o braço político de Suharto durante os 32 anos que governou a Indonésia, é estimado na segunda posição com 12,83% dos votos, enquanto o Partido do Movimento Grande Indonésia (Gerindra) surge nas sondagens na terceira posição com 9,99%.

O Partido Democrata (PD), vencedor em 2009, cairia para a quarta posição com 7,87% dos votos.

FV(RN/ANC) // ARA – Lusa – foto Made Nagi/EPA

Sem comentários:

Mais lidas da semana