quinta-feira, 18 de setembro de 2014

AUSTRÁLIA SOB A MIRA DO ESTADO ISLÂMICO. OPERAÇÕES EM SYDNEY E BIRSBANE




Polícia australiana avança com operações antiterrorismo

18 de Setembro de 2014, 10:20

Sydney, Austrália, 18 set (Lusa) - A polícia australiana lançou hoje uma série de operações antiterrorismo antes do amanhecer em Sydney e Brisbane que, diz, interromperam planos para "cometer atos violentos na Austrália", incluindo contra cidadãos comuns.

"A polícia acredita que este grupo, sobre o qual incidiu esta operação, tinha começado a delinear um plano para cometer vários atos violentos na Austrália", explicou o chefe da polícia Andrew Colvin.

"Esses atos violentos seriam aleatórios contra membros da população", disse.

Mais de 800 agentes policiais estiveram envolvidos nestas operações especiais, as maiores do género alguma vez conduzidas na Austrália.

As ações surgem pouco mais de uma semana depois de Camberra elevar o alerta de terrorismo para "alto" pela primeira vez na última década, gerando receios sobre o regresso de militantes da Síria e do Iraque.

Cerca de 25 mandatos de busca foram executados e 15 pessoas foram detidas. Até agora, uma pessoa foi acusada de crimes de terrorismo, indicou a polícia.

ISG // JCS - Lusa

Ação policial australiana motivada por apelo de 'jihadista'

18 de Setembro de 2014, 12:45

Sydney, Austrália, 18 set (Lusa) -- As ações policiais australianas hoje nas cidades de Sydney e Brisbane foram desencadeadas pelo apelo a "homicídios" no país feitos por um alto dirigente do Estado Islâmico, disse o primeiro-ministro Tony Abbott.

"Os apelos, muito diretos, vinham de um cidadão australiano que, aparentemente, tem um posto muito alto no Estado Islâmico e que garantia ligações de apoio na Austrália para perpetrar homicídios no país", disse o chefe do Governo de Camberra.

Tony Abbott explicou ainda que as declarações não foram apenas uma suspeita, mas algo de concreto que motivou a ação policial.

Cerca de 800 agentes efetuaram diversas rusgas nas cidades de Sydney e Brisbane que resultaram na detenção de 15 pessoas.

JCS // JCS - Lusa

*Título PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana