quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Portugal: DCIAP INVESTIGA ILEGALIDADES DE PASSOS, CAVACO CALA. E CONSENTE?




Ilegalidades colocam Passos 'na mira' do DCIAP

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, estará a ser investigado pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) por ilegalidade devido a rendimentos auferidos entre 1995 e 1998, período em que era deputado em exclusividade, e que não foram declarados, noticia hoje a revista Sábado.

Pedro Passos Coelho estará a ser investigado pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) na sequência de uma denúncia que, de acordo com a revista Sábado desta quinta-feira, terá chegado “este ano” à Procuradoria-Geral da República.

A mesma publicação afirma que o primeiro-ministro terá recebido pagamentos do grupo Tecnoforma no valor de mais de 150 mil euros entre 1995 e 1998, quando era deputado em regime de exclusividade.

Passos Coelho terá recebido pagamentos mensais no valor de cinco mil euros que não declarou às Finanças, durante esse período, e quando era deputado em exclusividade, ou seja, encontrava-se proibido de acumular outros rendimentos no Estado e associações públicas ou privadas.

À data dos alegados factos, Passos Coelho presidia o Centro Português para a Cooperação, uma organização não-governamental, que foi criada pela Tecnoforma para auferir financiamentos comunitários destinados a projetos de formação e cooperação.

A revista Sábado revela que tentou obter uma reação junto do gabinete do primeiro-ministro e da Tecnoforma mas sem sucesso.

Notícias ao Minuto

Perante polémica de Passos, Cavaco responde com... silêncio

Incitado pelo Partido Socialista (PS) a pronunciar-se sobre o caso Tecnoforma, que envolve o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, o Presidente da República, Cavaco Silva, decidiu responder com silêncio, temendo vir a criar ruído, como indica o Diário Económico.

Não é só o primeiro-ministro que se mantém em silêncio no que diz respeito ao caso Tecnoforma, em que se vê envolvido desde a semana passada, quando a revista Sábado avançou com a informação de que este terá recebido dinheiro por parte da Tecnoforma enquanto exercia a função de deputado em regime de exclusividade.

Também o Presidente da República foi incitado pelo Partido Socialista a pronunciar-se sobre a polémica, mas o chefe de Estado decidiu não prestar qualquer esclarecimento.

Segundo o Diário Económico, Cavaco Silva entende que não deve criar ruído e opta, por isso, pelo silêncio. Ao que parece, do Palácio de Belém não há nada a acrescentar a este caso, que se mantém ainda uma incógnita.

O pedido de Pedro Passos Coelho já chegou à Procuradoria-Geral da República (PGR), mas não se sabe, ainda, quando é que Joana Marques Vidal se pronunciará.

Notícias ao Minuto

Bagão Félix: "Estas amnésias de Passos Coelho são um pouco estranhas"

O comentador Bagão Félix revelou, na antena da SIC Notícias, que considera o pedido do primeiro-ministro à Procuradoria-Geral da República (PGR) “um pouco estranho”, bem como “estas amnésias” de Pedro Passos Coelho, que “alimenta a especulação” ao não esclarecer o país sobre a “existência, ou não, de factos” relativos à sua função de deputado e elemento integrante da Tecnoforma.

Há vários dias que os holofotes estão voltados para o primeiro-ministro, depois de a revista Sábado ter avançado que Pedro Passos Coelho terá recebido pagamentos da empresa Tecnoforma enquanto exercia funções de deputado em regime de exclusividade, entre 1995 e 1998.

Bagão Félix abordou a questão, no seu comentário semanal na SIC Notícias, para dizer que não entende a atitude do chefe do Governo, que insiste em passar a responsabilidade de prestar esclarecimentos sobre o caso para a Assembleia da República e, mais tarde, para a Procuradoria-Geral da República (PGR).

“Parece-me um pouco estranho o pedido à PGR”, revelou o economista, que entende que, ao não responder abertamente às questões, dizendo que não se lembra, Passos Coelho está a “alimentar a especulação”.

“A questão está na existência, ou não, de factos”, explicou Bagão Félix, afirmando: “Aqui fico um pouco atónico. Estas amnésias são um puco estranhas”.

Goreti Pêra – Notícias ao Minuto - *Título PG

Leia mais em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana