domingo, 24 de agosto de 2014

Armando Guebuza diz que Moçambique cumpriu sua missão na luta contra a pobreza




Num discurso no parlamento com uma duração de cerca de duas horas e meia, o estadista moçambicano fez uma radiografia dos dez anos que leva à frente dos destinos do país

Maputo - O Presidente da República, Armando Guebuza, afirmou sexta-feira na Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano, que no fim de quase dois mandatos da sua presidência o governo cumpriu a sua missão de lutar contra a pobreza, tendo colocado o país na rota da construção do seu bem-estar.

Num longo discurso que abordou basicamente o Plano de Acção para a Redução da Pobreza (PARP), com uma duração de cerca de duas horas e meia, o estadista moçambicano fez uma radiografia dos dez anos do seu mandato, tendo arrolado igual número de desafios.

"Distintos deputados, através destes dez desafios e pela forma como os superámos, podemos proclamar para a Nação e para o mundo que, ao lançar as bases estruturais para o contínuo desenvolvimento da nossa pátria amada, cumprimos a nossa missão", disse Guebuza, no seu informe anual sobre a Situação Geral da Nação, citado pela Agência de Informação de Moçambique (AIM).

Tais desafios, segundo Guebuza, incluem a elevação da auto-estima do moçambicano; consolidação da Unidade Nacional, da paz e da reconciliação nacional; formação do capital humano; luta contra a fome e contra a doença; promoção do bem-estar da juventude; combate aos obstáculos ao desenvolvimento do país; construção e reabilitação de infra-estruturas sociais e económicas; viabilização do distrito como pólo de desenvolvimento; reforço dos determinantes do Estado de Direito Democrático no país e reforço da cooperação internacional.

Segundo o Chefe do Estado, com a implementação do PARP muitos produtores agrários de pequena dimensão acabaram por transitar para produtores com áreas mais extensas, maior produtividade e diversidade de actividades agrárias, comerciais e sociais.

"Nos centros urbanos e nas zonas rurais vemos como a qualidade de vida do nosso povo está a mudar para o melhor, através da nova matriz de lazer, de produtos e de serviços que demanda", vincou Guebuza.

Disse ainda que muitos moçambicanos tornaram-se empreendedores, e estão embuidos de auto-estima, determinação e clareza de que "vão e estão a vencer a sua pobreza e a criar o seu bem-estar e a melhorar as condições de vida de outros moçambicanos".

África 21, com agência

Leia mais em África 21

Sem comentários:

Mais lidas da semana