quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Moçambique: Encontro entre Chefe de Estado e “líder” da Renamo sem data marcada




“Armando Guebuza está disponível para se reunir com Afonso Dhlakama a qualquer momento”, disse Edson Macuácua, porta-voz do Chefe de Estado

Ainda não há data para o esperado encontro entre o Chefe de Estado, Armando Guebuza, e o “líder” da Renamo, Afonso Dhlakama. Ontem, a Presidência da República chamou a imprensa para desmentir informações que davam conta de que o Chefe de Estado tinha um encontro marcado com o presidente da Renamo para ontem, terça-feira.

O referido encontro seria da assinatura do acordo final da cessão das hostilidades entre a guerrilha da Renamo e as Forças de Defesa e Segurança, na sequência dos consensos alcançados no diálogo político entre o governo e o maior partido da oposição.

Em declarações à imprensa na manhã de terça-feira, o porta-voz do Presidente da República, Edson Macuácua, disse, contudo, que Armando Guebuza está disponível para se reunir com Afonso Dhlakama a qualquer momento. O jornal “O País” sabe de fontes seguras que Afonso Dhlakama ainda se encontra nas matas de Gorongosa, na província de Sofala, onde está refugiado desde finais de Outubro do ano passado.

O porta-voz do Presidente da República disse, ainda, que a submissão da proposta de lei de Amnistia à Assembleia da República (foi aprovada na noite de ontem). visa dar garantias ao líder da Renamo sobre a pacificidade do encontro entre os dois dirigentes. Edson Macuácua garantiu que o Chefe de Estado deverá promulgar a mesma lei urgentemente, de modo a permitir o restabelecimento definitivo da paz.

 nO encontro entre Afonso Dhlakama e o presidente da República tem como principal objectivo a assinatura do acordo de paz estabelecido, esta segunda-feira, entre as delegações do governo e da Renamo.

O País (mz)

Sem comentários:

Mais lidas da semana