segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Ditadura militar: General Prayuth Chan-ocha tomou posse como PM da Tailândia




Bangueocque, 25 ago (Lusa) -- O líder da Junta Militar da Tailândia, general Prayuth Chan-ocha, recebeu hoje a ordem real que o nomeia formalmente como novo primeiro-ministro do país, cargo para que foi eleito pelo parlamento, formado por escolha da própria junta.

Prayuth Chan-ocha assumiu o cago numa cerimónia à porta fechada que decorreu no quartel-general do Exército em Banguecoque, onde chegou a ordem de nomeação assinada pelo rei Bhumibol Adulyadej.

A tomada de posse foi transmitida por todas as televisões locais.

Prayuth Chan-ocha, 60 anos, foi nomeado na quinta-feira para o cargo tendo recebido um voto unanime do parlamento, composto em cerca de metade dos lugares por militares no ativo ou na reserva.

O novo chefe do Governo da Tailândia, que em novembro deveria retirar-se como chefe do Exército, já disse que irá submeter ao rei o nome dos seus ministros em outubro.

Reconhecendo existirem vários problemas com a segurança e legislação que deve ser atualizada, o novo primeiro-ministro prometeu trabalhar no interesse do país e na reconciliação nacional.

A Junta Militar tomou o poder a 22 de maio depois de vários meses de instabilidade devido a protestos contra o Governo e tem por objetivo um conjunto de reformas políticas, sociais e económicas que irão prolongar-se até outubro de 2015, altura em que serão convocadas eleições parlamentares.

JCS // JCS - Lusa

*Título alterado por PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana