segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Moçambique – Eleições: CNE conclui processo de requalificação de votos nulos e reclamados


Eleições 2014

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) terminou,este domingo, o processo de requalificação dos votos considerados nulos e reclamados nas eleições de 15 de Outubro, cujos resultados podem ser conhecidos ainda esta segunda-feira.

Dados disponíveis indicam que foram requalificados cerca de 500 mil boletins de voto referentes às eleições Presidenciais, Legislativas e para as Assembleias Provinciais.

Da requalificação, poderão resultar alterações nos resultados do apuramento intermédio, principalmente na distribuição de assentos no Parlamento, considerando, acima de tudo, que das províncias de Nampula e Zambézia, que são os maiores círculos eleitorais, chegou a maior parte dos votos requalificáveis.

Até ao início da tarde deste domingo, a CNE ainda estava na fase final do processo de requalificação e espera divulgar os resultados  finais do escrutínio de15 de Outubro, mais tardar, até quinta-feira.

CNE sem notificação sobre protestos

O porta-voz da CNE disse, em entrevista ao “O País”, que aquele órgão ainda não foi notificado oficialmente de nenhuma reclamação ou protesto contra os resultados eleitorais. Segundo Paulo Cuinica, que falava na passada sexta-feira, os protestos podem, eventualmente, ter vindo junto com os boletins e editais que entraram durante os últimos dias para a requalificação, mas o facto é que, pelo menos até aquela data, a CNE não tinha sido notificada.

O País (mz)

Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários:

Mais lidas da semana