sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Moçambique – Eleições - Dhlakama não tem dúvidas: “Estou a ver que em Niassa já ganhei”




Afonso Dhlakama aterrou no aeroporto de Lichinga, província de Niassa, por volta das 16h20 de ontem e foi recebido por um “banho de multidão” que mal o viu começou a gritar em coro contínuo: “já ganhou!”. Perante a emoção persistente da população, o candidato da Renamo rendeu-se e declarou de viva voz que “estou a ver que em Niassa já ganhei”.

O cenário surpreendeu, sobremaneira, o próprio candidato da Renamo, porque sabe que não goza de uma simpatia folgada naquela província, como acontece noutros pontos do país. No Niassa, o voto é disputado até à última contagem pelos dois grandes partidos, se olharmos para as eleições anteriores, mas desta vez só depois do dia 15 de Outubro é que se pode saber se a tradição se mantém ou se se abre uma nova página de hegemonia de um dos dois.

Dois aspectos chamaram atenção na recepção a Dhlakama no Niassa. Primeiro, atendendo que era aguardado pela população local desde as primeiras horas do dia e só apareceu oito horas depois, e mesmo assim poucos desistiram, pode ter um significado para os analistas. Segundo, porque Niassa é a província mais extensa e com menor densidade populacional a nível nacional (com 9,5 habitantes por km2), o que pode levar-nos ao entendimento de que para se formar aquela moldura humana que recebeu Dhlakama as pessoas saíram de zonas longínquas para ver de perto e ouvir o líder da Renamo.

O País (mz)

Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários:

Mais lidas da semana