terça-feira, 1 de julho de 2014

CPLP: Moçambique faz votos que Timor-Leste aumente o prestígio da organização




Lisboa, 01 jul (Lusa) - O Presidente moçambicano prometeu hoje apoio a Timor-Leste, que no final deste mês assumirá a presidência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e fez votos que as autoridades timorenses trabalhem para "aumentar o prestígio" da organização lusófona.

Moçambique, que atualmente preside à CPLP, prepara-se para passar o testemunho a Timor-Leste, na cimeira de chefes de Estado e de Governo que decorrerá em Díli a 23 de julho.

"No caso da CPLP, continuaremos a trabalhar e queremos agradecer o apoio que Portugal nos concedeu na nossa presidência", declarou hoje Armando Guebuza, no final de uma receção e reunião de trabalho no Palácio de Belém, no âmbito da visita oficial a Portugal, a convite do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

O chefe de Estado moçambicano garantiu que Moçambique, bem como Portugal, vão "dar o apoio necessário", com base na experiência, a Timor-Leste, para que este país "possa conduzir" a comunidade no quadro dos "objetivos comuns" das nações que a integram, "aumentando sempre o prestígio" da organização.

Nas declarações aos jornalistas, Cavaco Silva dirigiu "uma palavra de congratulação a Moçambique pela forma como tem exercido a presidência da CPLP, contribuindo para a projeção internacional" desta organização e "apostando também na internacionalização da língua portuguesa".

"Uma prova do interesse internacional da CPLP está no número de países que manifestam interesse em ser observadores desta organização", referiu.

A CPLP é atualmente composta por oito países - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste -, estando prevista para a cimeira uma decisão sobre a adesão da Guiné Equatorial.

Namíbia, Turquia e Geórgia deverão ser aceites como observadores associados da CPLP na cimeira de Díli.

JH/ACL // VM - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana