sábado, 28 de junho de 2014

Entrada da Guiné Equatorial vai ajudar organização a ser potência económica -- Alkatiri




Díli, 28 jun (Lusa) - O secretário-geral da Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (Fretilin), Mari Alkatiri, afirmou hoje que a entrada da Guiné-Equatorial na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai ajudar a organização a tornar-se numa potência económica.

"Se quisermos fazer da CPLP uma potência económica, esta entrada vai ajudar. Não tenho dúvidas nenhumas e se quisermos generalizar o uso da língua portuguesa em outros países, essa entrada também vai ajudar", afirmou Mari Alkatiri em entrevista à agência Lusa.

O antigo primeiro-ministro timorense alertou, contudo, que é "preciso ter-se um certo cuidado na definição estatutária".

"No fundo, o núcleo forte deverá ser sempre o dos países de língua portuguesa, isso não poderá ser diluído porque a CPLP pode perder a sua natureza, o seu carácter cultural e histórico para passar só à valorização económica multicontinental", alertou.

Para Mari Alkatiri, o que se pretende é que a CPLP "continue ligada à fronteira que é histórica e cultural" e que gera os princípios da "identidade e solidariedade que ultrapassam o normal dos países".

A Guiné-Equatorial é "bem-vinda", salientou.

Timor-Leste assume pela primeira vez a presidência da CPLP durante a cimeira de chefes de Estado e de Governo da organização que se realiza a 23 de julho em Díli e que poderá ficar marcada pela entrada da Guiné-Equatorial.

MSE // APN - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana