quinta-feira, 19 de junho de 2014

Representantes da lusofonia debatem saúde pública em Macau e Chengdu




Macau, China, 18 jun (Lusa) -- O Centro de Formação do Fórum de Macau iniciou hoje um colóquio sobre saúde pública, que conta com 31 participantes oriundos de países de língua portuguesa.

Organizada pelo Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Fórum de Macau), a iniciativa desenrolar-se-á em Macau e em Chengdu até dia 01 de julho.

Ministrado pela Universidade de Macau, o colóquio prevê a participação dos dirigentes e técnicos de instituições e serviços públicos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, Timor-Leste e China em palestras temáticas e visitas de estudo.

A cerimónia de abertura teve lugar no novo 'campus' da Universidade de Macau, na Ilha da Montanha, situado em território chinês mas sob jurisdição da Região Administrativa Especial.

Além da formação em Macau, estão previstas ações de intercâmbio com dirigentes e o pessoal técnico do Centro Hospitalar Conde de S. Januário, Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais, Centro de Prevenção e Controlo da Doenças, Hospital Kiang Wu, Divisão de Inspeção e Higiene Alimentar, Laboratório de Saúde Pública, entre outros serviços públicos.

Em Chengdu, na província chinesa de Sichuan, os participantes do colóquio vão assistir a iniciativas no âmbito da atividade promocional "Semana de Macau", onde terão oportunidade de contactar empresas no Pavilhão dos Países de Língua Portuguesa, e marcar presença em seminários com as autoridades e visitar o Hospital Popular da Província de Sichuan, refere-se num comunicado do Secretariado Permanente do Fórum de Macau.

O colóquio "visa apresentar aos países de língua portuguesa a situação geral do saneamento e saúde pública de Macau e da China e, através de visitas de estudo e intercâmbio, fornecer uma plataforma de cooperação entre a China e os Países de Língua Portuguesa nesta matéria, como também noutras áreas".

DM // APN - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana