sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Angola: FORTE APOIO DE CUBA PARA PREVENIR O ÉBOLA



Garrido Fragoso – Jornal de Angola

A embaixadora de Cuba em Angola, Gisela Garcia, afirmou ontem, em Luanda, que quatro peritos cubanos encontram-se em Angola, para compartilhar experiências e trabalhar com o Ministério angolano da Saúde na prevenção e combate ao ébola.

Em declarações à imprensa, no final do encontro que decorreu na Cidade Alta, a diplomata cubana indicou que os quatro peritos foram preparados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e trabalham com as autoridades angolanas na capacitação de quadros e avaliação das estruturas de saúde.

Gisela Garcia disse que a República de Cuba realiza um “enorme esforço”, para ajudar os Estados afectados pela epidemia do ébola, sobretudo os da África do Norte, tendo para o efeito preparado um contingente de mais de 400 especialistas, entre médicos e enfermeiros.

A diplomata cubana anunciou a ida à Cuba, nos próximos tempos, de mais de 200 bolseiros angolanos, que na sua maioria vão estudar medicina, e outras  especialidades, no quadro do intercâmbio bilateral.

Num outro encontro, o Vice-Presidente da República abordou com o embaixador da Turquia em Angola, Ahmet Kiziltan, a necessidade do incremento das relações de cooperação bilateral. O diplomata garantiu aos jornalistas, no final do encontro, que também decorreu na Cidade Alta, que Angola e a Turquia desfrutam de uma “excelente cooperação”, nos sectores militar, educação, agricultura e noutros, com a finalidade de diversificar ainda mais a economia angolana.

“Vamos continuar a trabalhar nestes domínios para desenvolvermos as nossas relações”, afirmou o diplomata turco, salientando que “com Angola a Turquia tem relações políticas e diplomáticas consolidadas”. De acordo com o embaixador, a Turquia tem dado “grande importância” à contribuição de Angola na resolução pacífica de conflitos e manutenção da paz a nível da região, tendo felicitado a recente eleição de Angola a membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Foto: Mota Ambrósio

Leia mais em Página Global

Sem comentários:

Mais lidas da semana