sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Descida das receitas do jogo é grande desafio do chefe do Governo de Macau -- académico




Macau, China, 26 set (Lusa) -- O académico Bill Chou considerou hoje que a descida das receitas de jogo em Macau não é um fenómeno temporário e constitui um dos maiores desafios para o recém-eleito chefe do Governo, defende o académico, que hoje participou num debate sobre o tema em Hong Kong.

"Acho que vão continuar a descer, não há qualquer indicação que as autoridades da China Continental vão abrandar na sua campanha anticorrupção", explicou Bill Chou, professor de Ciência Política, que hoje participou no debate "O desenvolvimento de Macau após a reeleição do chefe do executivo Fernando Chui [Sai On]" no Instituto de Educação de Hong Kong.

Para Bill Chou, foi nesse sentido que surgiram as palavras do Presidente chinês, que recebeu Chui Sai On a 22 de setembro e o congratulou pela reeleição. "O ambiente interno e externo de Macau tem testemunhado grandes mudanças e isso vai exigir um melhor trabalho por parte da nova administração", disse Xi Jinping.

Na interpretação do académico, o "Presidente Xi já avisou Chui Sai On para que se prepare porque as receitas dos casinos vão continuar a descer".

Outro grande desafio prende-se com o próximo chefe do Governo. "Vai ter de identificar o seu sucessor. Claro que não vai tomar uma decisão final, mas vai ser um papel [na escolha], Pequim vai pedir a opinião dele", disse.

O académico explicou que, ao contrário do que aconteceu no passado, os poderes locais "estão divididos" neste assunto. Seria expectável, lembrou, que o próximo chefe do Governo pertencesse à família de Ma Man Kei (empresário e um dos líderes da comunidade chinesa local recentemente falecido), já que é a única das três grandes famílias poderosas em Macau - Ho, Chui e Ma - que ainda não teve um chefe do executivo (antes de Chui Sai On, o cargo foi ocupado por Edmund Ho).

No entanto, o empresário e membro do Conselho Executivo Lionel Leong também tem surgido como um candidato potencial. "Não é da família Ma, por isso os poderes locais estão divididos", defendeu.

O académico disse acreditar que a ascensão de Lionel Leong é também explicada pelo facto de a família Ma estar hoje pouco representada na política. "Os Ma estão em desvantagem", comentou.

Entre os desafios de Chui Sai On para os próximos cinco anos está também uma revisão do sistema eleitoral da Assembleia Legislativa.

Hoje, num hemiciclo de 33 deputados, 14 são eleitos pela via direta, 12 pela via indireta e os restantes são nomeados.

"Há pressão do campo pró-Pequim, que está mais dividido, para se aumentarem os assentos por via direta, ou até indireta", explica.

Por fim, Chui Sai On enfrentará um maior descontentamento social, defende Chou. Depois de um primeiro mandato em que assistiu à maior manifestação desde 1989, esperam-se mais: "Contra os preços da habitação, os transportes, os salários. O Governo terá de enfrentar estas questões".

Bill Chou, que é também vice-presidente da maior associação pró-democracia de Macau, acredita que o Governo está "menos tolerante e menos disposto a lidar com o descontentamento social".

O especialista em Ciência Política foi, até agosto, professor na Universidade de Macau, altura em que o seu contrato não foi renovado. O académico disse acreditar que foi afastado devido ao seu envolvimento com o movimento pró-democracia. A universidade nega esta justificação, dizendo que o professor violou normas internas da instituição.

ISG // VM - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana