quinta-feira, 28 de agosto de 2014

MOÇAMBIQUE PRECISA DE ESTABILIDADE POLÍTICA




Moçambique precisa de estabilidade política e de estar em paz para continuar a manter os elevados índices de crescimento económico e social que tem vindo a registar nos últimos anos, bem como para consolidar a sua democracia.

Este posicionamento foi apresentado ontem em Maputo pelo Vice-Ministro italiano para o Desenvolvimento Económico, Carlo Calenda, à saída do Gabinete do Presidente da República, Armando Guebuza, onde foi recebido em audiência pelo Chefe do Estado.

Carlo Calenda afirmou que o país precisa igualmente de estabilidade para realizar as próximas eleições gerais, marcadas para 15 de Outubro próximo, com tranquilidade e num clima pacífico.

“Estamos muitos satisfeitos com os últimos desenvolvimentos do quadro político e do entendimento alcançado entre o Governo e a Renamo. Isso é muito importante para a estabilidade num período em que deverão ser realizadas as eleições gerais”, disse Carlos Calenda.

O governante italiano referiu ainda que a estabilidade é factor motivador para os investidores nacionais e internacionais continuarem a financiar projectos de desenvolvimento do país.

Segundo Calenda, o alcance do acordo de entendimento entre o Governo e a Renamo é também demonstração da capacidade de liderança do Chefe do Estado, Armando Guebuza.

Sobre o encontro com o Presidente da República, o governante italiano afirmou que é mais um sinal de confirmação da existência de uma forte ligação entre Itália e Moçambique.

“A relação entre os dois países não é apenas política e de amizade mas também de interesses económicos mútuos, tudo com vista a garantir o bem-estar dos seus povos”, afirmou Carlo Calenda.

Exemplo disso, segundo o governante transalpino, é que a Itália tem muitas empresas que vão começar a trabalhar directamente em Moçambique nalguns sectores de produção, como de cimento e mármore.

Pela quarta vez em Moçambique num período inferior a 12 meses, Carlo Calenda disse sentir-se satisfeito com o actual nível de relacionamento entre os dois países e garantiu que a cooperação será cada vez mais fortificada.

“A Itália está a pensar em abrir um centro de negócios que será um espaço para a exposição de produtos italianos em Moçambique e alargar parcerias, como por exemplo no âmbito da FACIM, a decorrer desde segunda-feira em Maputo”, acrescentou.

Ainda ontem o Chefe do Estado, Armando Guebuza, recebeu no seu gabinete de trabalho o representante do Vaticano no país, António Arcadi.

O Núncio Apostólico vinha apresentar a sua despedida depois de cumprir um mandato de cinco anos naquele cargo.

Jornal Notícias (mz)

Sem comentários:

Mais lidas da semana